Joander Cruz: “Native” (Edição de autor)

Joander Cruz: “Native” (Edição de autor)

Edição de autor

Nuno Catarino

Da Bahia chega-nos uma proposta de fusão original: o saxofonista Joander Cruz apresenta-se com o EP “Native”.

Começamos por ouvir o som do saxofone de Joander Cruz do disco “Moacir de Todos os Santos” de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz. O saxofonista oriundo da Bahia tem entretanto tocado e colaborado com músicos e projetos como Dave Liebman, Joshua Redman, Orquestra Juvenil da Bahia, Mou Brasil, Jurandir Santana, Linda Briceño, Michael Küttner e Jürgen Seefelder, entre outros. Descobrimos entretanto que o saxofonista se aventurou em nome próprio, editando no final de 2022 o seu EP de estreia.

Em “Native” Joander Cruz apresenta quatro temas originais. Ao lado de Joander Cruz (saxofone alto), estão Erik Asatrian (nos teclados), Michael Acker (da Roménia, no baixo) e Matheus Jardim (na bateria). O EP abre com “Diaspora”, um ótimo tema instrumental com uma energia a evocar uma certa fusão Weather Report (ideia que é amplificada pelos teclados de Asatrian). Ao segundo tema, “Not a Threat”, mudamos de ambiente: vozes gravadas, ambiente eletrónico e o saxofone a explorar. O terceiro, “Risotto Pirajá”, ameaça arrancar devagar, mas rapidamente desata e acelera o ritmo. Para fechar, “Unity” arranca com um diálogo pré-gravado (entre mãe e filha?), entrando depois o saxofone de Cruz com toda a força, primeiro numa toada mais melancólica, mas depois crescendo com a turbulência rítmica.

Ouvimos aqui uma fusão original, num cruzamento entre elementos de jazz moderno e ritmos afrobaianos, e o disco nunca abranda, é sempre marcado por alta intensidade rítmica, guiado pelo saxofone de Cruz. E os contributos de Asatrian, Acker e Jardim estão no ponto certo, com equilíbrio, sem exagero. As cores vivas da ilustração da capa não enganam, a música reflete-as: sempre vibrante. Esta música é fresca, um jazz vivo com pozinhos eletrónicos, e não ficaria mal ao lado de muitas propostas da cena do “novo jazz inglês”. Uma boa descoberta de jazz moderno vindo da Bahia.

 

 

  • Native

    Native (Edição de autor)

    Joander Cruz

    Joander Cruz (saxofone alto); Erik Asatrian (teclados); Michael Acker (baixo); Matheus Jardim (bateria)

Agenda

10 Junho

Imersão / Improvisação

Parque Central da Maia - Maia

10 Junho

O Vazio e o Octaedro

Parque Central da Maia - Maia

10 Junho

Marta Hugon & Luís Figueiredo / Joana Amendoeira “Fado & Jazz”

Fama d'Alfama - Lisboa

10 Junho

Maria do Mar, Hernâni Faustino e João Morales “Três Vontades de Viver”

Feira do Livro de Lisboa - Lisboa

10 Junho

George Esteves e Kirill Bubyakin

Cascais Jazz Club - Cascais

10 Junho

Nuno Campos 4tet

Parque Central da Maia - Maia

10 Junho

Tim Kliphuis Quartet

Salão Brazil - Coimbra

10 Junho

Big Band do Município da Nazaré e Cristina Maria “Há Fado no Jazz”

Cine-teatro da Nazaré - Nazaré

10 Junho

Jorge Helder Quarteto

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

11 Junho

Débora King “Forget about Mars” / Mayan

Jardins da Quinta Real de Caxias - Oeiras

Ver mais