Oded Tzur: “Isabela” (ECM)

Oded Tzur: “Isabela” (ECM)

ECM

Gonçalo Falcão

Isabela” vem assinado pelo saxofonista israelita a viver em Nova Iorque mas a audição revela um pianista interessantíssimo e original e um super-quarteto. A ECM encontrou mais um grupo capaz de prolongar a herança do melhor de Jan Garbarek.

Oded Tzur tem uma forma de tocar tenor muito particular. Usa um legato que faz com que as notas pareçam unidas por um sopro, sem interrupções, quase como se o saxofone fosse um órgão. Por outro lado, é muito contido na forma como usa a expressividade, fazendo com que cada nota seja tocada com uma simplicidade matematica.

Nitai Hershkovits é o oposto: deixa cair as notas no piano e depois junta-as com uma elegância notável. As melodias parecem flutuações. Em vez de termos notas numa sequência lógica, numa linha em que as diferenças de som e duração montam uma melodia, temos grupos de notas que são atiradas para uma sucessão que, por magia, faz aparecer a canção. Este contraste – entre um saxofone Mondrian um piano Pollock  - faz com que a música soe extraordinariamente bem. Depois o contrabaixo e a bateria montam o resto da história e fazem funcionar.

“Isabela” é o quarto disco de Tzur como líder. Os dois primeiros (2015 e 2017) foram editados na Enja, com um primeiro quarteto com Shai Maestro no piano e Ziv Ravitz na bateria, indo depois passou para a ECM com este novo quarteto para gravar “Here Be Dragons” em 2020 e agora este novo trabalho.

Neste jazz que prefere uma abordagem mais clássica, um quarteto à Coltrane com músicos que têm abordagens muito particulares no instrumento é decisiva para que a música soe automaticamente nova. “Isabela” tem a mesma surpresa e frescura que tinham os primeiros discos de Jan Garbarek quando foram lançados: melodias sedutoras, formas de tocar os instrumentos originais, boas improvisações e um quarteto com um rigor militar na forma como gere as intensidades e os movimentos das canções. Para quem gosta daquilo que se convencionou chamar “linguagem ECM”, este é um disco a não perder.

  • Isabela (ECM)

    Oded Tzur

    Oded Tzur (saxofone tenor); Petros Klampanis (contrabaixo); Nitai Hershkovits (piano); Johnathan Blake (bateria)

Agenda

03 Julho

MenatJazz Ensemble

Parque Verde – Centro de Interpretação da Serra da Estrela - Seia

03 Julho

Zé Cruz Quarteto

Parque Urbano de Miraflores - Oeiras

03 Julho

Eduardo Cardinho / Zé Eduardo / Marcelo Araújo

Cantaloupe Café - Olhão

03 Julho

Garfo

Castelo de Leiria - Leiria

03 Julho

Big Band da EPSE com Jacinta e Mónica Ferraz

Parque Verde – Centro de Interpretação da Serra da Estrela - Seia

04 Julho

Funchal Jass Rhythm Kings

Yellow Bus - Funchal

04 Julho

Jorge Borges 5teto + Bruno Santos Almmond 3

Funchal Jazz - Jardim Municipal - Funchal

05 Julho

Décio Abreu 4teto + Vânia Sings Ella

Funchal Jazz - Jardim Municipal - Funchal

05 Julho

Luís Lopes e Hugo Costa

Jazz Messengers - Ler Devagar - Lisboa

05 Julho

Gabriel Bruce com Eduardo Cardinho, João Barradas e Diogo Alexandre

BOTA - Lisboa

Ver mais