10 de Junho de 2019

Sob o signo da diversidade

texto João Esteves da Silva fotografia Sons da Lusofonia

Na segunda edição depois da saída do S. Luiz, a festa do jazz português centrou-se no Capitólio e, como sempre, combinou concertos (cobrindo o largo espectro dos “jazzes” que por cá se praticam) e concursos de escolas. Aqui se fala do que ali aconteceu no segundo dia, que foi também o segundo do mês de Junho…

Ler mais

5 de Junho de 2019

10 anos depois

texto Rui Eduardo Paes fotografia José Félix da Costa

O “congresso dos improvisadores” do concelho de Peniche comemorou o seu 10º aniversário com uma maratona de sete dias de concertos, “workshops” e “jams” que teve como principais chamarizes Axel Dorner, Carlos “Zíngaro”, Sei Miguel, Nuno Rebelo e Marco Scarassatti, mas deu a ouvir muitos mais valores, entre jovens e veteranos. A jazz.pt esteve presente e conta como foi…

Ler mais

23 de Maio de 2019

Na primeira linha

texto João Esteves da Silva fotografia Vera Marmelo

O trio The Necks voltou a Portugal neste mês de Maio para dois concertos, em Braga e Lisboa. A jazz.pt foi ouvi-los à Culturgest para perceber que, 30 anos passados desde que Chris Abrahams, Lloyd Swanton e Tony Buck se juntaram, o projecto continua na linha da frente.

Ler mais

9 de Maio de 2019

Uma festa cada vez mais especial

texto Gonçalo Falcão fotografia Luís Filipe Catarino / 4SEE

A cidade do Alto Alentejo recebeu neste início de Maio mais uma edição do seu festival, no ano que corre com um programa em que o protagonismo pertenceu às mulheres e a qualidade musical foi de regra (foto acima: Marc Ribot). Aqui se dá conta do que aconteceu…

Ler mais

27 de Abril de 2019

Caiu um muro

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo

Numa fase especialmente criativa do seu percurso, Rodrigo Amado escolheu o mês de Abril para fazer as contas com o passado e abrir perspectivas para o futuro, chamando para ambas as circunstâncias, em dois concertos na SMUP, a colaboração de Andrew Lisle e Ricardo Toscano. Com este último fez mesmo história, mudando o cenário do jazz português.

Ler mais

3 de Abril de 2019

Um arranque caseiro

texto Gonçalo Falcão fotografia Estelle Valente

Fomos ao S. Luiz conhecer o festival com que a direcção deste teatro substituiu a anterior Festa do Jazz. O nome escolhido fez-nos crer que seria o equivalente, em termos jazzísticos, ao que o Web Summit é para a cidade de Lisboa, mas encontrámos algo de bem mais modesto. É o que se conta aqui em baixo…

Ler mais

26 de Março de 2019

De tudo um pouco

texto João Esteves da Silva fotografia Vera Marmelo

Dois dos músicos mais importantes do nosso tempo entraram em colisão num concerto da Culturgest que levou para o palco o sublime tumulto colocado no álbum “The Transitory Poems”, agora editado pela ECM. Foi uma noite deveras especial e a jazz.pt esteve presente.

Ler mais

13 de Março de 2019

Foi assim que aconteceu

texto Rui Eduardo Paes fotografia Câmara Municipal da Amadora

O ciclo de concertos organizado pelo município da Amadora abriu este ano o seu cartaz a uma intervenção internacional, a de um largamente ovacionado Marc Copland Trio (foto acima). As participações portuguesas dos TGB e do LUME não estiveram longe na aceitação do público e ainda se ouviu uma GeraJazz mais madura. A jazz.pt conta como foi…

Ler mais

13 de Fevereiro de 2019

Da improvisação como magia

texto Rui Eduardo Paes fotografia Miguel Silva

O ciclo Solilóquios do Yoga sobre o Porto comemorou o seu segundo aniversário com dois dias de concertos que ficarão certamente na memória de quantos a eles assistiram. A 9 e 10 de Fevereiro passado, a magia da improvisação aconteceu na Invicta…

Ler mais

31 de Janeiro de 2019

Improvisações há muitas

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo

Improvisações há muitas, diria Vasco Santana. Foi o que perceberam quantos assistiram aos quatro primeiros concertos do ano na SMUP, todos eles diferentes. A jazz.pt esteve lá e conta como foi (na foto: Hernâni Faustino a solo)…

Ler mais

8 de Janeiro de 2019

Começou bem o ano

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo

O grupo de Ricardo Jacinto, Gonçalo Almeida e Nuno Morão está a viver uma nova fase do seu percurso, como se verificou no primeiro concerto de 2019 na paredense SMUP. Na procura de uma improvisação trans-idiomática ligaram-se à electricidade e tocaram uma música que foi beber à folk e ao pós-rock, por vezes com repetitivismos rítmicos à maneira dos Dawn of Midi. O público entrou em delírio.

