23 de Maio de 2023

Braga, Roma, Manama, com escala em Londres

texto: Gonçalo Falcão / fotografia: Paulo Nogueira – Theatro Circo

Numa noite em que Braga estava romanizada (aquelas iniciativas tipo-históricas que eurodisnam as cidades), fomos até ao lindíssimo Theatro Circo para ir ouvir Yazz Ahmed. A trompetista é um dos mais recentes produtos da eficaz máquina promocional inglesa. Muitas vezes, onde há fumo há fogo: nós e muitos tantos que quase encheram a sala, fomos ouvir ao vivo o quarteto da música anglo-bahreinesa e avaliar pelos nossos ouvidos.

Ler mais

23 de Maio de 2023

As cadências do mundo em Espinho

texto: João António A. / fotografia: Auditório de Espinho

A atuação do quarteto de Louis Sclavis foi, por certo, um momento único e de memória para aqueles que, no passado sábado, estavam no Auditório de Espinho. A música expandiu a partir da obra “Les Cadences du Monde que, segundo Sclavis, «entra em ressonância com a obra do fotógrafo Frédéric Lecloux L'Usure du Monde, que é, por sua vez, uma homenagem ao livro do viajante Nicolas Bouvier L'Usage du Monde.» A jazz.pt esteve em Espinho para ouvir o melhor de França.

Ler mais

19 de Maio de 2023

Noite de duos

texto e fotografia: Nuno Catarino

Na noite de 17 de maio a Galeria Zé dos Bois (ZDB), em Lisboa, acolheu dois duos praticantes de improvisação livre. Na primeira parte atuaram José Lencastre (saxofone) e Nuno Rebelo (guitarra); na segunda parte atuaram Luís Vicente (trompete) e Andrew Lisle (bateria). Estivemos lá.

Ler mais

16 de Maio de 2023

Bogotá, Pangloss, Amadora, Jazz

texto: Gonçalo Falcão / fotografia: João Duarte

A inauguração da 11.ª edição do Amadora Jazz fez-se nos Recreios, centro cultural. Do outro lado da rua, a cervejaria Bogotá que, desde 1943, serve ao balcão pregos tão bem feitos como o jazz que tocou no vizinho da frente.Duas instituições culturais que melhoram a vida dos amadorenses e de quem visita o município. Saímos a acreditar que isto tende para melhor.

Ler mais

4 de Maio de 2023

Um festival “tornadiço”

texto: Gonçalo Falcão e Helena Persuad / fotografia: CAEP

No Alentejo diz-se “tornadiço” um sobreiro pequeno que “arriba”, depois de não ter dado sinais que ia vingar. O Portalegre Jazz Fest é tornadiço, vingando ano após ano num terroir complicado. Depois dos anos iniciais, o festival vive hoje a maioridade das 18 edições, fazendo muita gente conhecer a magnífica estrada nacional 119, uma das que conduz até à cidade, para uns dias de descanso e música. Este ano arribou. Fez bem. Soube bem. A jazz.pt foi ouvir.

Ler mais

3 de Maio de 2023

Festa ao centro

texto: Nuno Catarino / fotografia: João Duarte

Para a celebração dos seus 20 anos, o JACC – Jazz Ao Centro Clube organizou um fim-de-semana de concertos, entre os dias 28 e 30 de abril, assinalando também o Dia Internacional do Jazz. A festa fez-se com atuações de Ricardo Toscano Trio, Godua, Marcelo dos Reis “Flora”, Aruan Ortiz Trio e Quarteto CP Jazz. Estivemos lá.

Ler mais

28 de Abril de 2023

Anjos e (pan)demónios

texto: Nuno Catarino / fotografia: Karine Menezes

A Plataforma do Pandemónio tem dinamizado uma programação jazz regular na cidade de Braga, entre concertos e jam sessions. Agora, a associação bracarense criou um novo festival, o Pandemónio’s Jazz Fest, que se realizou nos dias 21 e 22 de abril, e nesta primeira edição apresentou concertos de Manuel Beleza, Sofia Machado Quarteto, Pedro Neves Trio e Apophenia. Fomos descobrir este novo festival. 

Ler mais

23 de Abril de 2023

Órgão vital

texto: Nuno Catarino / fotografia: Ovar/Cultura

O festival Ovar em Jazz apresentou um programa diversificado onde se destacava o guitarrista norte-americano Marc Ribot, que atuou com o seu projeto The Jazz-Bins (data única em Portugal). Fomos até Ovar assistir à estreia nacional deste trio original, onde o órgão Hammond B3 é o instrumento vital.

Ler mais

22 de Abril de 2023

Fora do quotidiano

texto e fotografia: Nuno Catarino

Quase um ano depois da edição do seu disco a solo, “A Narrativa Épica do Quotidiano”, o guitarrista Pedro Branco levou essa música aos palcos. Fomos assistir ao concerto na Galeria ZDB, em Lisboa.

Ler mais

18 de Abril de 2023

Fora da caixa

texto: Nuno Catarino / fotografia: Whale’s Mouth

Nos dias 14, 15 e 16 de abril realizou-se mais uma edição do Jazz na Caixa, ciclo de concertos promovido pelo Eixo do Jazz que teve lugar no Teatro Narciso Ferreira, no concelho de Famalicão. A jazz.pt foi conhecer este festival.

Ler mais

17 de Abril de 2023

Um tambor e um trompete

texto: Gonçalo Falcão / fotografia: Vera Marmelo

A primeira vez que Dave Douglas veio a Portugal, foi nos anos 90, tocar com Zorn, no Convento do Beato. Joey Baron tinha vindo uns anos antes, quando foi tocar ao Fórum Picoas nos Naked City. São nossos velhos conhecidos, mas não tem havido muitas oportunidades de os ouvir fora da tutela zorniana. Este concerto tinha por isso esta curiosidade inicial a que se juntava o facto de estarmos a ouvir dois mestres nos seus instrumentos num formato tão difícil. Baron e Douglas começaram a tocar juntos no Masada de John Zorn em 1993, o que contabiliza trinta anos de partilha de palco. 

