Alexander Hawkins Trio with Neil Charles & Stephen Davis: “Carnival Celestial” (Intakt)
Intakt
O compositor e pianista Alexander Hawkins é um dos mais interessantes músicos da cena inglesa atual. Ao contrário de muitos dos seus pares que espremem o suor das invenções americanas espirituais e afro-futuristas da América dos anos 70, Hawkins está num caminho próprio, entre a improvisação total e a composição estruturada.
Este trio, com Neil Charles (contrabaixo e percussão) e Stephen Davis (bateria e percussão) já leva mais de dez anos de música em conjunto mas com poucos discos (este é apenas o segundo disco do pianista em trio). Com “Carnaval Celestial” chegam a um ponto de maturidade de uma música muito própria.
É um disco excecional que leva a ideia do trio de piano a um outro local, onde Cecil Taylor, Matthew Shipp, Ahmad Jamal e Bill Evans se cruzam. Parece impossível, mas na verdade é este o segredo desta fórmula, a conjugação calculada entre a improvisação livre, flutuante e pontilhística no piano e a beleza lírica pensada e trabalhada com detalhe. Ouvimos, mais uma vez, esta forma tão curta – piano, contrabaixo e bateria – a ser revista, repensada e avançada.
O que mais se evidencia é a enorme capacidade técnica do trio e a originalidade da escrita do pianista. Parece ter encontrado uma forma de agarrar na herança de Cecil Taylor e de a trazer para as fronteiras do bop (aliás um pouco como Matthew Shipp, sendo que neste caso, a vontade de conter e regrar é muito menor) e de a misturar com os mais diversos elementos (de ritmos afro-caribenhos a música barroca). Neste trio entra a música toda, não apenas a fatia pequena a que convencionámos chamar Jazz.
A experiência diz-nos que, tradicionalmente, esta instrumentação é usada para o pianista poder brilhar. Na receita Hawkiana os três músicos estão todos no mesmo plano. Estão os três na frente e com um grau enorme de interpenetração, quase sempre a cruzarem os discursos. A eletrónica é usada com muita parcimónia e bom gosto.
À medida em que avançamos no século XXI é reconfortante ouvir músicos que têm dúvidas. Não adotam formas nem linguagens. Colocam questões às que existem, misturam ideias, procuram lugares pouco visitados. Neste sentido “Carnival Celestial” é um grande disco de jazz que deve ser ouvido dedicadamente e com atenção.
-
“Carnival Celestial” (Intakt)
Alexander Hawkins Trio With Neil Charles & Stephen Davis
Alexander Hawkins (piano, sintetizador, sampler, percussão); Neil Charles (contrabaixo, percussão), Stephen Davis (bateria, percussão)