Cortex: “Live!” (Clean Feed)
Clean Feed
O quarteto norueguês apresentou-se ao público português para dois concertos: actuou primeiro no festival Jazz im Goethe Garten (promovido pelo Goethe Institut, em Lisboa) e nas renovadas instalações da SMUP - Sociedade Musical União Paredense (Parede). O motivo da visita foi a edição, através da “label” lusa Clean Feed, do mais recente disco do trio, simplesmente designado “Live!”.
Conforme o título afirma desde logo, esta música foi gravada ao vivo, registando-se aqui uma actuação do grupo no Nasjonal Jazzscene Victoria, em Oslo, de Setembro do ano passado. Este é o terceiro volume da discografia do grupo, na sequência de “Resection” (Bolage Records, 2011) e “Göteborg” (Gigafon Records, 2012).
O grupo assenta na fórmula de quarteto clássico com dois sopros. Entre os integrantes talvez o mais conhecido seja o baterista Gard Nilssen, que já tocou em Coimbra com os Zanussi 5 e participa em projectos tão diversos como Bushman’s Revenge, Puma, Spacemonkey, Trondheim Jazzorchestra e Lord Kelvin (belo nome). A estratégia do colectivo é directa: temas simples, que são expostos sem artifícios, e um desenvolvimento vigoroso, marcado pela entrega individual. Será difícil classificar a música do quarteto evitando o qualificativo “enérgico”, por isso deixemo-nos de rodeios: esta música é incrivelmente forte, intensa, enérgica.
Conforme se ouve neste disco (e como se confirmou ao vivo no Goethe e na SMUP), o quarteto ataca cada tema com a típica eficácia dos nórdicos. Saxofone e trompete desenham solos recheados de ideias, e vão dialogando entre si bastas vezes. Contrabaixo (Høyer) e bateria (Nilssen) são uma verdadeira máquina de propulsão, alimentando crescendos fulgurantes.
A simplicidade das composições contrasta com o seu desenvolvimento, que evolui para formas imprevisíveis. A única excepção à vertigem contínua do álbum é só mesmo o último tema, com o quarteto numa toada baladeira, mais sentimental. A banda diz assumir as heranças de Ornette Coleman com Don Cherry e John Zorn com Dave Douglas – na sua vivacidade e frescura, esta música representa um digníssimo respeito pela tradição.
-
Live! (Clean Feed)
Cortex
Thomas Johansson (trompete); Kristoffer Alberts (saxofone alto); Ola Høyer (contrabaixo); Gard Nilssen (bateria)