28 de Abril de 2022

Diferentes perspetivas

texto: Nuno Catarino / fotografia: Monica Jane Frisell

Chegado à sua décima edição, o festival Amadora Jazz regressa entre os dias 4 e 8 de maio, com seis concertos, apresentando diferentes perspetivas de jazz contemporâneo: Bill Frisell Trio, Craig Taborn, Tcheka com Mário Laginha, Diogo Alexandre & Tomás Marques Trio, Beatriz Nunes / Paula Sousa / Mário Franco e Gerajazz. Organizado pela Câmara Municipal da Amadora em parceria com JACC - Jazz ao Centro Clube, o festival vai levar música a três palcos: Recreios da Amadora, Cineteatro D. João V e Auditório de Alfornelos.

Ler mais

22 de Abril de 2022

Três gerações de mulheres criativas

texto: Nuno Catarino / fotografia: Márcia Lessa

O Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, vai acolher a primeira edição do Festival Theia. Com curadoria artística de Rita Maria, o novo festival celebra três gerações de mulheres criativas, à volta do Dia Internacional do Jazz. Nos dias 28, 29 e 30 de abril, a Malaposta apresenta concertos de Joana Raquel & Miguel Meirinhos, Zoe (duo de Marta Garrett e Inês Laginha), Herse (trio de Sofia Sá, Clara Lacerda e Raquel Reis, em estreia), Mariana Dionísio & Leonor Arnaut, trio de Beatriz Nunes, Paula Sousa e Mário Franco (a apresentar "À Espera do Futuro") e Nazaré da Silva Quinteto. Estivemos à conversa com a programadora Rita Maria, também cantora e compositora.

Ler mais

10 de Março de 2022

Música em ecrã para "ouver" no IndieMusic

texto: Gonçalo Falcão

O “IndieMusic” é a secção dedicada à música do Festival Internacional IndieLisboa, que regressa já no final de Abril. Traz novidades interessantes, das quais destacamos a estreia de “Sonosfera Telectu”, o documentário sobre os Telectu feito por Vasco Bação e Carlos Mendes (que já tinham assinado o “Ama Romanta: Uma Utopia que Fazia Filmes”) e Vítor Rua e Ilda Castro (a nova formação dos Telectu).

Ler mais

22 de Fevereiro de 2022

Até Jazz na Aula Magna

texto: António Branco

A Aula Magna será palco para um novo festival de jazz em Lisboa, o Até Jazz, que se realiza entre os dias 6 e 8 de maio, com um cartaz em doses duplas que mescla propostas nacionais e internacionais. Lá estarão o trio de Diogo Vida, o quinteto de Isabel Rato, o projeto LAB, de Ricardo Pinheiro e Miguel Amado, quartetos liderados por Mike Stern e Bill Evans e por Dave Weckl e Tom Kennedy e a banda do histórico Billy Cobham (na foto).

Ler mais

19 de Janeiro de 2022

O Norte reinicia

texto: Gonçalo Falcão

Depois de um ano em que o festival foi obrigado a tocar ao ar livre, volta em 2022 ao interior do Rivoli com as portas que lhe pertencem. Reinicia o bom movimento do jazz feito no Norte, que se uniu numa associação que tem sido capaz de pôr a tocar os seus músicos. O Porta-Jazz é um festival regional que nunca deixou de se abrir e acolher o resto do mundo como é o exemplo das parcerias que criou com a Robalo de Lisboa, por exemplo, ou com a AMR de Genebra ou com o festival austríaco Bezau Beatz. Temos ainda a editora – a Carimbo Porta-Jazz – que tem sido capaz de gravar e editar a música feita pelos associados e que de algum modo cria a linha de programação deste evento. Vão ser 17 concertos em três dias com oitenta músicos + seminários + jam sessions. Diz a produção que a 12.ª edição se apresenta “nua”: livre, clara e simplificada. Como se vem ao mundo.

