Slight Deform: “INSIDE” (Edição de autor)
Edição de autor
Da Catalunha chega-nos o disco de estreia de Slight Deform, duo de Clara Lai (piano) e Ferran Fages (guitarra elétrica). Uma surpreendente viagem ao mundo interior.
Foi em agosto de 2022 que Clara Lai e Ferran Fages se juntaram para gravar “INSIDE”. Gravação, mistura e masterização por Jan Valls Mirales, é o primeiro lançamento de Slight Deform, o duo que une a brilhante capacidade criadora e improvisadora destes dois músicos, juntamente com os seus piano e guitarra elétrica, respetivamente.
“INSIDE”, como o nome indica, é uma viagem ao mundo interior. A escolha do nome não poderia ser mais acertada. É um disco com uma mensagem sonora que pode ir ao encontro do campo da psicologia. Quem não souber estar consigo próprio, com o seu interior, não estará pronto para escutá-lo. Poderá até ouvir, mas não irá escutar com os ouvidos que esta obra de arte sonora exige e merece. Denso, de difícil entendimento sensorial, faz o ouvinte penetrar, descobrir e despertar para a vida do som e da sua relação com os sentidos. Vai do choque ao prazer do encontro. São notas que se deparam e seguem juntas até ao infinito.
Inserido numa ideia mais vasta de música atonal, polirrítmica, experimental, “INSIDE” quebra dogmas, mas também os sabe usar para, em seguida, os desconstruir.
Reata com o antigo conceito de vinil e cassete, com dois blocos narrativos. Ao dividir-se em “INNER” e “SIDED”, lembra o velho conceito de “Lado A” e “Lado B”, com um interregno de silêncio, intitulado “between chapters”. Uma das ideias centrais deste disco pretende conjugar a sonoridade com a técnica, ou seja, permitir que novas explorações dos instrumentos se traduzam em novas abordagens do som e da linguagem musical. Um exemplo disso é a utilização de duas guitarras elétricas diferentes. Na escuta do disco, sem visualizar os instrumentos usados, no primeiro bloco parece mais presente uma guitarra, mais semelhante a um timbre mais acústico e, no segundo, outra, mais semelhante ao timbre elétrico. Mas, tendo em conta que nenhuma das guitarras é acústica, talvez esta seja uma interpretação muito sensorial de cada um.
Logo na primeira faixa, escutamos notas longas que se estendem numa vibração que perdura para, em “Inner_in II”, parecerem desencontradas, embora combinem na perfeição. É como se se tratasse de um diagrama de cores, em que os vários tons se vão sobrepondo, dando origem a outras - uma nota não caminha só, é seguida sucessivamente por outra, construindo padrões que não se repetem. O diálogo entre os dois músicos é tão forte, bem como a sua técnica, que chega a haver momentos em que se misturam e diluem, sem se perceber qual é o piano e qual é a guitarra.
Talvez se possa adjetivar o primeiro bloco como mais comedido, pois o segundo é bastante mais complexo e rico. Na faixa “SIDED_side VII”, por exemplo, destaca-se o diálogo pontilhado entre piano e guitarra em forma de stacatto. É algo nervoso, até um pouco eufórico, mas que rodopia sobre si mesmo, inebriante, sem se conseguir libertar. “INSIDE” é isso, talvez uma catarse interior.
-
INSIDE (Edição de autor)
Slight Deform
Clara Lai (piano); Ferran Fages (guitarras elétricas)