5 de Julho de 2022

Contra a desertificação, jazzar, jazzar

texto: António Branco / fotografia: Jenny Berger Myhre (Cortex)

De 7 a 9 de julho o jazz regressa a Portalegre, num evento que já vai na sua 17.ª edição, e que, ano após ano, continua a constituir-se como um exemplo notável de resiliência e inconformismo face à inexorável tendência de desertificação e despovoamento do interior do país. Do cartaz abrangente constam o Luís Vicente Trio, os noruegueses Cortex, Hugo Carvalhais, Bill Shakespeare's Romeu and Joaoliet, Maria João OGRE Electric e o projeto “The Guit Kune Do”, do guitarrista André B. Silva. A não perder.

Ler mais

2 de Julho de 2022

“A lesma é a mesma?”

texto: Gonçalo Falcão

Vinhais vai receber novamente a Bienal Jorge Lima Barreto, uma iniciativa da Câmara Municipal com a programação de Vítor Rua, companheiro de sempre do inesquecível músico e musicólogo. Trás-os-Montes recebe durante 3 dias uma série de convidados que de algum modo orbitavam nas relações e referências do músico e musicólogo que criam razões alternativas para ir à capital do fumeiro.

Ler mais

30 de Junho de 2022

O jazz de hoje no Funchal

texto: António Branco

Entre 4 e 10 de julho está de regresso o Funchal Jazz e, como é norma, com um cartaz que inclui nomes de proa do jazz nacional e internacional. A cantora Cécile McLorin Salvant, o quarteto do saxofonista Immanuel Wilkins, o vibrafonista Joel Ross, com o seu grupo Good Vibes, e a Orquestra de Jazz do Funchal com o convidado Mário Laginha são os destaques da edição deste ano do festival madeirense.

Ler mais

24 de Junho de 2022

Intensa propulsão

texto: Nuno Catarino / fotografia: Nuno Martins

O JiGG - Jazz im Goethe-Garten está de regresso, depois de um interregno de dois anos causado pela pandemia. Esta 16.ª edição do JiGG apresenta cinco concertos, entre os dias 6 e 15 de julho: Garuda Trio (dia 6), Schnellertollermeier (7), Woody Black (13), Francesco Bearzatti Weird Box (14) e Carlos Bica, DJ Illvibe, Daniel Erdmann (15). No concerto inaugural irá atuar uma nova formação, que junta Hugo Costa (saxofone), Hernâni Faustino e João Valinho (bateria). Estivemos à conversa com o saxofonista, que nos fala sobre a banda e antecipa a atuação no belíssimo jardim do instituto alemão.

Ler mais

21 de Junho de 2022

Uma luz no escuro em Nova Iorque

texto: António Branco / fotografia: Armando L. Sanchez, Phil Penman

Junho é habitualmente mês de Vision Festival, emblemático evento organizado pela associação Arts for Art, liderada pelo contrabaixista William Parker, com epicentro este ano no Roulette, em Brooklyn, Nova Iorque. A abrir e a fechar o festival serão homenageadas duas figuras ímpares do jazz das últimas décadas: Wadada Leo Smith e Oliver Lake. Mas muito mais há para ouvir e ver (também em livestream) entre hoje e domingo.

Ler mais

20 de Junho de 2022

Julho é mês de jazz e mais nas Canárias

texto: António Branco / fotografia: Erik Umphrey, Cory Dewald

Está a chegar a 31.ª edição do Canarias Jazz & Más, importante festival que decorre entre 1 e 24 de julho nas oito ilhas do arquipélago espanhol. No topo de um cartaz bem recheado estão o San Francisco Jazz Collective, o quarteto do saxofonista Immanuel Wilkins, o projeto Big Vicious do trompetista Avishai Cohen ou o cantor Gregory Porter. E tudo aqui tão perto...

Ler mais

6 de Junho de 2022

Braga in Silhouette

texto: Gonçalo Falcão

James Brandon Lewis, Living with a couple, João Almeida “Pocus”, Mané Fernandes e Vicente, Drake, Parker e Dikeman. São concertos que fazem parte de um programa que coloca Braga no mapa dos grandes palcos do jazz em Portugal. Apesar ser a cidade mais antiga do nosso país (mais de 2000 anos) é conhecida como “a cidade da Juventude". gnration fala-nos de uma juventude interessante e arriscada que ouve música provocante.

