Pinkdraft

Pinkdraft: “Pinkdraft” (Creative Sources)

Creative Sources

Rui Eduardo Paes

Não fosse o silêncio uma ilusão racional e qualquer construção sonora (por definição: música) a que se procedesse constituiria uma violência. Parece ser esse o princípio seguido pela abordagem do quarteto Pinkdraft neste seu disco homónimo. Os procedimentos timbrais, texturais e ora arrítmicos, ora polirrítmicos, de Ricardo Jacinto, Nuno Torres, Travassos e Nuno Morão parecem não querer ferir a superfície desse idealizado branco da audição, no seu minimalismo aproximando-se da escola a que se deu o nome de reducionista.

Só não chegam a caber nesse rótulo porque, para todos os efeitos, se os sons ouvidos são pequenos, surgem numa quantidade que escandalizaria um Radu Malfatti ou um Taku Sugimoto, talvez os mais extremos representantes do “near silence”. Para uma música “quieta”, a deste disco atinge atribulações e intensidades assinaláveis, pelo que, sem remédio, a pele do silêncio é mesmo rasgada. Como só podia acontecer, de resto…

Talvez seja assim porque o dito silêncio é apenas uma das duas coordenadas principais do projecto Pinkdraft. A outra é, justamente, o som. Não surpreende: o mentor da formação, Ricardo Jacinto, é, paralelamente à sua actividade como violoncelista improvisador, um renomado artista na área do instalacionismo sonoro. Ou seja, alguém focado nas condições físicas (que não metafísicas) do som.

Temos, pois, com este álbum um bom exemplo das novas práticas da improvisação que têm lugar em Portugal. Chamar-lhes “livres”, não obstante a sua intencionalidade de não se cingir a um figurino demasiado definido, seria perigoso. São evidentes as influências das formas eruditas contemporâneas, de alguma electrónica/electroacústica de índole experimental (a tendência “lowercase”, para ser mais exacto) e também do jazz criativo de depois do free. As medidas dessas influências vão variando consoante as circunstâncias e os momentos, mas o que prevalece é uma perspectiva descobridora, que não patrimonial, da música.

  • Pinkdraft

    Pinkdraft (Creative Sources)

    Pinkdraft

    Ricardo Jacinto (violoncelo); Nuno Torres (saxofone alto); Travassos (electrónica, objectos amplificados); Nuno Morão (percussão, objectos amplificados)

Agenda

10 Junho

Imersão / Improvisação

Parque Central da Maia - Maia

10 Junho

O Vazio e o Octaedro

Parque Central da Maia - Maia

10 Junho

Marta Hugon & Luís Figueiredo / Joana Amendoeira “Fado & Jazz”

Fama d'Alfama - Lisboa

10 Junho

Maria do Mar, Hernâni Faustino e João Morales “Três Vontades de Viver”

Feira do Livro de Lisboa - Lisboa

10 Junho

George Esteves e Kirill Bubyakin

Cascais Jazz Club - Cascais

10 Junho

Nuno Campos 4tet

Parque Central da Maia - Maia

10 Junho

Tim Kliphuis Quartet

Salão Brazil - Coimbra

10 Junho

Big Band do Município da Nazaré e Cristina Maria “Há Fado no Jazz”

Cine-teatro da Nazaré - Nazaré

10 Junho

Jorge Helder Quarteto

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

11 Junho

Débora King “Forget about Mars” / Mayan

Jardins da Quinta Real de Caxias - Oeiras

Ver mais