23 de Novembro de 2020

Forças gravitacionais

texto Rui Eduardo Paes fotografia Nuno Martins

Em tempos particulares, especial foi a 14ª edição do Creative Fest, com três ensembles a actuarem no O’Culto da Ajuda em horários incomuns dos três últimos dias da semana que passou. A jazz.pt assistiu ao primeiro concerto, o de um String Theory que deve o seu nome tanto ao facto de incluir apenas instrumentos de cordas como ao entendimento que tem das forças gravitacionais descritas pela Teoria das Cordas.

Ler mais

28 de Outubro de 2020

E não é que aconteceu mesmo?

texto Rui Eduardo Paes fotografia João Duarte

Poderia não ter acontecido, dado o período difícil que vivemos, mas a Luso-French Extravaganza cumpriu-se mesmo em Coimbra, no passado fim-de-semana, e os resultados – múltiplos nas características e nas tendências do jazz de hoje – foram entusiasmantes. A jazz.pt sentou-se na primeira fila.

Ler mais

22 de Outubro de 2020

Gestualismo musical e um cartaz de Abril

texto Rui Eduardo Paes

O ciclo Estação Minhoca incluiu um único concerto de música improvisada, o solo de violino que ouviu e viu quem se ligou à Internet no passado dia 19. O gestualismo musical, performativo, de Maria do Mar vai ficar, com certeza, para a história, por tudo aquilo que significou, com um cartaz alusivo ao 25 de Abril que se via atrás da violinista a descolar-se da parede e a cair.

Ler mais

15 de Outubro de 2020

Sobreviventes

texto Rui Eduardo Paes fotografia Mário Mar (em cima: Rui Silva)

Três concertos numa mesma sessão, dois deles a solo, permitiram-nos averiguar que a música criativa nacional está de muito boa saúde, apesar do silêncio de meses pelo qual passou e das contingências que vivemos. No meio do encanto fica a sensação de que, apesar de tudo, sobrevivemos.

Ler mais

13 de Outubro de 2020

Um sinal de esperança

texto Nuno Catarino fotografia Atelier Obscura – Mónica de Sousa e Inês Domingues

Nasceu um novo festival em Lisboa e o facto de tal ter acontecido, no passado fim-de-semana, num contexto tão difícil como o presente foi um acto de resistência, reforçado pelo seu carácter solidário. O local escolhido foi o A Voz do Operário, um espaço a ter em conta futuramente. A jazz.pt esteve presente.

Ler mais

27 de Agosto de 2020

Bruxaria entre fábricas

texto Rui Eduardo Paes fotografia Nuno Rocha

A estreia de um filme sobre a improvisação portuguesa e a abertura de um novo espaço em Lisboa deram contexto à segunda actuação pública pós-confinamento de um sexteto de mulheres que entende a sua música como um ritual e uma viagem. Pois foi o que aconteceu num “warm up” do Indie Lisboa na Casa do Capitão, entre fábricas abandonadas…

Ler mais

12 de Agosto de 2020

Teremos sempre jazz

texto António Branco e Gonçalo Falcão fotografia Vera Marmelo – Fundação Calouste Gulbenkian

Ainda a braços com a insidiosa pandemia de covid-19, o jazz ao vivo voltou à Fundação Calouste Gulbenkian. Em dois fins-de-semana, o colaborativo Jazz 2020 ofereceu-nos, em Lisboa, oito concertos de projetos esteticamente diversos. De máscara e cumprindo o distanciamento físico, a jazz.pt esteve lá e relata o que viu e ouviu.

Ler mais

6 de Julho de 2020

Regresso à terra

texto Gonçalo Falcão fotografia Hugo Sousa / gnration e Fundação de Serralves

Eis, finalmente, que volta a solo firme a nave em que nos vimos metidos neste mau filme de ficção científica trazido pela epidemia do Covid-19. Com o jazz novamente a ser tocado ao vivo em dois ciclos de concertos que estão em curso neste mês de Julho nas cidades de Braga e do Porto. A jazz.pt foi assistir às primeiras actuações…

Ler mais

1 de Julho de 2020

O dia em que o Desterro foi à praia

texto Rui Eduardo Paes fotografia Mário Mar

As coisas que este tímido desconfinamento proporciona: esse acontecimento a que se chama Desterronics saiu da cave do Desterro em que se apresentava semanalmente antes da presente crise epidémica para ir à praia, mais exactamente à SMUP. Foram quatro horas de música electrónica totalmente improvisada, mas com ritmo e melodia. Ou seja, livre de facto.

