12 de Outubro de 2020

Associação de Amizade Portugal-França

texto Rui Eduardo Paes

É em contexto pandémico que chega mais uma edição, a 18ª, do festival de jazz de Coimbra. Com outra particularidade: uma boa parte do programa é dedicada à colaboração de músicos nacionais com os do Tricollectif – associação que reúne alguns dos mais cativantes nomes do actual jazz criativo de França –, elevando a outro patamar parcerias que já existiam com os irmãos Théo e Valentin Ceccaldi ou com Roberto Negro. Mas haverá mais do que o Tricoimbra, como nas linhas que se seguem ficam desde já a saber…

Ler mais

22 de Setembro de 2020

Uma conjuntura feita oportunidade

texto Gonçalo Falcão

O festival de Guimarães vai ser diferente este ano pelos motivos que vocês sabem, com um programa recheado de nomes portugueses ou de músicos de outras paragens que escolheram Portugal como país de residência. Ainda assim, as características que lhe são habituais permanecem por inteiro. Acontecerá em Novembro próximo com um recheio que muito promete.

Ler mais

7 de Setembro de 2020

Jazz em direto, sem público

texto António Branco

É já no próximo fim de semana (12 e 13 de Setembro) que se realiza a Festa do Jazz, com concertos e muito mais a terem lugar pela primeira vez no Centro Cultural de Belém. Mas atenção, sem público presencial: numa solução inédita devido à corrente epidemia, o festival será transmitido pela RTP Palco. Carlos Martins, o programador, conta como e porquê, aqui em baixo...

Ler mais

23 de Outubro de 2019

Pára tudo, que não é fácil…

texto Gonçalo Falcão

O cartaz do Guimarães Jazz chega este ano com algumas novidades: desde logo o facto de termos 10 dias seguidos de jazz, alguns com dois concertos. A jazz pt coloca o programa na mesa de operações e disseca as propostas do seu director artístico, Ivo Martins, numa tentativa de ajudar o leitor a organizar a sua agenda. Não vai ser fácil, tamanha é a oferta…

Ler mais

19 de Setembro de 2019

Coimbra em festa

texto Rui Eduardo Paes

Steve Coleman (foto acima), Fred Frith, Joe McPhee, Michael Moore, Wilbert De Joode, Carlos “Zíngaro”, Rodrigo Amado, Susana Santos Silva e Gabriel Ferrandini são as cartas fortes da 17ª edição dos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra. Em Outubro vamos ouvi-los, e a muitas outras propostas, em vários espaços da Cidade Universitária…

Ler mais

8 de Julho de 2019

Resistência: Modos de usar

texto Gonçalo Falcão

São 16 concertos em 10 dias numa edição do festival da Fundação Calouste Gulbenkian que celebra a música como arma política. Em prestação de serviço público, a jazz.pt sugere nesta página as escolhas a fazer se os orçamentos não dão para assistir a tudo e dá umas dicas no caso de uma opção “pelos ouvidos”…

Ler mais

2 de Maio de 2019

Festa brava a Oeste

texto Rui Eduardo Paes

No ano em que comemora uma década de existência, o “congresso dos improvisadores” surge com uma edição especial que envolve cerca de 100 participantes dos mais variados países e uma série de nomes sonantes, que vão de Axel Dörner (foto acima), Biliana Voutchkova e Yedo Gibson aos “nossos” Carlos “Zíngaro”, Nuno Rebelo, Sei Miguel e Joana Guerra. No Oeste, a última semana de Maio e os dois primeiros dias de Junho vão ser de festa.

Ler mais

18 de Abril de 2019

Barreiro tem novo festival de jazz

texto António Branco

No próximo mês de junho vai nascer um novo festival de jazz. O nome repete outro que se faz no Porto, porque também se realizará ao ar livre, mas terá lugar na margem sul do Tejo. Bobo Stenson (foto acima) e Jakob Bro são os cabeças-de-cartaz, mas o grosso da programação faz-se com a prata da casa.

Ler mais

10 de Outubro de 2018

Coimbra vai receber três mulheres do jazz

texto Rui Eduardo Paes

A 16ª edição do festival de Coimbra acontecerá, mais uma vez, em vários espaços da cidade e juntando muito diferentes tendências do jazz, com incidência tanto para o internacional como para o nacional. O programa tem três mulheres em destaque: Carla Bley (foto acima), Sylvie Courvoisier e Mary Halvorson. Novidade absoluta é a estreia de um novo projecto: o Cena Jovem Jazz.pt.

Ler mais

8 de Outubro de 2018

Soul music para o século XXI

texto Gonçalo Falcão

Vem aí uma nova edição do festival de Guimarães, com um supergrupo liderado por Dave Douglas e a Mingus Big Band (foto acima) como cabeças-de-cartaz e um programa que privilegia os músicos jovens e com práticas menos coincidentes com os padrões. É hora de fazer as malas e ouvir a música que faz a alma destes dias.

Ler mais

3 de Julho de 2018

John Zorn: resumo e perspectiva

texto Gonçalo Falcão

É a segunda vez que o festival da Gulbenkian homenageia John Zorn nos últimos cinco anos: em 2013, a pretexto do seu 60º aniversário, uma parte da programação foi-lhe entregue. Este ano temos uma edição totalmente zorniana, que chega ao detalhe de atribuir a imagem gráfica à “designer” Heung-Heung Chin, responsável pelas capas mais recentes da sua editora (boa notícia, dado que a imagem do festival tem sido de uma pobreza de ideias confrangedora). 22 concertos e seis filmes depois, as férias impor-se-ão por receita médica. Ficam aqui as nossas recomendações.

