Ben Monder / Tony Malaby / Tom Rainey: “Live in Lisbon” (Robalo)

Ben Monder / Tony Malaby / Tom Rainey: “Live in Lisbon” (Robalo)

Robalo

Nuno Catarino

Três dos mais singulares instrumentistas do jazz contemporâneo mais vivo encontraram-se numa cave de Lisboa. O álbum “Live In Lisbon”, publicado pela editora portuguesa Robalo, é a prova viva desse encontro. 

Situado na Penha de França, em Lisboa, o Penha sco é uma cooperativa cultural que tem acolhido diversas atividades dos mais diversos campos artísticos. Ao longo de um ano, entre maio de 2021 e abril deste ano, a editora Robalo esteve a fazer programação de concertos no espaço, com foco no jazz e nas músicas improvisadas, apresentando regularmente um programa atento, sobretudo focado nos talentos nacionais, mas não só.

Ao longo deste ciclo de concertos, o Penha sco foi palco de atuações memoráveis de grupos e músicos como No Project (de João Paulo Esteves da Silva, Nélson Cascais e João Lencastre), Yedo Gibson, That Is Why (de Gonçalo Almeida, Ziv Taubenfeld e João Sousa), Mariana Dionísio & Clara Saleiro, Al! (de Gonçalo Almeida e João Almeida) ou trio Bernardo Moreira, Ricardo Dias e João Moreira – só para referir alguns daqueles que tivemos oportunidade de testemunhar ao vivo.

Ainda no âmbito da programação Robalo, o Penha sco recebeu num domingo de novembro de 2021 um trio estelar, que imaginaríamos improvável naquele espaço: diretamente de Nova Iorque, o guitarrista Ben Monder, o saxofonista Tony Malaby e o baterista Tom Rainey. O trio norte-americano apresentou-se na cave lisboeta em dois sets, com públicos diferentes em cada set (às 17h00 e às 19h00). Essas atuações foram gravadas e resultaram neste disco, agora editado pela vertente editorial da Robalo.

Se Tony Malaby e Tom Rainey têm ligação a Portugal pela participação em várias edições da Clean Feed (e vimos Rainey no Jazz em Agosto, em duo com Igrid Laubrock), já Ben Monder está ligado à história de outra editora, a saudosa Tone of a Pitch: participou no disco “TOAP Colectivo Vol. 3” (2009), gravado ao vivo no Guimarães Jazz com João Moreira, Pete Rende, Matt Pavolka e Alexandre Frazão.

Neste “Live In Lisbon”, ao longo de três longas faixas (a primeira de vinte minutos, as seguintes de dez minutos cada), assistimos ao trio a explorar uma viagem musical. Monder, Malaby e Rainey navegam sem terra à vista, descobrindo o caminho à medida que navegam. Os três músicos (tecnicamente soberbos) vão articulando e estruturando ideias, num trabalho de construção em tempo real.

Música em tensão e diálogo constante, esta é uma boa amostra de jazz criativo contemporâneo, desenvolvido por três dos mais singulares instrumentistas do jazz contemporâneo. Embora a Robalo esteja particularmente focada no jazz desenvolvido em Portugal, este novo e improvável volume não destoa, num catálogo cada vez mais alargado e diverso.

 

  • Live In Lisbon

    Live In Lisbon (Robalo)

    Ben Monder / Tony Malaby / Tom Rainey

    Ben Monder (guitarra elétrica); Tony Malaby (saxofone tenor); Tom Rainey (bateria)

Agenda

26 Novembro

Tiago Sousa

Cossoul - Lisboa

26 Novembro

Lynn Cassiers, Manolo Cabras e João Lobo “Dancing With Don”

Porta-Jazz - Porto

26 Novembro

Clara Lai, Amidea Clotet, João Almeida e João Valinho

Penha sco - Lisboa

26 Novembro

Orquestra de Jazz de Espinho com João Barradas

Teatro Municipal de Bragança - Bragança

26 Novembro

José Lencastre, Ziv Taubenfeld e Felice Furioso

SMUP - Parede

26 Novembro

Júlio Resende

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

26 Novembro

Mariana Dionísio, Clara Lacerda e Romeu Tristão

Adega do Museu Rural e do Vinho - Cartaxo

26 Novembro

Practically Married

Hot Clube de Portugal - Lisboa

27 Novembro

Jorge Moniz “Cinematheque”

Cine-Teatro Louletano - Loulé

27 Novembro

Lynn Cassiers / Manolo Cabras / João Lobo “Dancing With Don”

MAAT - Lisboa

Ver mais