Rita Maria / João Mortágua / Mané Fernandes: “Quang Ny Lys” (Roda Music)

Rita Maria / João Mortágua / Mané Fernandes: “Quang Ny Lys” (Roda Music)

Roda Music

Nuno Catarino

Três magníficos músicos e exploradores sonoros, juntaram-se para criar uma música inclassificável. Rita Maria, João Mortágua e Mané Fernandes brilham nesta edição da Roda Music.

2022 foi um grande ano para estes músicos: o guitarrista Mané Fernandes foi responsável por um dos nossos discos do ano, “ENTER THE sQUIGG”; o saxofonista João Mortágua esteve presente em dois outros discos do ano (“Pilgrimage” do quarteto MAZAM e “Neighbour Lizard” em quarteto com Nelson Cascais, André Fernandes e João Lencastre); e a cantora Rita Maria, entre outros projetos, tem estado ligada à editora Roda Music e promoveu o aplaudido Festival THEIA (considerado um dos eventos do ano). Três magníficos músicos e exploradores sonoros (dois deles, Rita Maria e João Mortágua, já distinguidos como “Músico do Ano” nos Prémios RTP/Festa do Jazz), juntaram-se aqui para criar uma música inclassificável. 

Neste projeto “Quang Ny Lys”, o trio serve-se de elementos do jazz, mas apenas como base, para a partir daí transformarem e criar algo novo, fora da caixa. O trio fez a sua estreia ao vivo no festival O Jazz tem Voz!, em outubro de 2020, e tivemos oportunidade de testemunhar essa apresentação inaugural. Escrevi aqui na altura: «A premissa poderia soar banal, mas pelos músicos envolvidos desconfiávamos que o projeto iria surpreender. O grupo faz uma exploração de temas da história do jazz de uma forma muito original. Servindo-se de diversos efeitos eletrónicos, na voz, na guitarra e no saxofone, desenvolve uma exploração atmosférica (...). A abordagem criativa do grupo resulta estranhamente interessante.»

Passado do contexto ao vivo para a gravação de estúdio, as palavras de então mantém a atualidade. O grupo evoluiu e em disco apresenta agora material original. Com os contributos de cada um destes extraordinários músicos - voz, saxofone e guitarra trabalhados de forma original - nasce uma corrente musical diabólica que se entrelaça, uma proposta contemporânea que desafia o ouvinte e o leva para novos terrenos. Um bom exemplo do trabalho do trio é o tema “Round Noon”, onde a partir de uma “'Round Midnight” de Monk desconstruída se vão acumulando camadas sobrepostas de sons. Dessa amálgama sonora, com os três sempre muito bem alinhados, nasce uma música original, arriscada, que nos faz descobrir novos mundos. Nesta edição da editora Roda Music (cada vez mais presente) somos surpreendidos por uma proposta muito criativa.

 

 

  • Quang Ny Lys

    Quang Ny Lys (Roda Music)

    Rita Maria / João Mortágua / Mané Fernandes

    Rita Maria (voz); João Mortágua (saxofones); Mané Fernandes (guitarra)

Agenda

01 Fevereiro

Com Calma Jazz Jam

Com Calma - Espaço Cultural - Lisboa

02 Fevereiro

João Lencastre, Pedro Branco e João Hasselberg

Miradouro de Baixo - Carpintarias de São Lázaro - Lisboa

02 Fevereiro

Mockūnas-Mikalkenas-Berre

Água Ardente - Lisboa

02 Fevereiro

Ensemble Porta-Jazz / Robalo

Porta-Jazz - Porto

02 Fevereiro

José Menezes Quarteto

Cine Incrível - Alma Danada - Almada

03 Fevereiro

Pedro Neves Trio “Hindrances” / Wabjie

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

03 Fevereiro

Percussion

Água Ardente - Lisboa

03 Fevereiro

Gianni Narduzzi “Dharma Bums” / Carlos Azevedo Quarteto “Serpente”

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

03 Fevereiro

Mockūnas-Mikalkenas-Berre

Salão Brazil - Coimbra

04 Fevereiro

Coletivo Osso/Porta-Jazz “Interferências” / Umbral

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

Ver mais