Ler mais

1 de Junho de 2022

Diversidade e partilha

texto: Nuno Catarino / fotografia: Nuno Martins

O MIA - Festival de Música Improvisada da Atouguia da Baleia regressa este ano em toda a força, realizando-se entre os dias 9 e 12 de junho. Como é tradição, o programa inclui concertos, workshops, jam sessions e concertos de grupos sorteados, eventos distribuídos entre a Igreja São José / C.I.A.B., Conde Távora e Auditório da Sociedade Filarmónica - o programa completo pode ser encontrado aqui. Estivemos à conversa com Paulo Chagas, da organização do festival, também reconhecido saxofonista e improvisador, que antecipa o festival.

Ler mais

28 de Abril de 2022

Diferentes perspetivas

texto: Nuno Catarino / fotografia: Monica Jane Frisell

Chegado à sua décima edição, o festival Amadora Jazz regressa entre os dias 4 e 8 de maio, com seis concertos, apresentando diferentes perspetivas de jazz contemporâneo: Bill Frisell Trio, Craig Taborn, Tcheka com Mário Laginha, Diogo Alexandre & Tomás Marques Trio, Beatriz Nunes / Paula Sousa / Mário Franco e Gerajazz. Organizado pela Câmara Municipal da Amadora em parceria com JACC - Jazz ao Centro Clube, o festival vai levar música a três palcos: Recreios da Amadora, Cineteatro D. João V e Auditório de Alfornelos.

Ler mais

22 de Abril de 2022

Três gerações de mulheres criativas

texto: Nuno Catarino / fotografia: Márcia Lessa

O Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, vai acolher a primeira edição do Festival Theia. Com curadoria artística de Rita Maria, o novo festival celebra três gerações de mulheres criativas, à volta do Dia Internacional do Jazz. Nos dias 28, 29 e 30 de abril, a Malaposta apresenta concertos de Joana Raquel & Miguel Meirinhos, Zoe (duo de Marta Garrett e Inês Laginha), Herse (trio de Sofia Sá, Clara Lacerda e Raquel Reis, em estreia), Mariana Dionísio & Leonor Arnaut, trio de Beatriz Nunes, Paula Sousa e Mário Franco (a apresentar "À Espera do Futuro") e Nazaré da Silva Quinteto. Estivemos à conversa com a programadora Rita Maria, também cantora e compositora.

Ler mais

10 de Março de 2022

Música em ecrã para "ouver" no IndieMusic

texto: Gonçalo Falcão

O “IndieMusic” é a secção dedicada à música do Festival Internacional IndieLisboa, que regressa já no final de Abril. Traz novidades interessantes, das quais destacamos a estreia de “Sonosfera Telectu”, o documentário sobre os Telectu feito por Vasco Bação e Carlos Mendes (que já tinham assinado o “Ama Romanta: Uma Utopia que Fazia Filmes”) e Vítor Rua e Ilda Castro (a nova formação dos Telectu).

Ler mais

22 de Fevereiro de 2022

Até Jazz na Aula Magna

texto: António Branco

A Aula Magna será palco para um novo festival de jazz em Lisboa, o Até Jazz, que se realiza entre os dias 6 e 8 de maio, com um cartaz em doses duplas que mescla propostas nacionais e internacionais. Lá estarão o trio de Diogo Vida, o quinteto de Isabel Rato, o projeto LAB, de Ricardo Pinheiro e Miguel Amado, quartetos liderados por Mike Stern e Bill Evans e por Dave Weckl e Tom Kennedy e a banda do histórico Billy Cobham (na foto).

Ler mais

19 de Janeiro de 2022

O Norte reinicia

texto: Gonçalo Falcão

Depois de um ano em que o festival foi obrigado a tocar ao ar livre, volta em 2022 ao interior do Rivoli com as portas que lhe pertencem. Reinicia o bom movimento do jazz feito no Norte, que se uniu numa associação que tem sido capaz de pôr a tocar os seus músicos. O Porta-Jazz é um festival regional que nunca deixou de se abrir e acolher o resto do mundo como é o exemplo das parcerias que criou com a Robalo de Lisboa, por exemplo, ou com a AMR de Genebra ou com o festival austríaco Bezau Beatz. Temos ainda a editora – a Carimbo Porta-Jazz – que tem sido capaz de gravar e editar a música feita pelos associados e que de algum modo cria a linha de programação deste evento. Vão ser 17 concertos em três dias com oitenta músicos + seminários + jam sessions. Diz a produção que a 12.ª edição se apresenta “nua”: livre, clara e simplificada. Como se vem ao mundo.

