Waiting on You to Grow

Kris Davis Trio: “Waiting on You to Grow” (Clean Feed)

Clean Feed

Nuno Catarino

Kris Davis é uma pianista discreta que domina todos os recursos e ferramentas, utilizando-os inteligentemente, com moderação e sem espalhafato. Vem desenvolvendo um percurso curioso, trabalhando diferentes formatos em frentes distintas. Além dos seus discos a solo, há que destacar o recente “Capricorn Climber” (gravado em quinteto) e esse outro trio que é o grupo Paradoxical Frog, com Ingrid Laubrock (saxofone) e Tyshawn Sorey (bateria).

Neste novo álbum, Kris Davis regressa ao trio clássico de piano, na companhia de John Hébert no contrabaixo e Tom Rainey na bateria. Este é já o segundo disco do projecto, depois de ter editado o primeiro, “Good Citizen”, pela “label” espanhola Fresh Sound em 2010. Dois dos mais requisitados “sidemen” da cena americana, Hébert e Rainey acrescentam aqui a sua segurança e a sua criatividade. Ao piano, Davis combina a matriz jazz com referências clássicas, mantendo a porta aberta à improvisação.

A composição e a gravação desta obra decorreram no período em que se encontrava grávida do seu primeiro filho, pelo que esta música representa um lado mais pessoal da sua actividade (factor esse que está desde logo expresso no título do álbum, “Waiting for You to Grow”). Apesar dessa premissa, a música não se afasta muito dos elementos que caracterizam habitualmente a música de Davis.

O CD arranca numa toada pontilhístico-monkiana, depois abranda o ritmo e termina num interessante “midtempo” com diversos ambientes, designado por “Whirly Swirly”. O tema-título “Waiting for You to Grow” é aquele em que a pianista consegue expressar sentimento de forma mais clara: assente numa pensada lentidão, primeiro dando autonomia a Hébert e depois assumindo a intensidade melódica, a melodia é sublinhada pelo arco do contrabaixo, por cima das escovas de Rainey.

Com “Berio”, terceiro tema (atenção ao apontamento referencial do título), a música arranca de forma lenta, para depois evoluir para um terreno “cerebral”. Este termo é, aliás, frequentemente associado à pianista, e não sem razão. A sua música é quase sempre articulada de forma complexa, evitando caminhos fáceis ou directos. Este disco não é excepção.

  • Waiting on You to Grow

    Waiting on You to Grow (Clean Feed)

    Kris Davis Trio

    Kris Davis (piano); John Hébert (contrabaixo); Tom Rainey (bateria)

Agenda

30 Maio

Hugo Ferreira e Miguel Meirinhos

Maus Hábitos - Porto

01 Junho

Beatriz Nunes, André Silva e André Rosinha

Brown’s Avenue Hotel - Lisboa

01 Junho

Ernesto Rodrigues, José Lencastre, Jonathan Aardestrup e João Sousa

Cossoul - Lisboa

01 Junho

Tracapangã

Miradouro de Baixo - Carpintarias de São Lázaro - Lisboa

01 Junho

Mano a Mano

Távola Bar - Lisboa

02 Junho

João Mortágua Axes

Teatro Municipal da Covilhã - Covilhã

02 Junho

Orquestra de Jazz da Universidade de Aveiro & Shai Maestro

Auditório Renato Araújo - Universidade de Aveiro - Aveiro

02 Junho

Seun Kuti & Egypt 80

Auditório de Espinho - Espinho

02 Junho

Vasco Pimentel Trio

Fórum Cultural de Alcochete - Alcochete

02 Junho

Jam Session com Mauro Ribeiro Trio

GrETUA - Aveiro

Ver mais