Ler mais

2 de Novembro de 2021

Soprando e não só…

texto António Branco

A cidade do vidro vai ter neste mês de Novembro a sétima edição do seu festival de jazz, como habitualmente com um programa que aposta na produção nacional e que tem como intenção divulgar o género na região e dar apoio a músicos que, na pandemia, «passaram por momentos menos bons» (foto acima: LAB, por Manuel Luís Cochofel).

Ler mais

19 de Outubro de 2021

Jazz numa roda dentro de uma roda

texto Gonçalo Falcão

O festival de Guimarães cumpre este ano 30 de vida, novamente com as salas em lotação máxima. E fá-lo do modo a que nos habituou: renovando-se. Vem carregado de boas ideias e com propostas irrecusáveis, sempre representando uma cidade que muito evoluiu em três décadas. Roda que roda.

Ler mais

6 de Outubro de 2021

25 anos a acontecer

texto António Branco

O festival de jazz do Seixal perfaz este mês de Outubro um quarto de século de existência, o que o junta aos mais longevos do país. E traz consigo uma série de propostas, nacionais e internacionais, difíceis de recusar, pelo que uma ida à margem sul do Tejo é de agendar entre os dias 14 e 23 (foto acima: Ted Nash).

Ler mais

29 de Setembro de 2021

Em tamanho grande

texto Rui Eduardo Paes

“Ensembles” alargados e colaborações entre músicos portugueses e da Noruega: são estes os dois principais tópicos da 19ª edição do festival de Coimbra, a realizar no final do próximo mês de Outubro. Nele serão apresentados novos discos e discos serão gravados durante o evento para edição próxima.

Ler mais

28 de Junho de 2021

Com todos os éfes e erres

texto Gonçalo Falcão

Na ausência de nomes norte-americanos, devido às presentes contingências pandémicas, o festival da Gulbenkian apresenta este ano um programa focado na Europa e em Portugal que acaba por ser um dos mais interessantes dos últimos anos. Eis, dia a dia, o que vamos poder ouvir, com todos os cuidados necessários...

Ler mais

24 de Maio de 2021

O regresso (mais do que) possível

Rui Eduardo Paes

O “congresso dos improvisadores” do concelho de Peniche voltará em Junho próximo a acontecer, depois de a sua edição de 2020 ter sido cancelada devido à pandemia. E necessariamente que adaptado às circunstâncias, com menos participantes. É o regresso possível, mais ainda assim muito prometendo.

Ler mais

12 de Outubro de 2020

Associação de Amizade Portugal-França

texto Rui Eduardo Paes

É em contexto pandémico que chega mais uma edição, a 18ª, do festival de jazz de Coimbra. Com outra particularidade: uma boa parte do programa é dedicada à colaboração de músicos nacionais com os do Tricollectif – associação que reúne alguns dos mais cativantes nomes do actual jazz criativo de França –, elevando a outro patamar parcerias que já existiam com os irmãos Théo e Valentin Ceccaldi ou com Roberto Negro. Mas haverá mais do que o Tricoimbra, como nas linhas que se seguem ficam desde já a saber…

Ler mais

22 de Setembro de 2020

Uma conjuntura feita oportunidade

texto Gonçalo Falcão

O festival de Guimarães vai ser diferente este ano pelos motivos que vocês sabem, com um programa recheado de nomes portugueses ou de músicos de outras paragens que escolheram Portugal como país de residência. Ainda assim, as características que lhe são habituais permanecem por inteiro. Acontecerá em Novembro próximo com um recheio que muito promete.

Ler mais

7 de Setembro de 2020

Jazz em direto, sem público

texto António Branco

É já no próximo fim de semana (12 e 13 de Setembro) que se realiza a Festa do Jazz, com concertos e muito mais a terem lugar pela primeira vez no Centro Cultural de Belém. Mas atenção, sem público presencial: numa solução inédita devido à corrente epidemia, o festival será transmitido pela RTP Palco. Carlos Martins, o programador, conta como e porquê, aqui em baixo...

