Instrumentals

André Gonçalves: “Instrumentals” (Shhpuma)

Shhpuma

Gonçalo Falcão

André Gonçalves é o mentor da ADDAC Systems, uma das marcas de sintetizadores modulares mais prolíficas a nível mundial (repito, porque esta é uma palavra não imponderada: mundial), que explora o cruzamento entre sintetizadores analógicos e computadores. É um dos criadores e engenheiros sonoros mais reconhecidos no mundo dos sintetizadores analógicos e do hibridismo com o computador, com clientes como Martin Gore, Aphex Twin, David Sylvian, Amon Tobin ou Lloyd Cole.

“Instrumentals” é uma colecção de nove peças orquestrais, sem voz, para instrumentos acústicos convencionais e eletrónica. O disco foi todo criado no papel, em pauta, e tocado pelo computador usando “samples” de instrumentos reais. Nem tudo o que é tocado está pré-determinado – alguns processos são probabilísticos –, mas não podemos falar de improvisação, mas sim de indeterminação. André Gonçalves explica que cada tema obedece a um conjunto de regras que acabam por definir o resultado rítmico e melódico em tempo real.

Apesar de o músico explicar que o disco compila uma série de estudos sobre polirritmia – o uso de vários padrões rítmicos em simultâneo, mas que não são percepcionados como derivados um do outro –, a nossa primeira audição é melódica. Nove canções intrincadas, com todos os instrumentos a dialogarem uns com os outros, mas dando-se espaço mutuamente. Quer isto dizer que não há instrumentos que fazem bases ou que fazem fundos. Todos, sejam rítmicos ou melódicos, parecem ter uma vida própria e conviverem pacificamente num mesmo território povoado por vários sons, sem atropelos ou sobreposições. São formas estranhas, aparentemente desarticuladas, mas que rapidamente se tornam cantáveis e constroem um lugar confortável onde está a acontecer muita coisa interessante.

As nove peças de “Instrumentals” podem ouvir-se como uma sequência musical, que atravessa diferentes estados de espírito e nos faz viajar por diferentes circunstâncias; é uma iniciação despretensiosa à música orquestral misturada com a electrónica que – sem trazer novidades a uma e outra - é muito boa de ouvir.

  • Instrumentals

    Instrumentals (Shhpuma)

    André Gonçalves

    André Gonçalves (composição, computador, electrónica)