Luís Vicente / John Dikeman / William Parker / Hamid Drake: “Goes Without Saying, But it’s Got to Be Said” (JACC Records)

Rui Eduardo Paes

O trio de John Dikeman com dois baluartes da tradição do free jazz nos tempos presentes, William Parker e Hamid Drake, pré-existia a este registo ao vivo gravado na lisboeta ZDB antes de sermos assolados pelo Covid-19, mas neste novo álbum é o nome do português Luís Vicente que surge em primeiro lugar. Não que tal protagonismo se reflicta particularmente na música tocada – o trompetista é apenas o anfitrião do concerto, não tendo maior presença que os demais. A dita música é um bom exemplo da interacção colectiva proporcionada por este tipo de abordagem, se bem que nos moldes do jazz, com papéis distintos para os instrumentos melódicos, trompete e saxofone tenor, que ocupam a dianteira, e os rítmicos e de acompanhamento, contrabaixo e bateria (com Parker, o contrabaixista, a desdobrar-se em outros instrumentos).

As atmosferas criadas e o figurino discursivo remetem-nos de imediato para o free original, sem que a circunstância signifique que se segue uma lógica reprodutora dos padrões históricos. Não há repescagem e sim continuidade: Parker e Drake vêm ambos desse património, e pela via mais directa no caso do primeiro. Com o cântico do baterista no tema “3rd Sentence” e o guimbri de Parker, é mesmo nas raízes mais profundas do free jazz pan-africanista que as construções assentam. Que Luís Vicente soe tão autêntico e vernacular neste contexto é de salientar muito especialmente. Longe tem ido este jovem músico no circuito internacional e se em poucos anos chegou onde chegou nem conseguimos imaginar o que fará daqui por diante.

Agenda

10 Junho

Imersão / Improvisação

Parque Central da Maia - Maia

10 Junho

O Vazio e o Octaedro

Parque Central da Maia - Maia

10 Junho

Marta Hugon & Luís Figueiredo / Joana Amendoeira “Fado & Jazz”

Fama d'Alfama - Lisboa

10 Junho

Maria do Mar, Hernâni Faustino e João Morales “Três Vontades de Viver”

Feira do Livro de Lisboa - Lisboa

10 Junho

George Esteves e Kirill Bubyakin

Cascais Jazz Club - Cascais

10 Junho

Nuno Campos 4tet

Parque Central da Maia - Maia

10 Junho

Tim Kliphuis Quartet

Salão Brazil - Coimbra

10 Junho

Big Band do Município da Nazaré e Cristina Maria “Há Fado no Jazz”

Cine-teatro da Nazaré - Nazaré

10 Junho

Jorge Helder Quarteto

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

11 Junho

Débora King “Forget about Mars” / Mayan

Jardins da Quinta Real de Caxias - Oeiras

Ver mais