1 de Junho de 2023

Traços de quem correu riscos: Jazz em Agosto 2023

texto: Gonçalo Falcão

Frank Lowe, numa conversa com Brian Morton, disse que gostava do saxofonista Chu Berry (1908-1941), famoso nos anos 30 do século passado, porque ele tocava uma coisa e depois tocava-a outra vez... só que melhor. E isso – disse Lowe – é a essência da improvisação: «Everyone thinks you play something new every time, but that isn’t it. You play the same things. You just dig deeper into them. That’s what Coltrane did. He must have played ‘My Favorite Things’ 500 times (…) and them he played it again, only better, or deeper…» O Jazz em Agosto deste ano é sobre isto: tocar outra vez, melhor e mais profundamente. É um regresso à essência da música, ao momento inaugural. Às primeiras músicas surgidas no Pleistoceno, que eram seguramente improvisadas, e onde a repetição era o que distinguia o que eram sons e o que era música. A jazz.pt leva-o até lá.

Ler mais

16 de Maio de 2023

Som com cor

texto: Nuno Catarino

A trompetista Yazz Ahmed vai apresentar-se ao vivo no Theatro Circo no próximo dia 20 de maio. Em Braga iremos ouvir uma música jazz original que combina elementos arábicos com um som psicadélico.

Ler mais

22 de Abril de 2023

Quando as bolas vermelhas sabem às de Berlim: Amadora Jazz

texto: Gonçalo Falcão

Com mais de 1000 anos de história, a Amadora é uma das cidades da Área Metropolitana de Lisboa que está em mudança e rejuvenescimento. Densamente povoada – mais de 170 000 pessoas (mais que Coimbra, Matosinhos, Oeiras) – a cidade quer afirmar-se nas suas mais diferentes vertentes e a cultura faz parte da vida das cidades saudáveis. Com a BD como grande referência, o jazz assume uma importância gradual: 11 anos passaram e o festival da cidade segue sorrateiramente um crescimento sustentado, que assim enriquece a sua cidadania. Organizado pela Câmara Municipal da Amadora em parceria com o Jazz Ao Centro Clube (JACC), em maio há motivos para rodar a IC19, que é muito mais do que uma bola vermelha.

Ler mais

4 de Março de 2023

Portalegre JazzFest 2023: Razões para celebrar abril

texto: Gonçalo Falcão

É no final do mês de abril que se deve agendar um fim-de-semana musical em Portalegre. O Portalegre JazzFest é um dos festivais que abre a época e realizar-se-á de 27 a 29 de abril. Tem sido um ponto de encontro de gente de todo o país para um fim-de-semana gastro-turístico-musical. É ir às apps e reservar lugar na cidade; a jazz.pt orienta.

Ler mais

24 de Janeiro de 2023

Take me back to Rivoli: a 13.ª edição do Festival Porta-Jazz está à porta

texto: Gonçalo Falcão

Como deve acontecer às coisas boas, o festival portuense Porta-Jazz regressa de 3 a 5 de fevereiro com dias intensos com vários concertos no Rivoli. Corporaliza a dinâmica da comunidade jazzística do Porto e o empenho e disponibilidade humana e artística de um coletivo heterogéneo que tem vindo a crescer consistentemente.

Como nas edições anteriores, o festival usará os vários palcos e bastidores do teatro para uma espécie de showcase do trabalho feito pela associação. Um prestar de contas à cidade pelo apoio que lhe dá e um motivador para tocar, experimentar, participar. 

 

Ler mais

6 de Outubro de 2022

Jazz e incógnitas no Outono da Casa da Música

texto: Gonçalo Falcão

A Casa da Música criou o Outono em Jazz e programou doze concertos. Alguns são de jazz, outros de outras músicas. É difícil encontrar uma linha orientadora para a programação que mistura tudo sob as costas largas do jazz. Entre concertos e equívocos num mix exótico, ficam as sugestões da jazz.pt para orientar as escolhas de outubro. O destaque vai inevitavelmente para os concertos de dias 16, 18 e 23 (noite).

Ler mais

3 de Outubro de 2022

O Seixal entre o sólido e o gasoso

texto: Gonçalo Falcão

Aproximamo-nos velozmente da data de abertura do SeixalJazz, o festival outonal da margem sul. É francamente difícil antever a edição deste ano pois o festival é hoje uma versão muito diferente do que já foi, pendulando entre diferentes mundos, sem uma linha programática lógica e com uma largueza estilística desconcertante.

Precendo apostado em mudar de públicos e orientação o SeixalJazz regressará com dois palcos, o tradicional Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, e no novo SeixalJazz Clube, na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense. Por estranho que possa parecer, e depois de analisado o programa, será o clubbing a ter o programa mais vivo (e ainda por cima gratuito). Aprofundemos.

