10 de Outubro de 2017

Um festival para uma região

texto Rui Eduardo Paes

Passados 15 anos da sua existência, os Encontros de Jazz de Coimbra apresentam este mês de Outubro um cartaz que abrange, para além da Cidade Universitária, outros cinco municípios da Região Centro. A vintena de concertos e sessões formativas programada envolve mais de 50 músicos de vários países. O festival cresceu – muito – e traz propostas de peso. É como segue…

Ler mais

12 de Setembro de 2017

Um palco com 100 anos de discos

texto Gonçalo Falcão

E eis que se anuncia mais uma edição do festival de jazz da cidade-berço, este ano em comemoração dos 100 que conta já a edição discográfica. São estes – de Nels Cline à Secret Society de Darcy James Argue (foto acima por Ed Lefcowicz), passando pelos Mostly Other People Do The Killing e por Jan Garbarek – os concertos a que vamos assistir, como sempre no Centro Cultural Vila Flor…

Ler mais

21 de Junho de 2017

A amplitude do jazz do nosso tempo

texto Nuno Catarino

É em Julho ainda que tem início o grande festival português do mês de Agosto que aí vem. O cartaz propõe uma ampla variedade de práticas, tendências e estilos, combinando veteranos como Dave Douglas, Peter Brötzmann, Joëlle Léandre e David Torn com algumas novas glórias do género, a começar por Steve Lehman. Portugal estará representado por Carlos “Zíngaro” (Sudo Quartet, foto acima, de Gérard Rouy), Susana Santos Silva e EITR de Pedro Sousa e Pedro Lopes.

Ler mais

20 de Junho de 2017

Bons argumentos

texto Nuno Catarino

A velha e a nova guardas do jazz vão encontrar-se nos Açores em Outubro próximo. De Charles Tolliver (foto acima) a Jon Irabagon, com Matt Wilson e o portuense Ensemble Super Moderne pelo meio, o festival de Angra do Heroísmo tem bons argumentos para a sua 19ª edição.

Ler mais

13 de Junho de 2017

Cuba, rock e mais e mais ainda

texto Rui Eduardo Paes

Na sua 13ª edição, o festival de jazz de Vigo, na Galiza, foca-se no jazz latino, sobretudo o afro-cubano, e no jazz-rock, um e outro com propostas menos óbvias. A presença de músicos da região é reforçada, mas desta vez são apenas dois os intervenientes portugueses: Carlos Bica, que tocará com os seus Azul, e Bruno Pedroso, como membro do Abe Rábade Trio. Os cabeças-de-cartaz são Alexander von Schlippenbach (foto acima) com “Monk’s Casino”, uma releitura de toda a obra escrita por Thelonious Monk, e Uri Caine em trio de piano jazz com elementos de soul, rhythm & blues e gospel.

Ler mais

13 de Fevereiro de 2017

Oslo, Chicago e Lisboa vão ao Alto Alentejo

texto Nuno Catarino

O Portalegre Jazzfest está de volta. A 14ª edição do festival de jazz da cidade alentejana realizar-se-á, como habitualmente, em dois fins-de-semana, entre os dias 23 de Março e 1 de Abril. O segundo bloco será inteiramente dedicado à cena norueguesa, mas no cartaz estão dois projectos nacionais e músicos de outras origens.

Ler mais

5 de Outubro de 2016

Entre o Convento e o Salão

texto Rui Eduardo Paes

Gary Burton (foto acima) e Marc Ribot vão passar este mês por Coimbra, para mais uma edição, a 14ª, do festival de jazz desta cidade. O programa está recheado de nomes grandes, a actuarem entre um antigo convento e um antigo salão de bilhares. A música que acontecer conduzir-nos-á entre o pecado e a absolvição, tal como convém.

Ler mais

3 de Outubro de 2016

Ir é preciso

texto Gonçalo Falcão

No ano em que comemora o seu 25º aniversário, o festival da cidade-berço oferece uma programação aliciante que começa com uma “big band” e termina com outra, e não menos do que a nossa LUME e a de todos Liberation Music Orchestra (foto acima). Pelo meio, vem o saxofonista que gravou com David Bowie o disco de despedida do cantor, Donny McCaslin, bem como os muito grandes Rudresh Mahanthappa e Ambrose Akinmusire.

Ler mais

30 de Junho de 2016

Dias 11, países 7, jazzes muitos

texto Gonçalo Falcão

No ano do 60º aniversário da Gulbenkian, o festival de jazz da fundação instalada na Avenida de Berna, em Lisboa, apresenta uma programação de luxo que inclui 14 concertos, duas conferências, três filmes e o lançamento de um livro. Entre as plurais abordagens a este género de música, estarão em foco influências do funk, do disco, do rock e da música contemporânea, pelo meio com alusões directas a Ornette Coleman, Sun Ra e John Coltrane.

