24 de Janeiro de 2023

Take me back to Rivoli: a 13.ª edição do Festival Porta-Jazz está à porta

texto: Gonçalo Falcão

Como deve acontecer às coisas boas, o festival portuense Porta-Jazz regressa de 3 a 5 de fevereiro com dias intensos com vários concertos no Rivoli. Corporaliza a dinâmica da comunidade jazzística do Porto e o empenho e disponibilidade humana e artística de um coletivo heterogéneo que tem vindo a crescer consistentemente.

Como nas edições anteriores, o festival usará os vários palcos e bastidores do teatro para uma espécie de showcase do trabalho feito pela associação. Um prestar de contas à cidade pelo apoio que lhe dá e um motivador para tocar, experimentar, participar. 

 

Ler mais

6 de Outubro de 2022

Jazz e incógnitas no Outono da Casa da Música

texto: Gonçalo Falcão

A Casa da Música criou o Outono em Jazz e programou doze concertos. Alguns são de jazz, outros de outras músicas. É difícil encontrar uma linha orientadora para a programação que mistura tudo sob as costas largas do jazz. Entre concertos e equívocos num mix exótico, ficam as sugestões da jazz.pt para orientar as escolhas de outubro. O destaque vai inevitavelmente para os concertos de dias 16, 18 e 23 (noite).

Ler mais

3 de Outubro de 2022

O Seixal entre o sólido e o gasoso

texto: Gonçalo Falcão

Aproximamo-nos velozmente da data de abertura do SeixalJazz, o festival outonal da margem sul. É francamente difícil antever a edição deste ano pois o festival é hoje uma versão muito diferente do que já foi, pendulando entre diferentes mundos, sem uma linha programática lógica e com uma largueza estilística desconcertante.

Precendo apostado em mudar de públicos e orientação o SeixalJazz regressará com dois palcos, o tradicional Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, e no novo SeixalJazz Clube, na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense. Por estranho que possa parecer, e depois de analisado o programa, será o clubbing a ter o programa mais vivo (e ainda por cima gratuito). Aprofundemos.

Ler mais

30 de Setembro de 2022

Guimarães entre o espiritual e a era espacial

texto: Gonçalo Falcão

O Guimarães Jazz é o melhor pretexto para um fim-de-semana-sportif no norte de Portugal, numa das cidades mais bonitas do país, para aproveitar os dias de sol típicos do verão de São Martinho. De 10 a 19 de novembro voltamos trocar bilhetes por um aluvião de vida. Vejamos o que é que o esmerado auditório do Centro Cultural Vila Flor tem para oferecer. E mais além...

Ler mais

30 de Setembro de 2022

Muito jazz na ilha formosa

texto: António Branco

Aproxima-se a 23.ª edição do Angrajazz - Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo, cujo palco é a magnífica ilha Terceira, nos Açores, e que se constitui como o mais reputado evento jazzístico do arquipélago. Lá vão estar Guillermo Klein y Los Guachos, Joe Dyson Quintet, Samara Joy, Belmondo Quintet, Pedro Moreira Sax Ensemble e a Orquestra Angrajazz, num cartaz que justifica uma viagem até ao meio do Atlântico.

Ler mais

28 de Setembro de 2022

Música para gente curiosa

texto: Gonçalo Falcão

Há quem viva bem com a música que passa na Rádio Comercial. E há quem goste tanto de música que permanentemente procure propostas novas, interessantes, que estejam a tentar explorar novos caminhos. Quem gosta de procurar e não apenas de receber, vai ao Barreiro. Lá há gente que tem dúvidas e que ensaia respostas.

Há muito para ver e ouvir no OUT.FEST, um festival que existe pela e para a música, não para vender cerveja e telemóveis. A música experimental tem passado pela cidade operária há 18 edições e hoje, o evento é incontornável para quem gosta de música exploratória, sem fronteiras definidas e à procura de novos caminhos. Há muito para ouvir na edição de 2022, a Jazz.pt destaca alguns concertos mais próximos do jazz.

Ler mais

5 de Julho de 2022

Contra a desertificação, jazzar, jazzar

texto: António Branco / fotografia: Jenny Berger Myhre (Cortex)

De 7 a 9 de julho o jazz regressa a Portalegre, num evento que já vai na sua 17.ª edição, e que, ano após ano, continua a constituir-se como um exemplo notável de resiliência e inconformismo face à inexorável tendência de desertificação e despovoamento do interior do país. Do cartaz abrangente constam o Luís Vicente Trio, os noruegueses Cortex, Hugo Carvalhais, Bill Shakespeare's Romeu and Joaoliet, Maria João OGRE Electric e o projeto “The Guit Kune Do”, do guitarrista André B. Silva. A não perder.