Ler mais

23 de Outubro de 2019

Pára tudo, que não é fácil…

texto Gonçalo Falcão

O cartaz do Guimarães Jazz chega este ano com algumas novidades: desde logo o facto de termos 10 dias seguidos de jazz, alguns com dois concertos. A jazz pt coloca o programa na mesa de operações e disseca as propostas do seu director artístico, Ivo Martins, numa tentativa de ajudar o leitor a organizar a sua agenda. Não vai ser fácil, tamanha é a oferta…

Ler mais

19 de Setembro de 2019

Coimbra em festa

texto Rui Eduardo Paes

Steve Coleman (foto acima), Fred Frith, Joe McPhee, Michael Moore, Wilbert De Joode, Carlos “Zíngaro”, Rodrigo Amado, Susana Santos Silva e Gabriel Ferrandini são as cartas fortes da 17ª edição dos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra. Em Outubro vamos ouvi-los, e a muitas outras propostas, em vários espaços da Cidade Universitária…

Ler mais

8 de Julho de 2019

Resistência: Modos de usar

texto Gonçalo Falcão

São 16 concertos em 10 dias numa edição do festival da Fundação Calouste Gulbenkian que celebra a música como arma política. Em prestação de serviço público, a jazz.pt sugere nesta página as escolhas a fazer se os orçamentos não dão para assistir a tudo e dá umas dicas no caso de uma opção “pelos ouvidos”…

Ler mais

2 de Maio de 2019

Festa brava a Oeste

texto Rui Eduardo Paes

No ano em que comemora uma década de existência, o “congresso dos improvisadores” surge com uma edição especial que envolve cerca de 100 participantes dos mais variados países e uma série de nomes sonantes, que vão de Axel Dörner (foto acima), Biliana Voutchkova e Yedo Gibson aos “nossos” Carlos “Zíngaro”, Nuno Rebelo, Sei Miguel e Joana Guerra. No Oeste, a última semana de Maio e os dois primeiros dias de Junho vão ser de festa.

Ler mais

18 de Abril de 2019

Barreiro tem novo festival de jazz

texto António Branco

No próximo mês de junho vai nascer um novo festival de jazz. O nome repete outro que se faz no Porto, porque também se realizará ao ar livre, mas terá lugar na margem sul do Tejo. Bobo Stenson (foto acima) e Jakob Bro são os cabeças-de-cartaz, mas o grosso da programação faz-se com a prata da casa.

Ler mais

10 de Outubro de 2018

Coimbra vai receber três mulheres do jazz

texto Rui Eduardo Paes

A 16ª edição do festival de Coimbra acontecerá, mais uma vez, em vários espaços da cidade e juntando muito diferentes tendências do jazz, com incidência tanto para o internacional como para o nacional. O programa tem três mulheres em destaque: Carla Bley (foto acima), Sylvie Courvoisier e Mary Halvorson. Novidade absoluta é a estreia de um novo projecto: o Cena Jovem Jazz.pt.

Ler mais

Agenda

17 Maio

Hugo Ferreira e João Cardita

Maus Hábitos - Porto

17 Maio

Jam Session com César Cardoso

Hot Clube de Portugal - Lisboa

18 Maio

Eurico Costa Trio

Centro Cultural de Paredes de Coura - Paredes de Coura

18 Maio

Mané Fernandes e Mariana Dionísio

Água Ardente - Lisboa

18 Maio

João Almeida "Hocus"

Penha sco - Lisboa

18 Maio

Carlos Bica & Azul

Casa da Cultura de Ílhavo - Ílhavo

18 Maio

João Frade Trio

ARCM - Associação Recreativa e Cultural de Músicos - Faro

18 Maio

Long ago and far away - Os mensageiros do jazz

Hot Clube de Portugal - Lisboa

19 Maio

Afonso Pais e André Rosinha

Café Dias - Lisboa

19 Maio

José Lencastre, Hernâni Faustino e Vasco Furtado

Cossoul - Lisboa

Ver mais