António “Panda” Gianfratti / Marco Scarassatti / Otomo Yoshihide / Paulo Hartmann: “Psychogeography, an Improvisational Derive” (NotTwo Records)

Rui Eduardo Paes

Quando se verifica que um disco de música experimental improvisada tem o suporte da Agência dos Assuntos Culturais do Japão, que apoiou a ida de Otomo Yoshihide a S. Paulo, Brasil, em 2017 para uma participação no Improfest, e que o mesmo foi gravado num estúdio da Red Bull, há motivos para considerarmos que, afinal, esta corrente estética não tem, necessariamente, de viver na margem. Aliás, em se tratando de um grupo que congrega três brasileiros, é ainda de assinalar que a editora que o lança, a NotTwo Records, tem sede em Cracóvia, na Polónia, sendo uma das mais relevantes a nível internacional nesta corrente. Bem que a improvisação paulista o merece, ainda que o nome do convidado especial desta sessão, o referido Otomo, tenha sido fundamental para que tais portas se abrissem: o trabalho que figuras como “Panda” Gianfratti, Marco Scarassatti e Paulo Hartmann, entre alguns outros, vêm desenvolvendo tem uma singularidade nos circuitos da improvisação que importa dar a conhecer fora de portas.

A percussão de Gianfratti, os gira-discos de Yoshihide e outros recursos de produção áudio fazem-se sentir ao longo das seis faixas de “Psychogeography”, mas este álbum surge, sobretudo, como um tratado das imensas possibilidades proporcionadas pelo uso heterodoxo de instrumentos de cordas que vão da viola de cocho de Scarassatti à guitarra eléctrica do músico japonês, com passagem pela chiquita preparada de Hartmann. Esta é uma música de descoberta progressiva, uma música em forma de cacho de uvas, com cada fruto a convidar à degustação do seguinte, não para se reencontrar o mesmo sabor, mas para descobrir outros, nas inerências e nos desvelamentos que se vão sucedendo. As cordas dedilhadas, beliscadas, percutidas e raspadas introduzem-nos num universo vibracional de “bricolage” em que o som é mais importante do que qualquer conceito de “música” e, no entanto, a musicalidade resultante não cessa de nos surpreender. A geografia como um lugar mental, é o que encontramos neste CD…

Agenda

10 Junho

Imersão / Improvisação

Parque Central da Maia - Maia

10 Junho

O Vazio e o Octaedro

Parque Central da Maia - Maia

10 Junho

Marta Hugon & Luís Figueiredo / Joana Amendoeira “Fado & Jazz”

Fama d'Alfama - Lisboa

10 Junho

Maria do Mar, Hernâni Faustino e João Morales “Três Vontades de Viver”

Feira do Livro de Lisboa - Lisboa

10 Junho

George Esteves e Kirill Bubyakin

Cascais Jazz Club - Cascais

10 Junho

Nuno Campos 4tet

Parque Central da Maia - Maia

10 Junho

Tim Kliphuis Quartet

Salão Brazil - Coimbra

10 Junho

Big Band do Município da Nazaré e Cristina Maria “Há Fado no Jazz”

Cine-teatro da Nazaré - Nazaré

10 Junho

Jorge Helder Quarteto

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

11 Junho

Débora King “Forget about Mars” / Mayan

Jardins da Quinta Real de Caxias - Oeiras

Ver mais