Sérgio Tavares / Nuno Trocado / Tom Ward: “Vestiges” (Edição de autor)
Saído no final do ano passado, mas tão “under the radar” que escapou às listas dos melhores de 2019 (o eterno problema sofrido pelas edições de autor e em especial daquelas que surgem fora de Lisboa) eis um disco que vale a pena ouvir, e tornar a ouvir muitas vezes, neste início de 2020. Em “Vestiges” encontramos dois antigos alunos da ESMAE, o contrabaixista Sérgio Tavares e o guitarrista Nuno Trocado, um com percurso feito no ARS Trio, nos Incompleto e no PhantomTrio e o outro nos Cotovelo e nos Pãodemónio, em associação com o palhetista (aqui em clarinete baixo, saxofone alto e flauta) britânico Tom Ward, figura da cena londrina que vem espalhando contribuições por projectos como Madwort Saxophone Quartet, Mechanical Mindset, Ma/ti/om e Favourite Animals, entre outros. O enquadramento é o de uma música improvisada com estruturas mais ou menos definidas, consoante os temas, e muito determinadas pela tradição do avant-jazz de depois do free.
Se o factor jazz está muito presente em “Wipe Out”, por exemplo, com o seu “walking bass” distorcido, “Stories Old and New” alterna entre uma faceta mais textural / colectivista, um delicioso solo absoluto de Ward a ir para os agudos mais altos do clarinete baixo e um espraiamento por terrenos do mais assumido noise. Neste contexto, Trocado não se limita a explorar os efeitos electrónicos proporcionados pela pedaleira da sua guitarra: processa também os seus parceiros de grupo, como acontece nesta peça com o contrabaixo e numa anterior, “Caught Among Mirrors”, com a flauta de Ward. Tal diversidade de abordagens faz com que esta proposta de improvisação electroacústica tenha uma riqueza que a distingue de outras mais parametradas nos contextos português e internacional, o que é uma mais-valia quando verificamos que até nesta área se instalou um “mainstream”.