Ler mais

6 de Junho de 2016

O Caminho de Vigo

texto Rui Eduardo Paes

Com início mais tarde do que é habitual, a 1 de Julho, e com uma nova curadoria, a da baterista e compositora Lucía Martínez, o festival de jazz galego mais próximo de Portugal acaba de anunciar o seu programa. A Orquestra Jazz de Matosinhos e o Pedro Neves Trio estão incluídos, na linha de inclusão de formações portuguesas que caracteriza o evento. O Caminho de Santiago do jazz faz-se durante nove dias em Vigo.

Ler mais

20 de Fevereiro de 2016

Cartaz de luxo

texto Rui Eduardo Paes

O festival do jazz português (e não só) chega em Março com um programa altamente aliciante. LUME, TGB, João Barradas Directions, João Paulo Esteves da Silva, Motion Trio com Rodrigo Pinheiro, Susana Santos Silva e Slow is Possible, entre outros, representarão o melhor que se faz em Portugal. De fora vêm os grandes Greg Osby e Trygve Seim.

Ler mais

6 de Janeiro de 2016

Combinações improváveis

texto Rui Eduardo Paes

Vem aí mais uma edição do festival internacional de jazz de Portalegre. Este ano, o cartaz propõe algumas misturas inusitadas de materiais e elementos dentro dos contornos do jazz, e algumas prometem surpreender (foto acima: Eric Revis). 

Ler mais

5 de Outubro de 2015

Guimarães à frente

texto Gonçalo Falcão

Archie Shepp (foto acima) é o nome em grande destaque do festival da cidade-berço deste ano. O programa faz-se de regressos, algo de estranho quando há tanta música por ouvir, mas tem argumentos fortes. Um especial é “Fats Waller Dance Party” de Jason Moran, de volta, mas com projecto muito diferente…

Ler mais

30 de Setembro de 2015

Jogo de contrastes

texto Rui Eduardo Paes

A Casa da Música vai apresentar em Outubro um ciclo dedicado à pluralidade de tendências do jazz actual. Regra geral articulando orientações estéticas opostas, mas reservando uma noite para o soul-jazz e dando especial atenção a projectos que entram pelo domínio das chamadas “músicas do mundo”. Carla Bley (foto acima) é a cabeça-de-cartaz.

Ler mais

17 de Julho de 2015

Roadmap de um festival

texto Gonçalo Falcão

O Jazz em Agosto volta ao jardim da Gulbenkian, como habitualmente. E também como é costume apresenta propostas suficientes para delapidar parte do subsídio de férias de qualquer pessoa de bem. Ora aqui fica um mapa para localizar o que aí vem, já a partir de 31 de Julho…

Ler mais

18 de Fevereiro de 2015

É de ir

texto Gonçalo Falcão

O evento com que se inicia a temporada anual dos festivais de jazz em Portugal realiza-se em dois fins-de-semana de Março, com concertos nos dias 19, 20, 21, 27 e 28. Michael Formanek, Tim Berne, Chris Speed e Tony Malaby são os nomes mais sonantes de um cartaz que inclui De Beren Gieren (em cima), Ricardo Toscano, Kaja Draksler, Susana Santos Silva, Deux Maisons e André Matos…

Ler mais

12 de Setembro de 2014

Guimarães is the place

texto Gonçalo Falcão

De 6 a 15 de Novembro, todos os caminhos vão dar à cidade onde nasceu Portugal. O programa é bem recheado, com David Murray, James Carter, Joshua Redman (foto acima) e Lee Konitz a encabeçarem o cartaz, mas também propostas como Théo Bleckmann, Uri Caine, Reut Regev e tudo o resto.

Ler mais

13 de Julho de 2014

Investir na vida

texto Gonçalo Falcão

Pois. Há alturas em que não se deve contar o dinheiro, mesmo quando é pouco. Uma delas será o festival da Gulbenkian, que este ano tem um cartaz impossível de ignorar. Aqui ficam quatro orçamentos para viver a vida sem privações musicais…

Ler mais

4 de Junho de 2014

O terceiro festival português

texto Rui Eduardo Paes

O também conhecido como Festival de Jazz de Vigo cumpre a sua 10ª edição de 26 de Junho a 5 de Julho próximos, com uma oferta que inclui o portuense Hugo Carvalhais, o Human Evolution Music Project de Alberto Conde e figuras como Dave Douglas (foto acima), Michael Wollny e Pierre Bastien. É já ali…

Ler mais

30 de Abril de 2014

Oito em seis à 12ª

texto Rui Eduardo Paes

Com oito concertos em seis locais distintos de Coimbra, o festival da cidade do Mondego dá sinais de maturidade – cumpre-se a 12ª edição – e de uma cada vez maior relevância a nível local e nacional. São três os cabeças-de-cartaz, Matthew Shipp, Joachim Kuhn e Joelle Léandre, num programa que inclui novos valores e participações portuguesas. Tudo no fim-de-semana que vai de Maio a Junho…

Ler mais