Ler mais

24 de Junho de 2020

Regresso ao futuro

texto Rui Eduardo Paes fotografia Mário Mar

A SMUP voltou aos concertos com um minifestival de um dia e lotação limitada. Foi um final de tarde e início de noite especialmente emotivo, com música boa a condizer. A jazz.pt esteve lá e desentupiu os ouvidos, depois de quatro meses de confinamento…

Ler mais

12 de Fevereiro de 2020

Motivos para comemorar

texto Rui Eduardo Paes fotografia Adriana Melo

O festival da Associação Porta-Jazz cumpriu 10 anos de existência com uma edição que primou pela superior qualidade das propostas e por uma extraordinária adesão do público do Porto. Passada uma década da sua fundação, o esforço dos músicos de jazz da Invicta traduziu-se em excelente música e no interesse da população local. Motivos para comemorar, sem dúvida.

Ler mais

5 de Fevereiro de 2020

Figurativismo abstracto

texto Rui Eduardo Paes fotografia Diogo Luís

A banda que conta com três elementos dos Slow is Possible passou pela SMUP para apresentar o seu conceito de ambiguidade de género e estilo. Ficou a noção de que o jazz é mais uma atitude do que outra coisa, pela via da adopção musical de premissas que vêm da pintura.

Ler mais

29 de Janeiro de 2020

A arte do solo

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo e Bruno Ferrari

Não terá sido por acaso que neste mês de Janeiro o cartaz de concertos da SMUP incluiu dois solos de improvisadores e que ambos tenham sido de reconciliação dos seus protagonistas, José Bruno Parrinha e Pedro Sousa (foto acima), com os seus respectivos passados. O primeiro com a sua formação jazzística, o outro com os tempos em que utilizava electrónica e era guitarrista. Dois acontecimentos de excepção logo a abrir o ano.

Ler mais

15 de Janeiro de 2020

Da subversão

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo

O último concerto de 2019 e o primeiro deste ano na SMUP mostraram-nos como a inclusão de um elemento subversivo num grupo pode funcionar excelentemente ou ser um perigoso risco. Saibam como Nuno Rebelo e Onno Govaert nos deram uma lição nesta passagem de ano…

Ler mais

26 de Novembro de 2019

A criação do mundo

texto Rui Eduardo Paes fotografia Bruno Ferrari

Foi com 24 concertos, nos mesmos sete dias da cristã criação do mundo, que se cumpriu a 13ª edição do festival promovido pela Creative Sources. Muito aconteceu pelos lados de Belém com a participação de várias dezenas de improvisadores portugueses e uma mão-cheia de convidados de outros países – a jazz.pt faz “zoom”, neste relato, sobre duas das sessões (na foto de cima, Étienne Brunet com Carlos Santos e Carla Santana)...

Ler mais

20 de Novembro de 2019

A regalia de receber uma carta

texto Gonçalo Falcão e Ritchie Program fotografia Júlia Fernandes – Guimarães Jazz / CCVF

Os convidados do festival têm sempre uma à sua chegada. Uma carta que nos devolve ao ambiente que anualmente é criado pelo jazz por toda a cidade de Guimarães. Respondemos com esta reportagem…

Ler mais

30 de Outubro de 2019

De um lado para o outro

texto Rui Eduardo Paes fotografia João Duarte

O mais pedonal dos festivais portugueses aconteceu este mês na Cidade Universitária com 16 concertos em 10 espaços, alguns deles improváveis. Os cabeças-de-cartaz, Steve Coleman e Fred Frith, dividiram as opiniões, mas entre as restantes presenças ouviu-se excelente música. A começar pelas participantes femininas e passando pelo que juntos fizeram portugueses e holandeses. Reportagem já a seguir…

Ler mais

29 de Outubro de 2019

Vinte anos e algumas dúvidas

texto Gonçalo Falcão fotografia Seixal Jazz / Câmara Municipal do Seixal

Marca 20 foi o nome criado para a edição de 2019 do festival que, este mês, celebrou 20 outonos. Hoje sem o brilho de outros tempos, continua, no entanto, a motivar uma visita à baía seixalense – aliás, dificilmente se poderia resistir a um concerto a solo de Ralph Towner (foto acima). O enviado da jazz.pt foi até lá e regressou com dúvidas sobre o que serão os próximos 20 anos…

Ler mais

11 de Outubro de 2019

Pura magia

texto Rui Eduardo Paes fotografia Mário Mar

Em mais uma sessão da série Hysteria, a cantora norte-americana Anna Homler e a improvisadora electroacústica portuguesa Adriana Sá foram no passado dia 8 de Outubro ao Penha sco, em Lisboa, mostrar os resultados da sua colaboração. O resultado foi aquele que terá sido o melhor concerto do ano.

Ler mais

8 de Outubro de 2019

Contas feitas

texto Nuno Catarino fotografia Rui Caria

A 21ª edição do festival da Ilha Terceira conduziu o público por várias expressões actuais do jazz, desde o muito performativo Quintet Sfumato de Émile Parisien à salsa reimaginada por Miguel Zénon (foto acima), com as presenças portuguesas no cartaz – a dos Axes de João Mortágua, de Mário Costa no grupo de Parisien e da Orquestra Angrajazz com Carlos Azevedo como convidado – a fazerem-se valer. Saldo mais do que positivo.

Ler mais