Troll’s Toy feat. João Salcedo: “Synesthesia” (VIC NIC / Lovecraft)
VIC NIC
O “power trio” de Jorge Loura (guitarra), Gabriel Neves (saxofone) e João Martins (bateria) juntou-se ao pianista João Salcedo para uma sessão de estúdio. A música foi publicada numa edição originalíssima, em formato de garrafa de cerveja. Ouve-se – e bebe-se – muito bem.
Os Troll’s Toy são um “power trio” que junta Jorge Loura (guitarra barítono), Gabriel Neves (saxofone tenor) e João Martins (bateria). O trio tinha editado até agora dois álbuns, o inaugural “18:05” (2019) e “Eksterordinare” (2021, edição de vinil duplo). Nesses discos, o grupo revelava um jazz-rock enérgico assente em composições originais fortes, trabalhadas com intensidade. Agora, o trio juntou-se com o pianista João Salcedo para uma sessão de estúdio. A sessão ficou gravada e foi agora editada pela VIC NIC.
Contudo, este não é apenas mais um disco. A música foi editada num formato original (que nem está previsto no Discogs): o disco é uma garrafa de cerveja. Em parceria com a Lovecraft, empresa de cerveja artesanal, os Troll’s Toy criaram uma cerveja original, numa edição limitada (192 unidades); e cada garrafa inclui um código para o disco online. Abrimos a cerveja e sentimos logo: a cerveja é intensa, frutada, com personalidade forte. E se o primeiro impacto é intenso, não se demora demasiado; não é pesada, vai escorregando bem.
A música do trio está diferente: se nos discos anteriores estava mais concisa e explosiva, agora já não tem pressa, é mais exploratória. Sempre bem estruturada, a música vai evoluindo e transformando-se ao longo de uma faixa única de 40 minutos. O quarteto arranca em toada exploratória, à procura de ideias, e o saxofone de Neves (com som muito claro), começa por assumir a liderança, seguido pelo piano; esta é uma longa viagem, em que se vão descobrindo diferentes ambientes; e o quarteto nunca perde o pé, vai sempre colocando degraus para ir subindo; e alcança momentos de alta intensidade, como a explosão coletiva que acontece por volta dos 14 minutos, após um crescendo lento.
Após uma quebra (minuto 18), a música volta a renascer; após mais um período de pesquisa e exploração, e por volta dos 27 minutos chegamos a outro ponto alto do disco, com as linhas melódicas desenhadas pelo saxofone, bem secundadas pelo piano, evoluindo para um crescendo explosivo; a guitarra está sempre presente na construção atenta da teia; e a bateria não falha na tapeçaria rítmica. Mais para o final, a guitarra assume a liderança (a partir dos 33 minutos), entrando também em conversa acesa com o piano. E, como não poderia deixar de ser, ainda há espaço para última explosão vulcânica (por volta dos 37 minutos) e para um definitivo “grand finale”.
Se o objeto-disco é absolutamente original, também a música é muito interessante. Este encontro dos Troll’s Toy com o pianista João Salcedo é uma belíssima surpresa, uma viagem exploratória que nos desafia e conquista. Um brinde a esta música!
-
Synesthesia (VIC NIC)
Troll's Toy
Troll's Toy: João Martins (bateria, sintetizadores); Gabriel Neves (saxofone tenor); Jorge Loura (guitarra barítono); João Salcedo (piano)