15 de Novembro de 2022

Espiritualidade, afetos e ideias

texto: Gonçalo Falcão / fotografia: Paulo Pacheco

Poucos momentos são tão bons como os que nos levam até Guimarães em novembro, para a expedição invernosa de jazz. O pretexto é um contexto: a companhia e a concomitância. O festival de Guimarães leva 31 anos de celebração e divulgação e propõem-se a ser avaliado não apenas em função dos programas que apresenta em cada edição, mas também, e sobretudo, a partir do prisma da sua evolução no tempo. Eu diria que há ainda um terceiro eixo. O do que fez por um território – a cidade de Guimarães – e, num horizonte mais largo, pelo país. Há coisas que vimos acontecer, que seriam impensáveis há 31 anos: uma orquestra feita de jovens portugueses que mal cumpriram os 20 anos, com 1 contrabaixo, 1 vibrafone, 2 baterias, 2 guitarras, 2 pianos, 3 trombones, 3 vozes, 4 saxofones, 4 trompetes a tocarem sem medo e com autoridade, era irrealizável (até inimaginável). A cultura há 30 anos não era muito diferente da que Eça de Queiroz descreveu um século antes: chegava de Paris no paquete. Hoje ouvimos isso e muito mais no palco grande do magnífico Centro Cultural Vila Flor.

Ler mais

14 de Novembro de 2022

Pura energia e alegria

texto: Paul Acquaro / fotografia: Christina Marx

Rodrigo Amado apresentou no Jazzfest Berlin o seu novo projeto, The Bridge, com Alexander von Schlippenbach, Ingebrigt Håker Flaten e Gerry Hemingway; o concerto teve lugar no dia 3 de novembro, no clube Quasimodo. O crítico norte-americano Paul Acquaro – editor do site The Free Jazz Blog – assistiu à atuação do grupo e conta-nos como foi.

Ler mais

11 de Novembro de 2022

Uma porta fechada, tantas por abrir

texto e fotografia: Gonçalo Falcão

Para avançar, Ricardo Toscano resolveu recuar. A uma música, a um género e ao lugar que o formou e lhe deu asas. A apresentação do seu novo disco foi feita no Hot Clube em Lisboa, numa quarta-feira. Chegados ao histórico clube sentimos no ar a energia da curiosidade. Um grupo de músicos e amantes de música (e os inevitáveis turistas) não quis faltar ao lançamento do disco e à apresentação dos novos temas pelo grupo de sempre, agora menos um.

Ler mais

9 de Novembro de 2022

Como domar um tufão

texto e fotografia: Gonçalo Falcão

Tinha sido uma terça-feira de aluvião em Lisboa, com um tornado em Alcântara e os já tradicionais carros submersos em rios urbanos. Não era por isso a noite mais convidativa para uma saída noturna, mas veio algum público até ao B.O.T.A. (Base Organizada da Toca das Artes), nos Anjos.

Ler mais

7 de Novembro de 2022

Como as ondas

texto: Nuno Catarino / fotografia: Vera Marmelo

O sexteto Lantana acaba de editar o seu disco de estreia, “Elemental”; o saxofonista Rodrigo Amado acaba de editar o seu disco de estreia a solo, “Refraction Solo”. O Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, juntou-os numa sessão dupla, no dia 5 de novembro. Não podíamos faltar.

Ler mais

4 de Novembro de 2022

Emoções e surpresas

texto: João Ricardo / fotografia: Fundação Casa da Música

Depois de ter arrancado com João Donato, o ciclo Outono em Jazz levou à Casa da Música concertos de Liba Villavecchia Trio e Marek Pospieszalski Octet no dia 16 de outubro; no dia 23, o ciclo apresentou ao fim da tarde “Remix em Jazz” e, já de noite, Hugo Carvalhais com “Ascetica” e Sexmob de Steven Bernstein. Estivemos lá.