Ler mais

2 de Julho de 2022

“A lesma é a mesma?”

texto: Gonçalo Falcão

Vinhais vai receber novamente a Bienal Jorge Lima Barreto, uma iniciativa da Câmara Municipal com a programação de Vítor Rua, companheiro de sempre do inesquecível músico e musicólogo. Trás-os-Montes recebe durante 3 dias uma série de convidados que de algum modo orbitavam nas relações e referências do músico e musicólogo que criam razões alternativas para ir à capital do fumeiro.

Ler mais

30 de Junho de 2022

O jazz de hoje no Funchal

texto: António Branco

Entre 4 e 10 de julho está de regresso o Funchal Jazz e, como é norma, com um cartaz que inclui nomes de proa do jazz nacional e internacional. A cantora Cécile McLorin Salvant, o quarteto do saxofonista Immanuel Wilkins, o vibrafonista Joel Ross, com o seu grupo Good Vibes, e a Orquestra de Jazz do Funchal com o convidado Mário Laginha são os destaques da edição deste ano do festival madeirense.

Ler mais

24 de Junho de 2022

Intensa propulsão

texto: Nuno Catarino / fotografia: Nuno Martins

O JiGG - Jazz im Goethe-Garten está de regresso, depois de um interregno de dois anos causado pela pandemia. Esta 16.ª edição do JiGG apresenta cinco concertos, entre os dias 6 e 15 de julho: Garuda Trio (dia 6), Schnellertollermeier (7), Woody Black (13), Francesco Bearzatti Weird Box (14) e Carlos Bica, DJ Illvibe, Daniel Erdmann (15). No concerto inaugural irá atuar uma nova formação, que junta Hugo Costa (saxofone), Hernâni Faustino e João Valinho (bateria). Estivemos à conversa com o saxofonista, que nos fala sobre a banda e antecipa a atuação no belíssimo jardim do instituto alemão.

Ler mais

21 de Junho de 2022

Uma luz no escuro em Nova Iorque

texto: António Branco / fotografia: Armando L. Sanchez, Phil Penman

Junho é habitualmente mês de Vision Festival, emblemático evento organizado pela associação Arts for Art, liderada pelo contrabaixista William Parker, com epicentro este ano no Roulette, em Brooklyn, Nova Iorque. A abrir e a fechar o festival serão homenageadas duas figuras ímpares do jazz das últimas décadas: Wadada Leo Smith e Oliver Lake. Mas muito mais há para ouvir e ver (também em livestream) entre hoje e domingo.

Ler mais

20 de Junho de 2022

Julho é mês de jazz e mais nas Canárias

texto: António Branco / fotografia: Erik Umphrey, Cory Dewald

Está a chegar a 31.ª edição do Canarias Jazz & Más, importante festival que decorre entre 1 e 24 de julho nas oito ilhas do arquipélago espanhol. No topo de um cartaz bem recheado estão o San Francisco Jazz Collective, o quarteto do saxofonista Immanuel Wilkins, o projeto Big Vicious do trompetista Avishai Cohen ou o cantor Gregory Porter. E tudo aqui tão perto...

Ler mais

6 de Junho de 2022

Braga in Silhouette

texto: Gonçalo Falcão

James Brandon Lewis, Living with a couple, João Almeida “Pocus”, Mané Fernandes e Vicente, Drake, Parker e Dikeman. São concertos que fazem parte de um programa que coloca Braga no mapa dos grandes palcos do jazz em Portugal. Apesar ser a cidade mais antiga do nosso país (mais de 2000 anos) é conhecida como “a cidade da Juventude". gnration fala-nos de uma juventude interessante e arriscada que ouve música provocante.

Ler mais

1 de Junho de 2022

Diversidade e partilha

texto: Nuno Catarino / fotografia: Nuno Martins

O MIA - Festival de Música Improvisada da Atouguia da Baleia regressa este ano em toda a força, realizando-se entre os dias 9 e 12 de junho. Como é tradição, o programa inclui concertos, workshops, jam sessions e concertos de grupos sorteados, eventos distribuídos entre a Igreja São José / C.I.A.B., Conde Távora e Auditório da Sociedade Filarmónica - o programa completo pode ser encontrado aqui. Estivemos à conversa com Paulo Chagas, da organização do festival, também reconhecido saxofonista e improvisador, que antecipa o festival.

Ler mais

28 de Abril de 2022

Diferentes perspetivas

texto: Nuno Catarino / fotografia: Monica Jane Frisell

Chegado à sua décima edição, o festival Amadora Jazz regressa entre os dias 4 e 8 de maio, com seis concertos, apresentando diferentes perspetivas de jazz contemporâneo: Bill Frisell Trio, Craig Taborn, Tcheka com Mário Laginha, Diogo Alexandre & Tomás Marques Trio, Beatriz Nunes / Paula Sousa / Mário Franco e Gerajazz. Organizado pela Câmara Municipal da Amadora em parceria com JACC - Jazz ao Centro Clube, o festival vai levar música a três palcos: Recreios da Amadora, Cineteatro D. João V e Auditório de Alfornelos.

