The Acrylic Rib: “As Far as November” (Fundacja Słuchaj)

The Acrylic Rib: “As Far as November” (Fundacja Słuchaj)

Fundacja Słuchaj!

Nuno Catarino

Este grupo The Acrylic Rib reúne três músicos internacionais, o catalão Albert Cirera e os ingleses Olie Brice e Nicolas Field. O trio pratica uma improvisação diabólica.

O grupo The Acrylic Rib reúne três músicos internacionais, um catalão (Albert Cirera) e dois ingleses (Olie Brice e Nicolas Field). Dois deles, Cirera e Brice, têm uma ligação próxima com Portugal: Cirera viveu vários anos em Lisboa, estabeleceu inúmeras parcerias e continua a ser uma visita regular; Brice é um contacto mais recente, mas já atuou por cá por várias vezes e estabeleceu colaborações com Rodrigo Amado e Luís Vicente, além de se ter apresentado a solo (tivemos oportunidade de assistir a uma atuação memorável na Água Ardente, em abril).

Aqui, Cirera (saxofones soprano e tenor) e Brice (contrabaixo) têm a companhia de Nicolas Field (bateria e percussão) para praticarem uma música improvisada sem rede, sem composições nem elementos pré-definidos. O disco registo de uma atuação ao vivo do trio em Geneva e consiste em duas longas peças, de cerca de meia hora cada uma: “A Zipper hidden in the Arm” e “By the time you finish reading this it will be over”. Esta música não é subtil nem delicada: o trio desenvolve uma música herdeira do free jazz, particularmente da fire music, com o saxofone sempre a cuspir fogo, acompanhado pela secção rítmica, e a música toca quase sempre no vermelho.

Nas liner notes, o jornalista/crítico espanhol Carlos Pérez Cruz (Club de Jazz), escreve: «Três planetas sincronizados para o espanto cósmico e a felicidade daqueles que amam a música que, sem saber como, nos suga para o seu buraco de energia circular, timbres extremos, texturas densas e pulsação diabólica.» Este disco é uma viagem improvisada, estes músicos são uma força da natureza e a música é sempre enérgica, sempre criativa, sempre diabólica. Esperamos ter oportunidade de assistir este grupo ao vivo em Portugal, porque a experiência deverá ser memorável.

 

 

  • As far as November

    As far as November (Fundacja Słuchaj!)

    The Acrylic Rib

    Albert Cirera (saxofones soprano e tenor); Olie Brice (contrabaixo); Nicolas Field Nicolas Field (bateria e percussão)

Agenda

10 Junho

Imersão / Improvisação

Parque Central da Maia - Maia

10 Junho

O Vazio e o Octaedro

Parque Central da Maia - Maia

10 Junho

Marta Hugon & Luís Figueiredo / Joana Amendoeira “Fado & Jazz”

Fama d'Alfama - Lisboa

10 Junho

Maria do Mar, Hernâni Faustino e João Morales “Três Vontades de Viver”

Feira do Livro de Lisboa - Lisboa

10 Junho

George Esteves e Kirill Bubyakin

Cascais Jazz Club - Cascais

10 Junho

Nuno Campos 4tet

Parque Central da Maia - Maia

10 Junho

Tim Kliphuis Quartet

Salão Brazil - Coimbra

10 Junho

Big Band do Município da Nazaré e Cristina Maria “Há Fado no Jazz”

Cine-teatro da Nazaré - Nazaré

10 Junho

Jorge Helder Quarteto

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

11 Junho

Débora King “Forget about Mars” / Mayan

Jardins da Quinta Real de Caxias - Oeiras

Ver mais