Sebastian Rochford / Kit Downes: “A Short Diary” (ECM)
ECM
Para a sua estreia em nome próprio na editora ECM, o baterista Sebastian Rochford conta com a colaboração do pianista Kit Downes. Aqui fica a crítica ao disco “A Short Diary” pelas palavras de Isabela Abate.
Um apagar. O afunilamento de um sentimento que se faz sentir por entre o pedal de um piano. E uma luz. O acender. Que permanece acordada pelo badalar da terna bateria. A esperança materializada no sentimento da saudade.
“A Short Diary”, disco dedicado a figura paternal do baterista - Gerard Rochford - é presença assente em todo o conjunto e eterna no último tema - “Even Now I Think of Her”, composta pelo mesmo. Estrutura poética, quase em linguagem de conto musical, a sequência de composição permite-nos embarcar nessa viagem melancólica, de coração na mão, navegando de braços abertos nas ondas conduzidas ao piano por Kit Downes, pianista de reencontros, em que os dois já se teriam cruzado no seu trabalho de 2018, “Dreamlife of Debris”, demonstra também a fiel ligação existente entre os dois músicos.
Os capítulos ditam a história - “This Tune Your Ears Will Never Hear”, “Communal Decisions”, “Night of Quiet”, “Love You Grampa”, “Our Time is Still”, “Silver Light”, “Ten of Us”, terminando, mas nunca em forma efémera, com tema já retratado.
O enredo, já à partida presente, é contado respeitando os tempos de interiorização. Pouco apressado. Sem corridas de ganhos ou perdas. A bateria emerge discretamente ao longo de todo o álbum, de delicadeza única, dando tempo ao tempo. O tinir de um prato ao de leve, sem urgência de se fazer notar. O ecoar de uma batida acertada. Sabe o seu caminho, a sua conjugação, a força que adquire na espera para saber atuar. Sebastian Rochford sempre o demonstrou, o controle do instrumento, o à vontade para saber criar e transmitir, em pratos limpos, o que o faz sentir. Temas que nunca nos conduzem demasiado para baixo, mas mantêm-nos num limiar dúbio de queda livre, em que o fim parece não chegar e o caminho, este de importância, guiado por uma leve esperança. O teclado flutuante. O leve começo a cada novo segundo, prorrogado ou não pela intenção. Nunca extremista, nem discípulo de altos contrastes, compromete-se a ser o guia principal de uma emoção que quer permanecer acesa.
Lançado pela ECM em janeiro de 2023, o objecto tangível conta com a fotografia de Clare Rochford. Luz fosca em ambiente fechado, vê se a forma embaciada de curtas grades, de ambiente atmosférico, místico de nevoeiro, relembrando a série “Tentativa de Esgotamento”, de Daniel Blaufuks, captando, dos dois lados, a face ínfima e alegre da solidão que é deixada.
Álbum pesado, este, pesado de emoção, de sentimentalismo, de poesia, visa retratar, da forma mais humanista, a única certeza que permeia todo o ciclo da vida, porém, demonstrando que o apagar não deverá ser permanente e que a harmonia, deverá continuar para além da última página.
-
A Short Diary (ECM)
Sebastian Rochford / Kit Downes
Sebastian Rochford (bateria); Kit Downes (piano)