Ler mais

27 de Outubro de 2022

Beleza e intimidade

texto e fotografia: Nuno Catarino

Três dos mais interessantes improvisadores nacionais – Helena Espvall (violoncelo), Maria da Rocha (violino) e Luís Lopes (guitarra) – apresentaram-se ao vivo na Cossoul, em Lisboa, num encontro musical que era uma estreia. Fomos assistir à atuação do novo trio.

Ler mais

26 de Outubro de 2022

No ponto mais sensível de cada momento calejado

texto: Gonçalo Falcão / fotografia: Anabela Carreira

Sem o fulgor que já teve, mas ainda assim com algumas propostas que não escusam quem gosta de música ao vivo, o SeixalJazz programou um dos dois concertos do trompetista Ambrose Akinmusire em Portugal. O músico americano tem tido um percurso muito interessante na procura de uma linguagem própria. Depois de “Origami Harvest”, um disco muito especial em que se aproxima do hip-hop, o disco de 2020  “On the Tender Spot of Every Calloused Moment  não teve oportunidade de rodar pelas razões que todos conhecemos. É por isso tempo de o ir ouvir.

Ler mais

25 de Outubro de 2022

Um encontro improvável

texto: Sofia Rajado / fotografia: João Duarte

O Convento de São Francisco acolheu um concerto que juntou a Banda Sinfónica da Filarmónica União Taveirense com o pianista e compositor Mário Laginha, evento que marcou o encerramento do 20.ª  Jazz ao Centro. Foi um encontro improvável que resultou muito frutuoso.

Ler mais

25 de Outubro de 2022

Concentração e expressividade

texto: Nuno Catarino / fotografia: João Duarte

Para o último fim-de-semana da 20.ª edição do Jazz ao Centro estavam previstos concertos de Living with a Couple, Maria João & Carlos Bica Quarteto, Ambrose Akinmusire Quartet e Diogo Alexandre Bock Ensemble. Fomos testemunhar os penúltimos dias deste festival que é uma referência no panorama nacional.

Ler mais

21 de Outubro de 2022

Uma década

fotografia: João Duarte

No dia 19 de outubro assinalaram-se 10 anos de Salão Brazil sob a gestão e programação do Jazz ao Centro Clube (JACC). Celebrando a efeméride, o palco do Salão recebeu o Luís Vicente Trio, formação que reúne o trompetista com o contrabaixista Gonçalo Almeida e o baterista Pedro Melo Alves. Este concerto contou com a participação de um convidado não anunciado, o guitarrista João Carreiro, que se juntou em palco ao trio. 

Ler mais

20 de Outubro de 2022

Para não esquecer

texto e fotografia: Nuno Catarino

A pianista e compositora Débora King apresentou no Hot Clube o seu EP de estreia, “Forget About Mars”, entre outras composições originais e arranjos criativos. O futuro do jazz nacional passará por aqui.

Ler mais

19 de Outubro de 2022

Heather Leigh e Peter Brötzmann em trilhos sobre despojos

texto: Ricardo Vicente Paredes / fotografia: João Duarte

Num dos mais aguardados concertos do festival Jazz ao Centro 2022, a dupla Heather Leigh e Peter Brötzmann apresentou-se ao vivo num espaço atípico, na antiga Coimbra Editora. Estivemos lá.

Ler mais

11 de Outubro de 2022

A longa viagem de João Donato

texto: Miguel Soares / fotografia: Maria Ruivo – Fundação Casa da Música

O Outono em Jazz abriu com um dos pioneiros da bossa nova. A jazz.pt esteve lá e conta como foi.

Ler mais

10 de Outubro de 2022

Crónicas da terra vicejante e pampinosa

texto: António Branco / fotografia: Rui Caria

Aconteceu entre os dias 6 e 8 de outubro a 23.ª edição do Angrajazz - Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo, cujo palco é a sempre deslumbrante ilha Terceira, nos Açores. Triunfaram a jovem cantora Samara Joy, o Pedro Moreira Sax Ensemble e o quinteto do baterista Joe Dyson, oriundo de Nova Orleães. A jazz.pt conta-lhe tudo.

