Mind the Gap of Silence

Martin Küchen & Landæus Trio: “Mind the Gap of Silence” (Clean Feed)

Clean Feed

Gonçalo Falcão

Descomunalmente melódico, pensativo, nocturno – é assim este novo disco do sueco Martin Küchen. Todas as composições são assinadas pelo próprio (excepto “Love, Flee thy House”, escrita a meias com o baterista) e é este o segredo. Não sabemos como consegue, mas a sua capacidade melódica ombreia com os melhores do hard bop. Canções quentes, bonitas, sopradas por um saxofone agudo, com um som esforçado (tanto no alto como no tenor a expressão é forte e intensa).

O trio de piano, contrabaixo e bateria, liderado pelas teclas de Mathias Landaeus, é impecável na criação da cama onde o saxofone se deita. Soa a clássico e ao mesmo tempo a contemporâneo, pois estes músicos são capazes de entrar e sair do formato académico com toda a ligeireza. Só que a dualidade de “Mind the Gap of Silence” não se esgota na flutuação entre o clássico e o contemporâneo: o disco é, também, simultaneamente mais abstracto e concreto do que qualquer outro dos anteriores de Küchen ou de Landaeus.

Diz-se que o poli-saxofonista traz consigo uma forte influência do folclore sueco. Talvez, mas o primeiro tema, “Sörifsta”, soa imediatamente a fado e, por isso, o que nos parece é que há umas enormes vontade e capacidade de criar melodias que soam naturais. Se é pelo gelo da floresta de Malmö ou pela luz do rio de Lisboa não sei. Mas que essas melodias nos embalam num cantar que parece sempre ter existido, afirmo. Uma emoção natural, equilibrada numa espécie de beleza indiscritível que evolui lentamente, como as nuvens num dia de Verão ou um almoço no campo em família.

Em quarteto, a mistura entre o fogo e a intensidade do saxofonista e a suavidade introspectiva do Landaeus Trio resultou em perfeição. Mais um grande álbum a dificultar a vida a quem tem de selecionar o melhor do ano daqui a três meses. É colocar o disco no aparelho, dar-lhe o “play” e ouvi-lo como quem “fuma um pensativo cigarro”.

  • Mind the Gap of Silence

    Mind the Gap of Silence (Clean Feed)

    Martin Küchen & Landæus Trio

    Martin Küchen (saxofones soprano, alto e tenor); Mathias Landæus (piano); Johnny Åman (contrabaixo); Cornelia Nilsson (bateria)