Andrew Cyrille, William Parker & Enrico Rava: “2 Blues for Cecil” (TUM)

Andrew Cyrille, William Parker & Enrico Rava: “2 Blues for Cecil” (TUM)

TUM Records

Nuno Catarino

Andrew Cyrille, William Parker e Enrico Rava reuniram-se para homenagear o lendário Cecil Taylor. Entre composições e improvisações, o trio explora uma música luminosa. Um dos nossos discos favoritos de 2022.

Três músicos veteranos, oriundos de diferentes universos, estão aqui reunidos num disco que é uma homenagem a uma das figuras maiores (e mais controversas) da história do jazz, o pianista Cecil Taylor – com quem os três músicos tocaram. Se os dois americanos, o percussionista Andrew Cyrille e o contrabaixista William Parker, têm um percurso próximo do jazz mais livre, nos últimos anos o percurso do trompetista Enrico Rava tem estado sobretudo ligado ao jazz cristalino da ECM, mas o italiano tem também raízes fundadas no free aceso, com uma grande história nas músicas mais livres.

Em homenagem a Cecil Taylor, Rava (fliscorne), Parker (contrabaixo) e Cyrille (percussão) tratam de desenvolver uma música criativa, sem mimetismos. Ao longo do disco, o trio vai-se servindo de diferentes estratégias: por vezes alinhados em improvisações livres, sem temas nem rede; noutras vezes usam como base composições da autoria de cada um dos intervenientes – dois temas de Rava (“Ballerina” e Overboard”), dois temas de Cyrille (“Top, Bottom and What's in the Middle” e “Enrava Melody”) e uma composição de Parker (“Machu Picchu”); e, para fechar o disco, até há um standard intemporal: “My Funny Valentine” de Rodgers & Hart. 

Esta música, cultivada por três mestres, combina momentos de profunda beleza e lirismo com momentos de maior abstração, saltos para o vazio, no típico risco da improvisação livre. O resultado é uma música que prende o ouvinte, deixando-o sempre na expectativa para o que se vai seguir. Não há aqui tentativa de imitar o homenageado: os músicos simplesmente contribuem com as suas personalidades musicais num encontro rico. O trio apresenta uma música luminosa, que se traduziu num dos nossos discos favoritos de 2022.

 

 

  • 2 Blues for Cecil

    2 Blues for Cecil (TUM Records)

    Andrew Cyrille, William Parker & Enrico Rava

    Enrico Rava (fliscorne); William Parker (contrabaixo); Andrew Cyrille (bateria, percussão)

Agenda

25 Março

Duke Ellington’s Songbook

Sunset Jazz - Café 02 - Vila Nova de Santo André

25 Março

Mário Laginha com Orquestra Clássica da Madeira

Assembleia Legislativa da Madeira - Funchal

25 Março

The Rite of Trio

Porta-Jazz - Porto

25 Março

Sofia Borges (solo) “Trips and Findings”

O'culto da Ajuda - Lisboa

25 Março

George Esteves e Kirill Bubyakin

Cascais Jazz Club - Cascais

25 Março

Katerina L’Dokova

Auditório ESPAM - Vila Nova de Santo André

25 Março

Kurt Rosenwinkel Quartet

Auditório de Espinho - Espinho

26 Março

Giotto Roussies Blumenstrauß-Quartett

Cantaloupe Café - Olhão

26 Março

João Madeira, Carlos “Zíngaro” e Sofia Borges

BOTA - Lisboa

26 Março

Carlos Veiga, Maria Viana e Artur Freitas

Cascais Jazz Club - Cascais

Ver mais