Derek Bailey: “Domestic Jungle” (Scatter Archive)

Derek Bailey: “Domestic Jungle” (Scatter Archive)

Scatter Archive

Nuno Catarino

Diretamente do baú: gravações caseiras do influente guitarrista Derek Bailey a acompanhar sons jungle vindos da rádio pirata.

Derek Bailey morreu no dia 25 de dezembro de 2005. Já lá vão quase duas décadas, como o tempo passa... Figura fundamental da música improvisada europeia, o guitarrista inglês, natural de Sheffield, criou um som e uma forma de tocar únicos, afirmando-se como um músico absolutamente original. A sua influência é inescapável, sendo inevitável também referir o seu livro “Improvisation, Its Nature and Practice”, onde concentra as suas ideias sobre música e improvisação – e que é considerado uma referência bibliográfica essencial para os interessados nas estéticas de improvisação. Passadas quase duas décadas da sua morte, Bailey permanece como figura tutelar da improvisação livre.

A discografia de Bailey é canónica, desde o marco inaugural “Topography of the Lungs” (com Evan Parker e Han Bennink), passando por “The London Concert” (um dos registos marcantes do duo com Evan Parker) e “Improvisations for Cello and Guitar” (com Dave Holland) até explorações fora da caixa, como o trio “Yankees” (com John Zorn e George Lewis), “Mirakle” (improv meets funk, com Jamaaladeen Tacuma e Calvin Weston) e os belíssimos – e favoritos pessoais – “Ballads” e “Standards” (interpretação de baladas clássicas no seu estilo peculiar, edições Tzadik).

Se John Zorn convenceu Derek Bailey a tocar baladas, também foi o nova-iorquino que levou o inglês a gravar a sua guitarra com música eletrónica. O disco “Guitar, Drums 'n' Bass” resulta de uma parceria com DJ Ninj, na altura um jovem produtor de Birmingham, uma das pérolas mais surpreendentes do imenso catálogo do guitarrista. Este disco tratou-se do “registo oficial”, mas o inglês já o costumava fazer em casa, informalmente, pelo desafio e pelo prazer. A escocesa Scatter Archive revelou ao mundo gravações caseiras que mostram a guitarra de Bailey em sobreposição com sons vindos da rádio (rádio pirata, note-se), de música jungle.

Sendo o jungle é uma música eletrónica de ritmo muito acelerado (geralmente à volta de 170 bpm), torna-se um exercício desafiante, implicando estratégias de reação e resposta rmuito rápida. Este era um estranho exercício que Bailey praticava na primeira metade da década de ’90 e, como o próprio confessou em entrevista, era um exercício que o desafiava. E se ao início o confronto poderá soar aos ouvintes abstrato, à medida que as gravações avançam vamos sentindo a ligação e conexões que a guitarra (esdrúxula) de Bailey vai entrelaçando com o jungle de som roufenho (e a autoria das várias músicas não é identificada, nos créditos a fonte é apenas indicada como “rádio”).

O encontro da guitarra de Bailey com a eletrónica ficou fixado oficialmente no icónico “Guitar, Drums ’n’ Bass” (Avant, 1997). Aqui ouvimos a sua pré-história, numa espécie de ensaios e exercícios. Não sendo um documento fundamental, valerá a pena para os fãs mais curiosos.

 

 

  • Domestic Jungle

    Domestic Jungle (Scatter Archive)

    Derek Bailey

    Derek Bailey (guitarra); músicos não identificados (música jungle, via rádio)

Agenda

25 Março

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25 Março

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Assembleia Legislativa da Madeira - Funchal

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26 Março

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Cascais Jazz Club - Cascais

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