, 9 de Novembro de 2022

Como domar um tufão

texto e fotografia: Gonçalo Falcão

Tinha sido uma terça-feira de aluvião em Lisboa, com um tornado em Alcântara e os já tradicionais carros submersos em rios urbanos. Não era por isso a noite mais convidativa para uma saída noturna, mas veio algum público até ao B.O.T.A. (Base Organizada da Toca das Artes), nos Anjos.

Foi no palco deste espaço, um dos inúmeros novos spots culturais alternativos da capital, que o quarteto com Carlos Zíngaro, João Pedro Viegas, Alvaro Rosso e Ulrich Mitzlaff se instalou para um concerto singular. 

Carlos Zíngaro” no violino, João Pedro Viegas no clarinete baixo e soprano, Alvaro Rosso no contrabaixo e Ulrich Mitzlaff no violoncelo estão a planear uma edição que dê continuaidade a “Day One”, o disco de estreia editado pela JACC Records e este concerto fazia parte desse plano, gravado para avaliação futura.

O concerto começou com Carlos Zíngaro a propor um ciclo que acabou por determinar o espírito da noite. Talvez tenha sido essa proposta instituidora, ou a memória de um dia de tempestade - ou ambas - que levou o grupo a optar por uma noite de bonança.

O concerto teve vários temas, a maior parte curtos. Músicas plácidas, feitas de contínuos concordados, melodiosos e estruturados. Os músicos alimentaram as ideias propostas à improvisação pelos restantes concertantes e o quarteto foi frequentemente feito de duos ou de trios. Sabem abrir e fechar os temas - ou não fosse este um grupo doutorado em improvisação - evitando os típicos crescendos e diminuendos - com o clarinete de Viegas, o instrumento fora do naipe, a encaixar surpreendentemente bem não só no temperamento sonoro como nos processos próprios das cordas.

Findo o  concerto, que se ouviu com muito prazer, os músicos misturaram-se com o público numa conversa bem acolhida pela arquitetura desconcertante do B.O.T.A., mas com um excelente som e uma escala própria para este tipo de acontecimentos.  

Agenda

26 Novembro

Tiago Sousa

Cossoul - Lisboa

26 Novembro

Lynn Cassiers, Manolo Cabras e João Lobo “Dancing With Don”

Porta-Jazz - Porto

26 Novembro

Clara Lai, Amidea Clotet, João Almeida e João Valinho

Penha sco - Lisboa

26 Novembro

Orquestra de Jazz de Espinho com João Barradas

Teatro Municipal de Bragança - Bragança

26 Novembro

José Lencastre, Ziv Taubenfeld e Felice Furioso

SMUP - Parede

26 Novembro

Júlio Resende

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

26 Novembro

Mariana Dionísio, Clara Lacerda e Romeu Tristão

Adega do Museu Rural e do Vinho - Cartaxo

26 Novembro

Practically Married

Hot Clube de Portugal - Lisboa

27 Novembro

Jorge Moniz “Cinematheque”

Cine-Teatro Louletano - Loulé

27 Novembro

Lynn Cassiers / Manolo Cabras / João Lobo “Dancing With Don”

MAAT - Lisboa

Ver mais