Lídia Facerías & Edu Pons: “Mapas de Días y Pájaros” (Underpool)
Underpool
Do país vizinho chega-nos uma boa surpresa. Lídia Facerías (piano) e Edu Pons (saxofones) apresentam-nos o original disco “Mapas de Días y Pájaros”, numa edição da editora Underpool.
Apesar da proximidade geográfica, chega-nos a Portugal pouca música vinda de Espanha. Músicos como os saxofonistas Albert Cirera (que viveu em Lisboa durante vários anos e estabeleceu parcerias que continuam ativas) e Liba Villavecchia (que editou recentemente pela Clean Feed) ou o pianista Agustí Fernandez (notável improvisador cuja fama tem atravessado fronteiras, e chegou a editar o magnífico disco solo “El Laberint de la Memòria” pela label portuguesa Mbari) são exceções de um universo musical que é muito rico e que está aqui ao nosso lado, mas ao qual raramente estamos atentos, música que dificilmente atravessa a fronteira. Para tentar colmatar este contínuo esquecimento, em maio do ano passado publicámos um relato, assinado pela jornalista espanhola Begoña Villalobos (fundadora e editora do site In&OutJazz), sobre o atual momento da cena jazz em Espanha.
Outra honrosa exceção à qual temos prestado atenção recentemente, tem sido a pianista Clara Lai, que também tem atuado em Lisboa e em colaboração com músicos portugueses – e em novembro do ano passado publicámos uma crítica, assinada por Sofia Rajado, ao seu projeto Slight Deform em duo com Ferran Fages. E agora, também de Barcelona, mas em registo diferente, chega-nos um disco inesperado que surpreende. “Mapas de Días y Pájaros” tem edição Underpool e resulta do trabalho de um duo: no piano está Lídia Facerías e nos saxofones (e pontualmente flautas) está Edu Pons – dois músicos de quem nada sabíamos até ouvirmos esta música. A dupla editou em 2021 o seu EP de estreia, “Cambió la Hora” e, no final do ano passado, lançou este novo registo.
A dupla Facerías e Pons apresenta um conjunto de sete temas originais, num universo musical jazzístico onde sentimos evocações folk. Uma influência, de resto assumida pela pianista, é o mestre brasileiro Egberto Gismonti, e a música da dupla acaba por refletir essa referência. “Mapas de Días y Pájaros” é um disco que atravessa diferentes ambientes, mas sempre revelando atenção à melodia. Um tratado de elegância, onde o piano e o saxofone se mostram geralmente sóbrios, na exposição dos temas, abrindo-se levemente, mas nunca abdicando de concentração. As composições são arredondadas, piano e saxofone seguem entrelaçados no desenvolvimento de cada tema.
A música é sempre suave e será inevitável referir o “ambiente ECM” pelo que, apesar de ter sido criada no sul da Europa, esta música acaba por se aproximar mais do frio nórdico/centro-europeu do que da típicas propostas sulistas mais mornas e quentes. De Espanha poderá não vir bom vento, mas da música não nos poderemos queixar. Esta é mais uma boa proposta (diferente) que valerá a pena escutar. Deixamos uma nota final para a editora Underpool que, além deste registo e dos já referidos Albert Cirera (“Aquella Cosa” com o grupo Kamarilla) e Clara Lai (“Creciente”), tem um catálogo muito vasto e interessante que merece investigação atenta.
-
Mapas de Días y Pájaros (Underpool)
Lídia Facerías & Edu Pons
Lídia Facerías (piano, sintetizador e voz); Edu Pons (saxofones alto e soprano, flautas, voz); Laura Esteban (voz na faixa 7)