Guilherme Rodrigues: “Acoustic Reverb” (Creative Sources)

Guilherme Rodrigues: “Acoustic Reverb” (Creative Sources)

Creative Sources

Nuno Catarino

O violoncelista Guilherme Rodrigues apresenta neste “Acoustic Reverb” um conjunto de pequenas peças: 58 temas curtos de solo de violoncelo, uma experiência imersiva.

Violoncelista com uma discografia já vasta, Guilherme Rodrigues é um improvisador de visão alargada. Nascido em 1988, Guilherme começou a tocar com o seu pai, o improvisador Ernesto Rodrigues, mentor da imparável Creative Sources Recordings, em paralelo com os seus estudos musicais – começou a estudar trompete e violoncelo, passou pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa. Desde então, Rodrigues tem trabalhado com inúmeras formações, em colaborações com músicos portugueses e internacionais, sendo uma das presenças mais regulares do catálogo da editora Creative Sources. Guilherme mudou-se há alguns anos de Lisboa para Berlim, cidade onde se estabeleceu e onde se tem afirmado, mas não deixa de regressar a casa e tocar frequentemente na capital portuguesa.

Se a sua produção discográfica é quase impossível de acompanhar, nas sua múltiplas parcerias e colaborações (na sua página Bandcamp estão 12 edições editadas em 2022!, incluindo o disco “Cosmos”), mais rara será a sua produção a solo. Neste novo disco, “Acoustic Reverb”, o violoncelista reuniu um conjunto de atuações a solo, gravações que partilham algumas características centrais: os temas foram gravados em dez diferentes igrejas de Berlim e num barco (MS Heimatland), entre maio e outubro de 2022. É uma verdadeira experiência imersiva: trata-se de um conjunto de 58 temas (!); as peças são quase sempre muito curtas (menos de dois minutos); aproveitam as características acústicas dos espaços; e remetem, muitas vezes, para uma toada de câmara. E se nas diversas formações – duos, trios, quartetos – ouvimos o seu violoncelo numa vertente comunicante, nesta configuração a solo ouvimos um lado mais concentrado, sobressaindo por vezes um lado mais clássico. Rodrigues serve-se do arco, do pizzicato e de técnicas extensivas, criando momentos sonoros ricos, apesar de breves. Uma abordagem criativa ao violoncelo, numa experiência rara e especial. 

 

 

  • Acoustic Reverb

    Acoustic Reverb (Creative Sources)

    Guilherme Rodrigues

    Guilherme Rodrigues (violoncelo)

Agenda

30 Maio

Hugo Ferreira e Miguel Meirinhos

Maus Hábitos - Porto

01 Junho

Beatriz Nunes, André Silva e André Rosinha

Brown’s Avenue Hotel - Lisboa

01 Junho

Ernesto Rodrigues, José Lencastre, Jonathan Aardestrup e João Sousa

Cossoul - Lisboa

01 Junho

Tracapangã

Miradouro de Baixo - Carpintarias de São Lázaro - Lisboa

01 Junho

Mano a Mano

Távola Bar - Lisboa

02 Junho

João Mortágua Axes

Teatro Municipal da Covilhã - Covilhã

02 Junho

Orquestra de Jazz da Universidade de Aveiro & Shai Maestro

Auditório Renato Araújo - Universidade de Aveiro - Aveiro

02 Junho

Seun Kuti & Egypt 80

Auditório de Espinho - Espinho

02 Junho

Vasco Pimentel Trio

Fórum Cultural de Alcochete - Alcochete

02 Junho

Jam Session com Mauro Ribeiro Trio

GrETUA - Aveiro

Ver mais