Ler mais

4 de Abril de 2023

Ilha mágica

texto: Nuno Catarino / fotografia: Carlos Brum Melo, Inês Subtil e Vera Marmelo

A 10.ª edição do festival Tremor realizou-se entre 28 de março a 1 de abril na ilha de S. Miguel, Açores. No programa não faltaram projetos com ligações ao jazz, como Angel Bat Dawid, Ill Considered e Inês Malheiro. A jazz.pt foi conhecer este festival único. 

Ler mais

2 de Abril de 2023

Como um boxeur no dia seguinte ao combate

texto: Gonçalo Falcão / fotografia: jazz.pt

Três músicos num palco, mas soavam a muito mais. Muito fumo e luzes. O ambiente do clube do Cais do Sodré estava perfeito. Os Ill Considered devem ser muito mais considerados, mas até os ouvirmos ao vivo, não o sabíamos. De soar a sovar vai um vê de distância. E o vê esteve lá..

Ler mais

31 de Março de 2023

Estavam dois pianos diplomáticos

texto e fotografia: Gonçalo Falcão

O português Filipe Raposo juntou-se pela primeira vez em palco com o israelita Uriel Herman num concerto teclado a dois. “Dois pianos, um universo”, assim se declarou, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. A jazz.pt foi até lá ouver.

Ler mais

28 de Março de 2023

Jazz onde as ruas não têm nome

texto: António Branco / fotografia: Auditório de Espinho | Academia

Espinho continua a receber a visita regular de figuras gradas do jazz. Desta vez foi o guitarrista e compositor norte-americano Kurt Rosenwinkel, acompanhado pelo contrabaixista Doug Weiss, o baterista Jason Brown e por esse superlativo pianista que é Aaron Parks. A jazz.pt esteve lá e conta-lhe tudo.

Ler mais

27 de Março de 2023

O complexo que se faz simples

texto: Sofia Rajado / fotografia: Jorge Rivotti

A cave da Livraria Ferin, em Lisboa, recebeu a 23 de março o concerto de lançamento de não um, mas de dois discos de Sei Miguel: “The Original Drum” e “Road Music”, ambos com edição da Clean Feed. Estivemos lá.

Ler mais

27 de Março de 2023

Um trio de… jazz?

texto: Hugo Pinto / fotografia: Inês Sousa Vieira

Os The Comet Is Coming passaram por Lisboa e fizeram suar as estopinhas a quem assistiu. Numa demonstração de força e vitalidade, este trio composto pelo saxofone tenor de Shabaka Hutchings, os sintetizadores e modulares de Dan Leavers aka Danalogue e a bateria de Max Hallet aka Betamax veio promover o seu último álbum de 2022, "Hyper Dimensional Expansion Beam". O disco mais produzido da banda gerou curiosidade e a sala um do Lisboa Ao Vivo apresentava-se bem composta, muita gente nova, de diversos géneros e tendências, tal como o som deles. 

Ler mais

20 de Março de 2023

Estavam dois pianos à conversa

texto: Gonçalo Falcão / fotografia: Lara Jacinto / Coliseu Porto Ageas

Estavam dois pianos frente a frente, num palco enorme numa sala enorme. O bilhete dizia “Improvisação a Dois Pianos” e como a improvisação é a matéria prima do jazz, quisemos ir ouvir, conscientes que não era jazz. Mas também não era outra coisa completamente diferente até porque um dos músicos – Mário Laginha – é perito na coisa.

Ler mais

20 de Março de 2023

Talento assombroso

texto e fotografia: Nuno Catarino

“Ghost Song” foi eleito o melhor disco de 2022 para a jazz.pt e Cécile McLorin Salvant estreou-se ao vivo no continente (finalmente!), com concertos em Lisboa, Porto e Castelo Branco. Fomos assistir ao primeiro concerto, no CCB, e testemunhar um talento assombroso.

Ler mais

16 de Março de 2023

A boa casa do quarteto de Luís Vicente

texto: Gonçalo Falcão / fotografia: Media Ground Prod

Foi num fim-de-tarde quase veraneante que fomos até à Jazz Messengers ouvir o lançamento do disco e o início de uma tournée europeia do quarteto de Luís Vicente. O concerto apanhou o grupo já em movimento (vinham de concertos europeus, o último dos quais em Ljubljana) e a caminho de outros palcos em terras nacionais. Quisemos por isso aproveitar a oportunidade e ouvir este grupo em direto.

Ler mais

Agenda

30 Maio

Hugo Ferreira e Miguel Meirinhos

Maus Hábitos - Porto

01 Junho

André Santos e Alexandre Frazão

Café Dias - Lisboa

01 Junho

Beatriz Nunes, André Silva e André Rosinha

Brown’s Avenue Hotel - Lisboa

01 Junho

Ernesto Rodrigues, José Lencastre, Jonathan Aardestrup e João Sousa

Cossoul - Lisboa

01 Junho

Tracapangã

Miradouro de Baixo - Carpintarias de São Lázaro - Lisboa

01 Junho

Jam session

Sala 6 - Barreiro

01 Junho

Jam Session com Manuel Oliveira, Alexandre Frazão, Rodrigo Correia e Luís Cunha

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

01 Junho

Mano a Mano

Távola Bar - Lisboa

02 Junho

Rafael Alves Quartet

Nisa’s Lounge - Algés

02 Junho

João Mortágua Axes

Teatro Municipal da Covilhã - Covilhã

Ver mais