The Fish: “Moon Fish” (Clean Feed)
Clean Feed
Ligado às correntes da improvisação reducionista, o saxofonista Jean-Luc Guionnet tem desenvolvido trabalho em paralelo no free jazz mais bruto. Com o grupo The Ames Room editou recentemente, também na Clean Feed, um outro disco em formato trio que explorava esse universo - “Bird Dies”, uma faixa única de quase 50 minutos de portentosa exploração sonora.
Tal como acontece nesse trio com Clayton Thomas e Will Guthrie, nestes The Fish o saxofonista segue numa linha de free clássico, apresentando um som forte, assente pura e simplesmente na improvisação.
Nesta formação exclusivamente francesa, Guionnet tem como parceiros Benjamin Duboc e Edward Perraud (um dos seus colegas no quinteto “near-silence” Hubbub). Gravado ao vivo no Fundão, este disco divide-se em três temas (de cerca de 16, 18 e 6 minutos), nos quais se expõe a fisicalidade impetuosa da sua música.
Não há aqui qualquer subtileza ou contenção – quem quiser ouvir Guionnet e Perraud nesses registos deve seguir directo para o trabalho dos Hubbub ou para outros projectos paralelos.
O que aqui se ouve é música feroz, ríspida e árida: saxofone em permanente desafio, contrabaixo e bateria em constante propulsão. Rugosa, tumultuosa, vibrante, conflituosa, incandescente, esta música não pede licença para rasgar. Isto é nervo, isto queima.
-
Moon Fish (Clean Feed)
The Fish
Jean-Luc Guionnet (saxofone alto); Benjamin Duboc (contrabaixo); Edward Perraud (bateria)