Quarto com Luz: “Hole Wall Sun Tree” (Habitable Records)
Habitable Records
Este improvável quinteto junta Samuel Gapp, Helena Espvall, Carla Santana, João Valinho e Michael Schiefel. Assente na improvisação aberta, a música deste disco é inesperada e desafiante.
“A música improvisada leva-nos para sítios inesperados”, lê-se no início do curto texto de apresentação deste disco. Quarto com Luz é um improvável quinteto que reúne cinco músicos oriundos de universos distintos: Samuel Gapp (piano), Helena Espvall (violoncelo), Carla Santana (eletrónica), João Valinho (bateria) e Michael Schiefel (voz). E, juntos no processo de criação, estes músicos confirmam o statement: levam a música a viajar por direções que, à partida, não esperávamos.
Nascido na Alemanha, Samuel Gapp é um jovem pianista muito original, que atravessa diversos territórios sonoros, desde o jazz mais convencional até à improvisação livre; foi o vencedor da 3.ª edição do Prémio de Composição Bernardo Sassetti e vimo-lo recentemente ao vivo num excelente trio com Zé Almeida e João Lencastre (no Miradouro de Baixo, em Lisboa). Juntam-se aqui duas caras que já conhecemos bem, a criativa e versátil violoncelista Helena Espvall e a engenhosa manipuladora de eletrónica Carla Santana – ou seja, está aqui 33% do sexteto Lantana (que editaram no ano passado o seu ótimo disco de estreia, “Elemental”). Soma-se o baterista João Valinho, figura omnipresente na cena free lisboeta, sempre disponível para contribuir com propulsão rítmica fogosa. E a formação completa-se com a voz do alemão Michael Schiefel.
O disco abre com o piano de Gapp muito ativo e presente, a preencher todo o espaço, seguido pela percussão irrequieta de Valinho; a voz de Schiefel aproxima-se discreta, entrando também o violoncelo e eletrónica. Trata-se de uma música improvisada, criada em tempo real, e o quinteto trata de encontrar caminhos comuns; aqui não se sente aquela pesquisa e deambulação que tantas vezes acontece nos terrenos da improvisação livre; aqui os músicos alinham-se e seguem uma mesma direção. O piano está sempre no centro, a roubar os holofotes; mas todos os músicos se vão interligando, acrescentando contributos à massa comum.
Pela instrumentação, técnicas e linguagens utilizadas, e mesmo pelos nomes envolvidos, poderíamos antever outros ambientes, mas a música acaba por resultar diferente daquilo que se poderia imaginar. Foge aos clichés da free improv: soa mais unida, mais colada, menos rebelde. O quinteto desenvolve uma música contemporânea viva, com pontuais laivos camarísticos. E a voz, muitas vezes em registo spoken word, junta camadas de densidade e drama. Assente na improvisação aberta, a música deste disco é inesperada e desafiante.
-
Hole Wall Sun Tree (Habitable Records)
Quarto com Luz
Samuel Gapp (piano); Helena Espvall (violoncelo); Carla Santana (eletrónica); João Valinho (bateria); Michael Schiefel (voz)