Ler mais

22 de Abril de 2022

Três gerações de mulheres criativas

texto: Nuno Catarino / fotografia: Márcia Lessa

O Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, vai acolher a primeira edição do Festival Theia. Com curadoria artística de Rita Maria, o novo festival celebra três gerações de mulheres criativas, à volta do Dia Internacional do Jazz. Nos dias 28, 29 e 30 de abril, a Malaposta apresenta concertos de Joana Raquel & Miguel Meirinhos, Zoe (duo de Marta Garrett e Inês Laginha), Herse (trio de Sofia Sá, Clara Lacerda e Raquel Reis, em estreia), Mariana Dionísio & Leonor Arnaut, trio de Beatriz Nunes, Paula Sousa e Mário Franco (a apresentar "À Espera do Futuro") e Nazaré da Silva Quinteto. Estivemos à conversa com a programadora Rita Maria, também cantora e compositora.

Ler mais

10 de Março de 2022

Música em ecrã para "ouver" no IndieMusic

texto: Gonçalo Falcão

O “IndieMusic” é a secção dedicada à música do Festival Internacional IndieLisboa, que regressa já no final de Abril. Traz novidades interessantes, das quais destacamos a estreia de “Sonosfera Telectu”, o documentário sobre os Telectu feito por Vasco Bação e Carlos Mendes (que já tinham assinado o “Ama Romanta: Uma Utopia que Fazia Filmes”) e Vítor Rua e Ilda Castro (a nova formação dos Telectu).

Ler mais

22 de Fevereiro de 2022

Até Jazz na Aula Magna

texto: António Branco

A Aula Magna será palco para um novo festival de jazz em Lisboa, o Até Jazz, que se realiza entre os dias 6 e 8 de maio, com um cartaz em doses duplas que mescla propostas nacionais e internacionais. Lá estarão o trio de Diogo Vida, o quinteto de Isabel Rato, o projeto LAB, de Ricardo Pinheiro e Miguel Amado, quartetos liderados por Mike Stern e Bill Evans e por Dave Weckl e Tom Kennedy e a banda do histórico Billy Cobham (na foto).

Ler mais

19 de Janeiro de 2022

O Norte reinicia

texto: Gonçalo Falcão

Depois de um ano em que o festival foi obrigado a tocar ao ar livre, volta em 2022 ao interior do Rivoli com as portas que lhe pertencem. Reinicia o bom movimento do jazz feito no Norte, que se uniu numa associação que tem sido capaz de pôr a tocar os seus músicos. O Porta-Jazz é um festival regional que nunca deixou de se abrir e acolher o resto do mundo como é o exemplo das parcerias que criou com a Robalo de Lisboa, por exemplo, ou com a AMR de Genebra ou com o festival austríaco Bezau Beatz. Temos ainda a editora – a Carimbo Porta-Jazz – que tem sido capaz de gravar e editar a música feita pelos associados e que de algum modo cria a linha de programação deste evento. Vão ser 17 concertos em três dias com oitenta músicos + seminários + jam sessions. Diz a produção que a 12.ª edição se apresenta “nua”: livre, clara e simplificada. Como se vem ao mundo.

Ler mais

2 de Novembro de 2021

Soprando e não só…

texto António Branco

A cidade do vidro vai ter neste mês de Novembro a sétima edição do seu festival de jazz, como habitualmente com um programa que aposta na produção nacional e que tem como intenção divulgar o género na região e dar apoio a músicos que, na pandemia, «passaram por momentos menos bons» (foto acima: LAB, por Manuel Luís Cochofel).

Ler mais

Agenda

01 Fevereiro

Com Calma Jazz Jam

Com Calma - Espaço Cultural - Lisboa

02 Fevereiro

João Lencastre, Pedro Branco e João Hasselberg

Miradouro de Baixo - Carpintarias de São Lázaro - Lisboa

02 Fevereiro

Mockūnas-Mikalkenas-Berre

Água Ardente - Lisboa

02 Fevereiro

Ensemble Porta-Jazz / Robalo

Porta-Jazz - Porto

02 Fevereiro

José Menezes Quarteto

Cine Incrível - Alma Danada - Almada

03 Fevereiro

Pedro Neves Trio “Hindrances” / Wabjie

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

03 Fevereiro

Percussion

Água Ardente - Lisboa

03 Fevereiro

Gianni Narduzzi “Dharma Bums” / Carlos Azevedo Quarteto “Serpente”

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

03 Fevereiro

Mockūnas-Mikalkenas-Berre

Salão Brazil - Coimbra

04 Fevereiro

Coletivo Osso/Porta-Jazz “Interferências” / Umbral

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

Ver mais