Ler mais

8 de Março de 2018

Jazz nacional muda-se para o Bairro Alto

texto Rui Eduardo Paes

Agora desvinculado do Teatro Municipal S. Luiz, o festival que vem promovendo o que de melhor se faz em Portugal no que respeita ao jazz vai ocupar neste mês de Março vários espaços do Bairro Alto. O programa de concertos cobre as várias tendências do género, indo da poesia do projecto Brightbird de João Paulo Esteves da Silva (foto acima de Vitorino Coragem) até The Rite of Trio, com passagem, entre outros, por Maria João Ogre, João Barradas, Beatriz Nunes, André Fernandes Centauri e Rodrigo Amado.

Ler mais

10 de Outubro de 2017

Um festival para uma região

texto Rui Eduardo Paes

Passados 15 anos da sua existência, os Encontros de Jazz de Coimbra apresentam este mês de Outubro um cartaz que abrange, para além da Cidade Universitária, outros cinco municípios da Região Centro. A vintena de concertos e sessões formativas programada envolve mais de 50 músicos de vários países. O festival cresceu – muito – e traz propostas de peso. É como segue…

Ler mais

12 de Setembro de 2017

Um palco com 100 anos de discos

texto Gonçalo Falcão

E eis que se anuncia mais uma edição do festival de jazz da cidade-berço, este ano em comemoração dos 100 que conta já a edição discográfica. São estes – de Nels Cline à Secret Society de Darcy James Argue (foto acima por Ed Lefcowicz), passando pelos Mostly Other People Do The Killing e por Jan Garbarek – os concertos a que vamos assistir, como sempre no Centro Cultural Vila Flor…

Ler mais

21 de Junho de 2017

A amplitude do jazz do nosso tempo

texto Nuno Catarino

É em Julho ainda que tem início o grande festival português do mês de Agosto que aí vem. O cartaz propõe uma ampla variedade de práticas, tendências e estilos, combinando veteranos como Dave Douglas, Peter Brötzmann, Joëlle Léandre e David Torn com algumas novas glórias do género, a começar por Steve Lehman. Portugal estará representado por Carlos “Zíngaro” (Sudo Quartet, foto acima, de Gérard Rouy), Susana Santos Silva e EITR de Pedro Sousa e Pedro Lopes.

Ler mais

20 de Junho de 2017

Bons argumentos

texto Nuno Catarino

A velha e a nova guardas do jazz vão encontrar-se nos Açores em Outubro próximo. De Charles Tolliver (foto acima) a Jon Irabagon, com Matt Wilson e o portuense Ensemble Super Moderne pelo meio, o festival de Angra do Heroísmo tem bons argumentos para a sua 19ª edição.

Ler mais

13 de Junho de 2017

Cuba, rock e mais e mais ainda

texto Rui Eduardo Paes

Na sua 13ª edição, o festival de jazz de Vigo, na Galiza, foca-se no jazz latino, sobretudo o afro-cubano, e no jazz-rock, um e outro com propostas menos óbvias. A presença de músicos da região é reforçada, mas desta vez são apenas dois os intervenientes portugueses: Carlos Bica, que tocará com os seus Azul, e Bruno Pedroso, como membro do Abe Rábade Trio. Os cabeças-de-cartaz são Alexander von Schlippenbach (foto acima) com “Monk’s Casino”, uma releitura de toda a obra escrita por Thelonious Monk, e Uri Caine em trio de piano jazz com elementos de soul, rhythm & blues e gospel.

Ler mais

13 de Fevereiro de 2017

Oslo, Chicago e Lisboa vão ao Alto Alentejo

texto Nuno Catarino

O Portalegre Jazzfest está de volta. A 14ª edição do festival de jazz da cidade alentejana realizar-se-á, como habitualmente, em dois fins-de-semana, entre os dias 23 de Março e 1 de Abril. O segundo bloco será inteiramente dedicado à cena norueguesa, mas no cartaz estão dois projectos nacionais e músicos de outras origens.

Ler mais

5 de Outubro de 2016

Entre o Convento e o Salão

texto Rui Eduardo Paes

Gary Burton (foto acima) e Marc Ribot vão passar este mês por Coimbra, para mais uma edição, a 14ª, do festival de jazz desta cidade. O programa está recheado de nomes grandes, a actuarem entre um antigo convento e um antigo salão de bilhares. A música que acontecer conduzir-nos-á entre o pecado e a absolvição, tal como convém.

Ler mais

3 de Outubro de 2016

Ir é preciso

texto Gonçalo Falcão

No ano em que comemora o seu 25º aniversário, o festival da cidade-berço oferece uma programação aliciante que começa com uma “big band” e termina com outra, e não menos do que a nossa LUME e a de todos Liberation Music Orchestra (foto acima). Pelo meio, vem o saxofonista que gravou com David Bowie o disco de despedida do cantor, Donny McCaslin, bem como os muito grandes Rudresh Mahanthappa e Ambrose Akinmusire.

Ler mais