Ler mais

30 de Setembro de 2022

Guimarães entre o espiritual e a era espacial

texto: Gonçalo Falcão

O Guimarães Jazz é o melhor pretexto para um fim-de-semana-sportif no norte de Portugal, numa das cidades mais bonitas do país, para aproveitar os dias de sol típicos do verão de São Martinho. De 10 a 19 de novembro voltamos trocar bilhetes por um aluvião de vida. Vejamos o que é que o esmerado auditório do Centro Cultural Vila Flor tem para oferecer. E mais além...

Ler mais

30 de Setembro de 2022

Muito jazz na ilha formosa

texto: António Branco

Aproxima-se a 23.ª edição do Angrajazz - Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo, cujo palco é a magnífica ilha Terceira, nos Açores, e que se constitui como o mais reputado evento jazzístico do arquipélago. Lá vão estar Guillermo Klein y Los Guachos, Joe Dyson Quintet, Samara Joy, Belmondo Quintet, Pedro Moreira Sax Ensemble e a Orquestra Angrajazz, num cartaz que justifica uma viagem até ao meio do Atlântico.

Ler mais

28 de Setembro de 2022

Música para gente curiosa

texto: Gonçalo Falcão

Há quem viva bem com a música que passa na Rádio Comercial. E há quem goste tanto de música que permanentemente procure propostas novas, interessantes, que estejam a tentar explorar novos caminhos. Quem gosta de procurar e não apenas de receber, vai ao Barreiro. Lá há gente que tem dúvidas e que ensaia respostas.

Há muito para ver e ouvir no OUT.FEST, um festival que existe pela e para a música, não para vender cerveja e telemóveis. A música experimental tem passado pela cidade operária há 18 edições e hoje, o evento é incontornável para quem gosta de música exploratória, sem fronteiras definidas e à procura de novos caminhos. Há muito para ouvir na edição de 2022, a Jazz.pt destaca alguns concertos mais próximos do jazz.

Ler mais

5 de Julho de 2022

Contra a desertificação, jazzar, jazzar

texto: António Branco / fotografia: Jenny Berger Myhre (Cortex)

De 7 a 9 de julho o jazz regressa a Portalegre, num evento que já vai na sua 17.ª edição, e que, ano após ano, continua a constituir-se como um exemplo notável de resiliência e inconformismo face à inexorável tendência de desertificação e despovoamento do interior do país. Do cartaz abrangente constam o Luís Vicente Trio, os noruegueses Cortex, Hugo Carvalhais, Bill Shakespeare's Romeu and Joaoliet, Maria João OGRE Electric e o projeto “The Guit Kune Do”, do guitarrista André B. Silva. A não perder.

Ler mais

2 de Julho de 2022

“A lesma é a mesma?”

texto: Gonçalo Falcão

Vinhais vai receber novamente a Bienal Jorge Lima Barreto, uma iniciativa da Câmara Municipal com a programação de Vítor Rua, companheiro de sempre do inesquecível músico e musicólogo. Trás-os-Montes recebe durante 3 dias uma série de convidados que de algum modo orbitavam nas relações e referências do músico e musicólogo que criam razões alternativas para ir à capital do fumeiro.

Ler mais

30 de Junho de 2022

O jazz de hoje no Funchal

texto: António Branco

Entre 4 e 10 de julho está de regresso o Funchal Jazz e, como é norma, com um cartaz que inclui nomes de proa do jazz nacional e internacional. A cantora Cécile McLorin Salvant, o quarteto do saxofonista Immanuel Wilkins, o vibrafonista Joel Ross, com o seu grupo Good Vibes, e a Orquestra de Jazz do Funchal com o convidado Mário Laginha são os destaques da edição deste ano do festival madeirense.

Ler mais

24 de Junho de 2022

Intensa propulsão

texto: Nuno Catarino / fotografia: Nuno Martins

O JiGG - Jazz im Goethe-Garten está de regresso, depois de um interregno de dois anos causado pela pandemia. Esta 16.ª edição do JiGG apresenta cinco concertos, entre os dias 6 e 15 de julho: Garuda Trio (dia 6), Schnellertollermeier (7), Woody Black (13), Francesco Bearzatti Weird Box (14) e Carlos Bica, DJ Illvibe, Daniel Erdmann (15). No concerto inaugural irá atuar uma nova formação, que junta Hugo Costa (saxofone), Hernâni Faustino e João Valinho (bateria). Estivemos à conversa com o saxofonista, que nos fala sobre a banda e antecipa a atuação no belíssimo jardim do instituto alemão.