Ler mais

26 de Setembro de 2022

Amor, és Penha de França

fotografia: Junta de Freguesia da Penha de França

Nos dias 23 e 24 de setembro realizou-se a 1.ª edição do festival Penha Jazz, numa iniciativa da Junta de Freguesia da Penha de França, em Lisboa. Não tivemos oportunidade de assistir aos concertos, mas deixamos a reportagem fotográfica do evento.

Ler mais

25 de Setembro de 2022

Segundo dia, vinte anos

texto: Gonçalo Falcão / fotografia: João Duarte

Como não há nenhum mandamento que obrigue os festivais de jazz a só programarem jazz, o segundo concerto do Jazz ao Centro, edição de aniversário, oferecia Alabaster DePlume. No Salão Brazil, em Coimbra, e com entrada gratuita, a sala esgotou. 

Ler mais

23 de Setembro de 2022

Primeiro dia, vinte anos

texto: Gonçalo Falcão / fotografia: João Duarte

Coimbra diz-se ser uma cidade cultural. Mas a verdade é que nos anos 2000, para além do folclore académico (e da melhor estação de rádio do país) nem sempre acontecia muita coisa na “Cidade do Conhecimento”. Foi a vontade de fazer acontecer que ditou que Coimbra deveria ter um festival de jazz, estreado no 18 de janeiro de 2003. Surge o primeiro festival de jazz de Coimbra, numa altura em que a cidade se preparava para anunciar o programa que a celebrava como Capital Nacional da Cultura. Vinte anos depois, o primeiro concerto da edição deste ano do Jazz ao Centro aconteceu no Salão Brazil e faz o festival cumprir duas décadas. Quisemos estar presentes. Aqui fica.

Ler mais

19 de Setembro de 2022

Jazz no jardim

fotografia: Atelier Obscura (Mónica Sousa e Inês Domingues)

Os jardins do Palácio Monserrate, em Sintra, foram palco de um novo ciclo de concertos de jazz. Com concepção artística de Pedro Moreira e produção Clave na Mão, o ciclo Jazz em Monserrate decorreu entre os dias 15 e 18 de setembro, apresentando um total de quatro concertos: Afonso Pais com “O que já importa” (dia 15), Tomás Marques Quarteto (dia 16), André Fernandes “Dianho” (dia 17) e Mário Laginha Trio (dia 18). Não tivemos oportunidade de assistir, mas deixamos aqui a reportagem fotográfica pelo Atelier Obscura.

Ler mais

17 de Setembro de 2022

“A dose of creole shrimp sambosas, please”

texto: Gonçalo Falcão

A cidade de Chicago sempre foi um local de nightclubbing. A vida noturna da cidade perde-se entre a realidade e mito que rodeia uma verdade impossível de contar. A Chicago de Al Capone é hoje um lugar com igual número de mitos e fatos. Dezenas de prédios antigos em Chicago declaram-se testemunhas de copos ou mortes perpetradas por Capone. Mas há um que se consegue afirmar com certeza que foi um dos spots de hangout preferidos do rei da máfia da Windy City. Por isso começámos por lá.

Ler mais

Agenda

29 Novembro

Sélène Saint-Aimé

Teatro da Trindade - Lisboa

29 Novembro

Mariana Dionísio e João Pereira “Tracapangã”

Hot Clube de Portugal - Lisboa

30 Novembro

Sul

Museu Nacional Soares dos Reis - Porto

30 Novembro

Miguel Ângelo Quarteto

Teatro Municipal de Bragança - Bragança

30 Novembro

Gonçalo Sousa e Francesca Guatteri

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

30 Novembro

Orquestra Jazz de Matosinhos com Chris Cheek

Casa da Música - Porto

01 Dezembro

Manuel Oliveira, Rodrigo Correia, Alexandre Frazão e Tomás Marques

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

01 Dezembro

Sul

Hot Clube de Portugal - Lisboa

02 Dezembro

João Lencastre Free Celebration

SMUP - Parede

02 Dezembro

Júlio Resende

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

Ver mais