Ler mais

24 de Dezembro de 2018

Orgia de sons

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo

O ano terminou a 15 Km de Lisboa, na incontornável SMUP, com dois concertos que parecia nada terem de comum a não ser os processos da improvisação. Os Beat the Odds e os Ikizukuri (foto acima) acabaram por se encontrar a meio na sua tentativa (mais do que conseguida!) de realizar uma festa dos sons: um chegando ao factor ritmo e o outro partindo deste.

Ler mais

17 de Dezembro de 2018

Apoteose de Natal

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo

A semana que passou trouxe à Parede, no concelho de Cascais, dois concertos especiais. Num ouvimos a dupla de Albert Cirera e João Lencastre, e no outro um projecto em que Mars Williams (foto acima) celebrou em simultâneo o legado de Albert Ayler e o Natal, com Rodrigo Amado, Luís Lopes, Vasco Trilla e, como convidado-surpresa, o trompetista Peter Evans. Foi a apoteose e vai haver mais, antes que o ano termine.

Ler mais

22 de Novembro de 2018

A inevitabilidade das coisas boas

texto Gonçalo Falcão fotografia Guimarães Jazz

O festival da cidade-berço cresceu como só podia acontecer, passando a ocupar 10 dias seguidos. A jazz.pt esteve presente em alguns deles – os possíveis – e aqui vos conta como foi o que ouviu, da autêntica máquina de tocar boa música que é a Mingus Big Band (foto acima) aos Uplift de Dave Douglas.

Ler mais

1 de Novembro de 2018

Bons argumentos

texto Rui Eduardo Paes fotografia João Duarte

Sem Carla Bley, porque ficara doente na sua passagem pela Alemanha, os Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra tiveram outros bons argumentos para conseguirem mais uma boa edição, a 16ª do festival. Disso, e de mais, aqui vos falamos…

Ler mais

31 de Outubro de 2018

Da criatividade na música

texto Gonçalo Falcão fotografia SeixalJazz

Num festival que perdeu os anéis, mas guarda alguns dedos, o melhor da edição deste ano foi trazido neste mês de Outubro por grupos da Polónia e de Itália (Roots Magic, na foto acima). Faltou Carla Bley, que adoeceu antes de a digressão do seu trio chegar a Portugal. Aqui fica o relato do que ouvimos no Fórum do Seixal…

Ler mais

12 de Outubro de 2018

A festa, 20 anos depois

texto Nuno Catarino fotografia Luís Godinho e Rui Caria / Angrajazz

Chegado à sua 20ª edição, o festival de Angra do Heroísmo aproveitou a ocasião para celebrar: apresentou um total de sete concertos, incluindo três orquestras, lançou o segundo disco da Orquestra Angrajazz e, apesar do cancelamento de última hora de Jazzmeia Horn, conseguiu encontrar em Camila Meza uma substituição de bom nível (foto acima: Darcy James Argue’s Secret Society).

Ler mais

10 de Setembro de 2018

Groove indonésio

texto Nuno Catarino fotografia Welcome People & Art

O teclista da Indonésia que funde o jazz com a música tradicional do seu país passou por Lisboa com o seu grupo e teve convidados portugueses como Maria João, João Farinha e Pedro Jóia. O público gostou do que ouviu…

Ler mais

21 de Agosto de 2018

Só para os que ficaram

texto Rui Eduardo Paes fotografia Rui Baião

A Zaratan escolheu o meio do mês de Agosto para o festival que dedica a quem não saiu de Lisboa em gozo de férias, misturando géneros musicais e até indo para além da música. A improvisação teve lugar nobre no programa, como aqui vos damos conta.

Ler mais

7 de Agosto de 2018

Ano Zorn

texto Gonçalo Falcão e Nuno Catarino fotografia Petra Cvelbar

Numa edição especial dedicada à música de John Zorn, o festival da Gulbenkian incluiu este ano um total de 22 concertos, entre três em que o saxofonista (e organista) tocou e outros em que os grupos convidados interpretaram a sua música. Apenas quatro saíram deste figurino, ainda que dois deles – os dos participantes portugueses – sob a sua esfera de influência. A música ora foi de primeira, ora resultou em desaire, como aqui se conta.

Ler mais