Ler mais

2 de Novembro de 2021

Soprando e não só…

texto António Branco

A cidade do vidro vai ter neste mês de Novembro a sétima edição do seu festival de jazz, como habitualmente com um programa que aposta na produção nacional e que tem como intenção divulgar o género na região e dar apoio a músicos que, na pandemia, «passaram por momentos menos bons» (foto acima: LAB, por Manuel Luís Cochofel).

Ler mais

19 de Outubro de 2021

Jazz numa roda dentro de uma roda

texto Gonçalo Falcão

O festival de Guimarães cumpre este ano 30 de vida, novamente com as salas em lotação máxima. E fá-lo do modo a que nos habituou: renovando-se. Vem carregado de boas ideias e com propostas irrecusáveis, sempre representando uma cidade que muito evoluiu em três décadas. Roda que roda.

Ler mais

6 de Outubro de 2021

25 anos a acontecer

texto António Branco

O festival de jazz do Seixal perfaz este mês de Outubro um quarto de século de existência, o que o junta aos mais longevos do país. E traz consigo uma série de propostas, nacionais e internacionais, difíceis de recusar, pelo que uma ida à margem sul do Tejo é de agendar entre os dias 14 e 23 (foto acima: Ted Nash).

Ler mais

29 de Setembro de 2021

Em tamanho grande

texto Rui Eduardo Paes

“Ensembles” alargados e colaborações entre músicos portugueses e da Noruega: são estes os dois principais tópicos da 19ª edição do festival de Coimbra, a realizar no final do próximo mês de Outubro. Nele serão apresentados novos discos e discos serão gravados durante o evento para edição próxima.

Ler mais

28 de Junho de 2021

Com todos os éfes e erres

texto Gonçalo Falcão

Na ausência de nomes norte-americanos, devido às presentes contingências pandémicas, o festival da Gulbenkian apresenta este ano um programa focado na Europa e em Portugal que acaba por ser um dos mais interessantes dos últimos anos. Eis, dia a dia, o que vamos poder ouvir, com todos os cuidados necessários...

Ler mais

24 de Maio de 2021

O regresso (mais do que) possível

texto Rui Eduardo Paes

O “congresso dos improvisadores” do concelho de Peniche voltará em Junho próximo a acontecer, depois de a sua edição de 2020 ter sido cancelada devido à pandemia. E necessariamente que adaptado às circunstâncias, com menos participantes. É o regresso possível, mais ainda assim muito prometendo.

Ler mais

12 de Outubro de 2020

Associação de Amizade Portugal-França

texto Rui Eduardo Paes

É em contexto pandémico que chega mais uma edição, a 18ª, do festival de jazz de Coimbra. Com outra particularidade: uma boa parte do programa é dedicada à colaboração de músicos nacionais com os do Tricollectif – associação que reúne alguns dos mais cativantes nomes do actual jazz criativo de França –, elevando a outro patamar parcerias que já existiam com os irmãos Théo e Valentin Ceccaldi ou com Roberto Negro. Mas haverá mais do que o Tricoimbra, como nas linhas que se seguem ficam desde já a saber…

Ler mais

Agenda

27 Setembro

Eurico Costa e João Grilo

Maus Hábitos - Porto

27 Setembro

Jam Session com Bernardo Tinoco

Hot Clube de Portugal - Lisboa

28 Setembro

Granular Bastards

Oficinas do Convento - Montemor-o-Novo

28 Setembro

João Pedro Coelho “Crónicas”

Hot Clube de Portugal - Lisboa

29 Setembro

Mariana Dionísio & João Pereira “Tracapangã”

Café Dias - Lisboa

29 Setembro

Granular Bastards

O'culto da Ajuda - Lisboa

29 Setembro

Cícero Lee Trio feat. Desidério Lázaro

Drama Bar Lounge - Cascais

29 Setembro

Helena Espvall, José Lencastre e Maria da Rocha

Cossoul - Lisboa

29 Setembro

Conundrum: Pedro Melo Alves, Ignaz Schick

ZDB - Lisboa

29 Setembro

Quarteto Cabaud / Marques

Hot Clube de Portugal - Lisboa

Ver mais