Ler mais

21 de Junho de 2022

Uma luz no escuro em Nova Iorque

texto: António Branco / fotografia: Armando L. Sanchez, Phil Penman

Junho é habitualmente mês de Vision Festival, emblemático evento organizado pela associação Arts for Art, liderada pelo contrabaixista William Parker, com epicentro este ano no Roulette, em Brooklyn, Nova Iorque. A abrir e a fechar o festival serão homenageadas duas figuras ímpares do jazz das últimas décadas: Wadada Leo Smith e Oliver Lake. Mas muito mais há para ouvir e ver (também em livestream) entre hoje e domingo.

Ler mais

20 de Junho de 2022

Julho é mês de jazz e mais nas Canárias

texto: António Branco / fotografia: Erik Umphrey, Cory Dewald

Está a chegar a 31.ª edição do Canarias Jazz & Más, importante festival que decorre entre 1 e 24 de julho nas oito ilhas do arquipélago espanhol. No topo de um cartaz bem recheado estão o San Francisco Jazz Collective, o quarteto do saxofonista Immanuel Wilkins, o projeto Big Vicious do trompetista Avishai Cohen ou o cantor Gregory Porter. E tudo aqui tão perto...

Ler mais

6 de Junho de 2022

Braga in Silhouette

texto: Gonçalo Falcão

James Brandon Lewis, Living with a couple, João Almeida “Pocus”, Mané Fernandes e Vicente, Drake, Parker e Dikeman. São concertos que fazem parte de um programa que coloca Braga no mapa dos grandes palcos do jazz em Portugal. Apesar ser a cidade mais antiga do nosso país (mais de 2000 anos) é conhecida como “a cidade da Juventude". gnration fala-nos de uma juventude interessante e arriscada que ouve música provocante.

Ler mais

1 de Junho de 2022

Diversidade e partilha

texto: Nuno Catarino / fotografia: Nuno Martins

O MIA - Festival de Música Improvisada da Atouguia da Baleia regressa este ano em toda a força, realizando-se entre os dias 9 e 12 de junho. Como é tradição, o programa inclui concertos, workshops, jam sessions e concertos de grupos sorteados, eventos distribuídos entre a Igreja São José / C.I.A.B., Conde Távora e Auditório da Sociedade Filarmónica - o programa completo pode ser encontrado aqui. Estivemos à conversa com Paulo Chagas, da organização do festival, também reconhecido saxofonista e improvisador, que antecipa o festival.

Ler mais

28 de Abril de 2022

Diferentes perspetivas

texto: Nuno Catarino / fotografia: Monica Jane Frisell

Chegado à sua décima edição, o festival Amadora Jazz regressa entre os dias 4 e 8 de maio, com seis concertos, apresentando diferentes perspetivas de jazz contemporâneo: Bill Frisell Trio, Craig Taborn, Tcheka com Mário Laginha, Diogo Alexandre & Tomás Marques Trio, Beatriz Nunes / Paula Sousa / Mário Franco e Gerajazz. Organizado pela Câmara Municipal da Amadora em parceria com JACC - Jazz ao Centro Clube, o festival vai levar música a três palcos: Recreios da Amadora, Cineteatro D. João V e Auditório de Alfornelos.

Ler mais

22 de Abril de 2022

Três gerações de mulheres criativas

texto: Nuno Catarino / fotografia: Márcia Lessa

O Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, vai acolher a primeira edição do Festival Theia. Com curadoria artística de Rita Maria, o novo festival celebra três gerações de mulheres criativas, à volta do Dia Internacional do Jazz. Nos dias 28, 29 e 30 de abril, a Malaposta apresenta concertos de Joana Raquel & Miguel Meirinhos, Zoe (duo de Marta Garrett e Inês Laginha), Herse (trio de Sofia Sá, Clara Lacerda e Raquel Reis, em estreia), Mariana Dionísio & Leonor Arnaut, trio de Beatriz Nunes, Paula Sousa e Mário Franco (a apresentar "À Espera do Futuro") e Nazaré da Silva Quinteto. Estivemos à conversa com a programadora Rita Maria, também cantora e compositora.

Ler mais

Agenda

07 Junho

Choro do Neckar

Cascais Jazz Club - Cascais

08 Junho

Afonso Pais e Tomás Marques

Miradouro de Baixo - Carpintarias de São Lázaro - Lisboa

08 Junho

George Esteves

Cascais Jazz Club - Cascais

08 Junho

Jam session

Sala 6 - Barreiro

08 Junho

Paula Sousa, João Moreira e Romeu Tristão

Távola Bar - Lisboa

09 Junho

Pedro Neves Trio “Hindrances”

Parque Central da Maia - Maia

09 Junho

No-Bise

Nisa’s Lounge - Algés

09 Junho

Lorena Izquierdo, Alvaro Rosso e Abdul Moimême

Cossoul - Lisboa

09 Junho

MOVE

BOTA - Lisboa

09 Junho

Mané Fernandes “Matriz Motriz”

Parque Central da Maia - Maia

Ver mais