Slow Pieces for Aki

Alexander von Schlippenbach: “Slow Pieces for Aki” (Intakt)

Intakt

Gonçalo Falcão

Dois dias de Inverno, sozinho num estúdio de Zurique. Dois dias, mais 82 anos de aperfeiçoamento. O novo disco de Alexander von Schlippenbach fixa 21 peças de curta duração, cada uma com dois ou três minutos, tocadas ao piano. A procura é a de um tipo de virtuosismo diferente: evitar - indo devagar - redundâncias e lugares-comuns. As peças tentam economizar para, andando lentamente, encontrar um tipo de simplicidade inovador, entre o jazz e a música do romantismo.

São cartas de amor para Aki Takase, a também pianista e sua mulher. Processam ideias, visões musicais, um crescimento musical feito em conjunto, património de um casal. São ideias continuadas, coisas não ditas, mas percebidas. Não são, como explicou, músicas dedicadas a Aki Takase: são músicas, porque ela lhe pediu que fossem. E a resposta à  encomenda levou o pianista a procurar uma solução para esta tão exigente tarefa. O resultado é um solo diferente dos anteriormente editados por Schlippenbach, feito exclusivamente de temas próprios e totalmente improvisados.

Tocar sozinho constrói uma forma particular de diálogo. Em grupo, como começou por se destacar na década de 1960 em trio, com Evan Parker e Paul Lovens, existe uma conversa: as ideias lançadas por um dos músicos atravessam-se nas dos outros, num processo de permanente pergunta e resposta. A solo o músico é um, mas quem toca são dois: o que tecla o piano e o que dialoga sobre o que está a ser tocado. Nestas peças vagarosas ouvimos esse diálogo, feito num campo infinito onde o pianista se senta no início de cada peça e onde, no meio de um espaço sonoro em construção, surgem por vezes memórias ou lembranças de peças idas, um património trabalhado numa vida inteira pelo pianista alemão.

Ouvimos um pianista sozinho ao piano, que é uma forma de nunca ser solitário. Um bom disco de piano solo, que não nos revela mundos novos, mas que nos encanta pela beleza.

  • Slow Pieces for Aki

    Slow Pieces for Aki (Intakt)

    Alexander von Schlippenbach

    Alexander von Schlippenbach (piano)