Pedro Alves Sousa / Rodrigo Pinheiro / Gabriel Ferrandini: “Cloud at Rest” (Phonogram Unit)

Pedro Alves Sousa / Rodrigo Pinheiro / Gabriel Ferrandini: “Cloud at Rest” (Phonogram Unit)

Phonogram Unit

Nuno Catarino

Em mais uma edição da agitada Phonogram Unit, este novo disco reúne o saxofonista Pedro Alves Sousa com dois terços do RED Trio, Rodrigo Pinheiro e Gabriel Ferrandini. “Cloud at Rest” é um permanente rebuliço.

Ao longo de uma década de atividade discográfica, o grupo português RED Trio conseguiu afirmar a sua marca indelével na cena improvisada europeia. O trio de Rodrigo Pinheiro (piano), Hernâni Faustino (contrabaixo) e Gabriel Ferrandini (bateria) reinventou o trio de piano no contexto puramente improvisando, pela forma democrática como cada instrumento se articulava e pela música construída no momento, em permanente comunicação. Desde a sua estreia em 2010 (com o disco homónimo “RED Trio”, via Clean Feed) até à “Suite 10 Years Anniversary” em 2020 (via No Business), o trio foi mostrando a sua permanente e contínua evolução, num percurso marcado também por diversas colaborações (John Butcher, Nate Wooley, Mattias Ståhl, Gerard Lebik e Piotr Damasiewicz, entre outros).

Já Pedro Sousa, que se estreou como líder de uma formação neste ano de 2022, com o ovni “Má Estrela”, tem estado igualmente muito ativo, espalhando-se em diferentes projetos e colaborações, com destaque para Pão (com Tiago Sousa e Travassos), EITR (duo com Pedro Lopes), Falaise (duo com Hernâni Faustino) e Rajada (trio com Miguel Mira e Afonso Simões). Mas tem sido sobretudo no duo que Sousa mantém com Ferrandini que o seu saxofone tenor se tem exibido com mais fulgor. Do duo só existe, até ao momento, um registo gravado, e apenas em cassete: “Má Arte” (Favela Discos, 2017); juntam-se duas colaborações em que o duo se juntou a convidados: “Live at ZDB” com o lendário Thurston Moore dos Sonic Youth e “Casa Futuro” com o contrabaixista sueco Johan Berthling. Ou seja, tem sido sobretudo ao vivo que o duo Sousa/Ferrandini (também grafado como PeterGabriel) se tem mostrado, e quem teve a sorte de os ver testemunhou a pujança da sua improvisação livre, herdeiros do free jazz mais enérgico.

Agora chega-nos, através da muito ativa Phonogram Unit, uma nova gravação, “Cloud at Rest”, onde encontramos 2/3 do RED Trio (Rodrigo Pinheiro no piano e Gabriel Ferrandini na bateria) na companhia de Pedro Alves Sousa (saxofone tenor). A gravação foi registada no Goethe Institut, em Lisboa, em novembro de 2019 (isto é, este disco esteve no congelador durante três anos). Neste encontro entre Alves Sousa, Pinheiro e Ferrandini entramos num território novo. O sax de Sousa vai na frente, mas é seguido pelo piano oblíquo de Pinheiro e pela bateria irrequieta de Ferrandini que – e estes, como habitualmente, viajam sem rédeas. Num permanente jogo do rato e do rato, os três instrumentos vão se perseguindo, provocando, e nunca seguem linhas retas. O trio evita as características da fire music incendiária, com os típicos crescendos, prefere seguir outras estratégias, caminhos menos evidentes, que resultam recompensadores. E nunca perde o foco, nunca se deixa adormecer. Esta música é um permanente rebuliço, onde estamos sempre sem pé, sem noção do destino; mas acabámos por sempre lá chegar em segurança.

Alves Sousa, Pinheiro e Ferrandini são improvisadores de alto calibre, instrumentistas que sabem trabalhar a música sem rede, em tempo real, afirmando a sua expressividade instrumental ao mesmo tempo que trabalham uma escuta ativa, com atenção ao outro e à música que vai acontecendo. Neste novo “Cloud at Rest” confirmamos mais uma vez a criatividade destes músicos da cena lisboeta.

 

  • Cloud at Rest

    Cloud at Rest (Phonogram Unit)

    Pedro Alves Sousa / Rodrigo Pinheiro / Gabriel Ferrandini

    Pedro Alves Sousa (saxofone tenor); Rodrigo Pinheiro (piano); Gabriel Ferrandini (bateria, percussão)

Agenda

26 Novembro

Tiago Sousa

Cossoul - Lisboa

26 Novembro

Lynn Cassiers, Manolo Cabras e João Lobo “Dancing With Don”

Porta-Jazz - Porto

26 Novembro

Clara Lai, Amidea Clotet, João Almeida e João Valinho

Penha sco - Lisboa

26 Novembro

Orquestra de Jazz de Espinho com João Barradas

Teatro Municipal de Bragança - Bragança

26 Novembro

José Lencastre, Ziv Taubenfeld e Felice Furioso

SMUP - Parede

26 Novembro

Júlio Resende

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

26 Novembro

Mariana Dionísio, Clara Lacerda e Romeu Tristão

Adega do Museu Rural e do Vinho - Cartaxo

26 Novembro

Practically Married

Hot Clube de Portugal - Lisboa

27 Novembro

Jorge Moniz “Cinematheque”

Cine-Teatro Louletano - Loulé

27 Novembro

Lynn Cassiers / Manolo Cabras / João Lobo “Dancing With Don”

MAAT - Lisboa

Ver mais