Ben Monder / Tony Malaby / Tom Rainey: “Live in Lisbon” (Robalo)
Robalo
Três dos mais singulares instrumentistas do jazz contemporâneo mais vivo encontraram-se numa cave de Lisboa. O álbum “Live In Lisbon”, publicado pela editora portuguesa Robalo, é a prova viva desse encontro.
Situado na Penha de França, em Lisboa, o Penha sco é uma cooperativa cultural que tem acolhido diversas atividades dos mais diversos campos artísticos. Ao longo de um ano, entre maio de 2021 e abril deste ano, a editora Robalo esteve a fazer programação de concertos no espaço, com foco no jazz e nas músicas improvisadas, apresentando regularmente um programa atento, sobretudo focado nos talentos nacionais, mas não só.
Ao longo deste ciclo de concertos, o Penha sco foi palco de atuações memoráveis de grupos e músicos como No Project (de João Paulo Esteves da Silva, Nélson Cascais e João Lencastre), Yedo Gibson, That Is Why (de Gonçalo Almeida, Ziv Taubenfeld e João Sousa), Mariana Dionísio & Clara Saleiro, Al! (de Gonçalo Almeida e João Almeida) ou trio Bernardo Moreira, Ricardo Dias e João Moreira – só para referir alguns daqueles que tivemos oportunidade de testemunhar ao vivo.
Ainda no âmbito da programação Robalo, o Penha sco recebeu num domingo de novembro de 2021 um trio estelar, que imaginaríamos improvável naquele espaço: diretamente de Nova Iorque, o guitarrista Ben Monder, o saxofonista Tony Malaby e o baterista Tom Rainey. O trio norte-americano apresentou-se na cave lisboeta em dois sets, com públicos diferentes em cada set (às 17h00 e às 19h00). Essas atuações foram gravadas e resultaram neste disco, agora editado pela vertente editorial da Robalo.
Se Tony Malaby e Tom Rainey têm ligação a Portugal pela participação em várias edições da Clean Feed (e vimos Rainey no Jazz em Agosto, em duo com Igrid Laubrock), já Ben Monder está ligado à história de outra editora, a saudosa Tone of a Pitch: participou no disco “TOAP Colectivo Vol. 3” (2009), gravado ao vivo no Guimarães Jazz com João Moreira, Pete Rende, Matt Pavolka e Alexandre Frazão.
Neste “Live In Lisbon”, ao longo de três longas faixas (a primeira de vinte minutos, as seguintes de dez minutos cada), assistimos ao trio a explorar uma viagem musical. Monder, Malaby e Rainey navegam sem terra à vista, descobrindo o caminho à medida que navegam. Os três músicos (tecnicamente soberbos) vão articulando e estruturando ideias, num trabalho de construção em tempo real.
Música em tensão e diálogo constante, esta é uma boa amostra de jazz criativo contemporâneo, desenvolvido por três dos mais singulares instrumentistas do jazz contemporâneo. Embora a Robalo esteja particularmente focada no jazz desenvolvido em Portugal, este novo e improvável volume não destoa, num catálogo cada vez mais alargado e diverso.
-
Live In Lisbon (Robalo)
Ben Monder / Tony Malaby / Tom Rainey
Ben Monder (guitarra elétrica); Tony Malaby (saxofone tenor); Tom Rainey (bateria)