MAZAM: “Pilgrimage” (Clean Feed)

MAZAM: “Pilgrimage” (Clean Feed)

Clean Feed

Nuno Catarino

O super-grupo de João Mortágua, Carlos Azevedo, Miguel Ângelo e Mário Costa tem novo disco, desta vez editado na Clean Feed. O quarteto propõe uma improvisação concentrada, muito original.

O jazz português será um universo pequeno para se falar em “super-grupos”, mas para este caso poderíamos aplicar o epíteto. Este super-quarteto junta quatro nomes consagrados da cena jazz nacional, eles todos músicos com personalidade forte e discografia sólida em nome próprio, quatro figuras grandes que muito têm contribuído para a força do atual jazz nortenho: são eles o saxofonista João Mortágua, o pianista Carlos Azevedo, o contrabaixista Miguel Ângelo e o baterista Mário Costa. Nasce assim o quarteto MAZAM, acrónimo formado com as letras iniciais dos quatro músicos (Mortágua-AZevedo-Ângelo-Mário). Mas, apesar da dimensão dos intervenientes, esta não é uma música de egos em colisão; aqui, os quatro músicos juntam-se para desenvolver um trabalho coletivo, de envolvimento e partilha democrática. O grupo estreou-se com o disco “Land” (Carimbo Porta-Jazz, 2020), mostrando desde logo as suas credenciais: para lá da técnica superlativa, o grupo exibiu a fluidez da sua comunicação musical. E confirmámos essas qualidades ao vivo, no festival Porta-Jazz 2021.

Desta vez, para este novo registo publicado pela reputada Clean Feed, o quarteto explora um conceito mais específico, não se serve de composições como no disco de estreia, explora agora a pura improvisação livre e apresenta um conjunto de temas curtos: dos quinze temas do álbum, só três têm mais de cinco minutos e a grande maioria tem menos de dois minutos de duração. Ou seja, esta é uma música híper-focada, onde os músicos têm de ir diretos ao osso. Os quatro instrumentistas têm pouco tempo para divagar e, apesar da brevidade de cada um dos temas, o quarteto mostra-se incisivo e explora muitas ideias, de forma concisa. Entre o sopro ziguezagueante de Mortágua, o piano vertiginoso de Azevedo de Azevedo, o contrabaixo pulsante de Ângelo e a bateria criativa de Costa, cresce uma música em permanente ebulição, uma música original.

Na altura do lançamento, os músicos apresentavam este disco como «uma aventura pelos terrenos da música criativa e improvisada, em que partindo de premissas simples, propostas por cada um dos quatro peregrinos, se alcançam paragens novas e inesperadas». A audição confirma-se: aqui não há estruturas convencionais, o quarteto trabalha momentos concentrados de exploração criativa onde, muitas vezes, se alcança brilhantismo. Raras vezes ouvimos estes músicos a trabalhar de uma forma tão livre e exploratória e daqui resulta uma música permanentemente atenta, tensa, vibrante. No final da última faixa, após um silêncio, surge uma “hidden track” (um clássico da era de ouro do CD, nos anos ’90, agora caído em desuso nesta era da fruição em streaming): o saxofone de Mortágua navega sobre um coro espectral (as vozes serão dos restantes três membros), num breve momento de contraste e surpresa, espécie de cerimonial religioso; que se confirma como despedida perfeita de um disco profundamente original.

 

  • Pilgrimage

    Pilgrimage (Clean Feed)

    MAZAM

    João Mortágua (saxofones alto e soprano); Carlos Azevedo (piano); Miguel Ângelo (contrabaixo); Mário Costa (bateria)

Agenda

29 Novembro

Sélène Saint-Aimé

Teatro da Trindade - Lisboa

29 Novembro

Mariana Dionísio e João Pereira “Tracapangã”

Hot Clube de Portugal - Lisboa

30 Novembro

Sul

Museu Nacional Soares dos Reis - Porto

30 Novembro

Miguel Ângelo Quarteto

Teatro Municipal de Bragança - Bragança

30 Novembro

Gonçalo Sousa e Francesca Guatteri

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

30 Novembro

Orquestra Jazz de Matosinhos com Chris Cheek

Casa da Música - Porto

01 Dezembro

Manuel Oliveira, Rodrigo Correia, Alexandre Frazão e Tomás Marques

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

01 Dezembro

Sul

Hot Clube de Portugal - Lisboa

02 Dezembro

João Lencastre Free Celebration

SMUP - Parede

02 Dezembro

Júlio Resende

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

Ver mais