Bernardo Sassetti Trio: “Culturgest 2007” (Clean Feed)

Bernardo Sassetti Trio: “Culturgest 2007” (Clean Feed)

Clean Feed

Gonçalo Falcão

Um disco titulado por uma sala e uma data fala-nos de um momento no passado, “Culturgest 2007”. De uma morte que se vive, mas não se aceita. Foi lançado na mesma sala, 14 anos e três meses depois. A sala permanece, como é próprio da arquitetura. O pianista deixou-nos, mas não como é próprio da vida. Este disco é por isso uma memória de uma noite, numa das salas preferidas pelo músico, gravada por Nelson Carvalho, o engenheiro de som que acompanhava todos os concertos de Sassetti. Foi um achado que apareceu impoluto quando o técnico revia o seu acervo.

Em 2007 o trio de Bernardo Sassetti, com Alexandre Frazão na bateria e Carlos Barretto no contrabaixo, estava no seu auge. Infelizmente o trio gravou pouco (apenas "Motion" em 2010, "Ascent" de 2005 e "Nocturno" de 2002), apesar de Barretto e Frazão estarem quase sempre presentes nas gravações e concertos do Sassetti. A Clean Feed é a casa que o pianista escolheu para editar a maior parte da sua obra e por isso é natural que seja agora quem edita este achado.

Em 2007 acompanhamos o trio com 12 anos de música em conjunto e a tocar muito coeso e telepático. O pianista já tinha criado um léxico próprio de canções e o trio tinha nesta fase uma voz própria, que se caracterizava no modo como conseguiam desenvolver as músicas. A ligação entre o piano e o contrabaixo é particularmente notável.

A “Abertura” dá-nos desde logo essa nota. Depois de um momento textural que instala a música, surge a melodia escrita pelo pianista, uma música natural, que sempre existiu e que só aguardava que alguém a encontrasse. Com um certo sabor a fado entra o tema, laboriosamente desenvolvido pelo grupo num andamento lento e pensativo.

“I’m Thru With Love”, o seguimento, entra em passo estugado; a canção de 1931 mostra o grupo em forma, a acelerar e puxando uns pelos outros, rapidíssimos, eficazes. Primeiro aquele walking bass irresistível e Frazão nas escovas. O piano bate, percute. Surgem umas teclas soltas. A música vai-se anunciando sem se instalar. O solo de Sassetti é livre, enigmático, sempre a revelar e esconder. Frazão impecável a manter o Ride quente. Depois de oito minutos e meio a melodia aparece a brilhar de tanto ter sido polida. É neste tema aparentemente vulgar que vemos claramente a qualidade deste grupo e encontramos um pianista que tem uma capacidade lírica notável e ao mesmo tempo um conhecimento da música que lhe permite viajar facilmente para um mundo muito abstrato e, magicamente, voltar.

Regressamos depois aos temas escritos pelo pianista, mais introspetivos. “Reflexos” apareceu no disco "Nocturno" e é aqui relida com um solo magnífico de Carlos Barretto. Frazão está sempre à procura de novos recursos para colorir o ritmo. Em “Algumas Coisas Não Mudam” é o piano que deslumbra, ao sair completamente fora da música e criar tantos mundos paralelos. Até ao fim do disco encontramos em cada tema um mundo de surpresas. “Um Dia Atrás do Vidro” volta às cadências rápidas e dançáveis.  A gravação dá-nos os detalhes da batucada com as mãos e pandeiro, em vez do prato de choques. Mais uma vez o piano está faiscante, saindo completamente do que era expectável e mostrando-nos um pianista genial.

Por alguma razão, mística ou não, esta gravação demorou 14 anos a aparecer. Está impecavelmente feita e mostra-nos a música e os músicos com todos os detalhes, como se estivéssemos lá. Felizmente foi editada, pois é um dos melhores discos da curta discografia de Sassetti e deste trio. Música brilhante e genial.

  • Culturgest 2007

    Culturgest 2007 (Clean Feed)

    Bernardo Sassetti Trio

    Bernardo Sassetti (piano); Carlos Barretto (contrabaixo); Alexandre Frazão (bateria e percussão)

Agenda

27 Maio

MIVRO I

Teatro Helena Sá e Costa - Porto

27 Maio

Diogo Alexandre Bock Ensemble

Casa D’artes do Bonfim - Porto

27 Maio

293 Diagonal / Gil Silva

Teatro Angrense - Angra do Heroísmo

27 Maio

Antón Quintela 5tet

Teatro Helena Sá e Costa - Porto

27 Maio

Bruno Pernadas e Mário Delgado

Teatro Narciso Ferreira - Riba de Ave

27 Maio

El Twanguero

O Cinema - Oliveira de Azeméis

27 Maio

Júlio Resende & FBP Jazz Sessions

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

27 Maio

Orquestra de Jazz do Algarve com Ana Laíns e Cherry

Cerca do Convento - Loulé

27 Maio

Brian Jackson

Passos Manuel - Porto

27 Maio

João Capinha Quinteto

Sala do Clube - Valado de Frades

Ver mais