Miguel Moreira: “The Darkness of the Unknown” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

A parceria da Porta-Jazz com o Guimarães Jazz tem resultado em alguns dos mais cativantes discos da editora gerida pela associação que junta os músicos de jazz do Porto, a esses agora se somando este “The Darkness of the Unknown”. O guitarrista Miguel Moreira é o compositor das peças aqui ...

Ler mais

Duarte Fonseca / João Clemente: “Honor no Masters, Serve no Kings” (Profound Whatever) (Curtas)

Curtas

Este já é um álbum de depois do apocalipse. Foi gravado no início do passado mês de Julho em Portugal (João Clemente, o guitarrista, vive em Berlim e aí passou o confinamento, mas na primeira oportunidade apanhou o avião para ver os seus) e já se encontra nas plataformas digitais. ...

Ler mais

Interactivity

Tatsuya Nakatani / Shane Parish: “Interactivity” (Cuneiform) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Cuneiform

Tatsuya Nakatani e Shane Parish são mestres a desenvolver abordagens pouco convencionais aos respetivos instrumentos. O percussionista nascido no Japão (a viver atualmente na cidade de Truth or Consequences, no Novo México) e o guitarrista norte-americano (natural de Asheville, Carolina do Norte) têm dado mostras, ao longo dos respetivos percursos ...

Ler mais

Paulo Chagas / Pedro Chagas: “Histórias nas Nuvens” (Zpoluras) (Curtas)

Curtas

De um álbum gravado em pleno confinamento pandémico espera-se tudo menos que soe a um disco de Verão, mas foi isso que conseguiu o multi-instrumentista Paulo Chagas (flauta, oboé, clarinetes, saxofones, piano, melódica, baixo eléctrico, percussão) neste trabalho a meias com o seu próprio filho, também ele a tocar vários ...

Ler mais

Last Desert

Liberty Ellman: “Last Desert” (Pi Recordings) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Pi Recordings

“Last Desert” é o quinto disco em nome próprio do guitarrista e compositor Liberty Ellman (n. 1971), quarto na cada vez mais inescapável Pi Recordings, sucedendo ao excelente “Radiate”, de 2015. Antes, já nos havia oferecido “Orthodoxy” (Noir, 1997), “Tactiles” (Pi, 2002) e “Ophiuchus Butterfly” (Pi, 2006). Nos anos 1990, ...

Ler mais

Desidério Lázaro / Luís Candeias: “Unknown Road” (Robalo Music) (Curtas)

Curtas

Dado o que conhecemos do gosto de Desidério Lázaro pela composição e pelos arranjos de grupo, o formato de duo saxofone-bateria parecia estar fora dos seus horizontes. Erro nosso, pois aqui está a sua estreia no dito, a meias com Luís Candeias. Não que criar música apenas com dois instrumentos ...

Ler mais

David Binney: “Aerial” (edição de autor) (Curtas)

Curtas

Com as suas agendas de concertos canceladas e a continuação dos projectos que tinham em curso suspensa, alguns músicos aproveitaram o período de confinamento obrigado pela pandemia do Covid-19 para, em casa, criarem objectos sonoros que há muito desejavam realizar, mas iam adiando porque pouco ou nada se relacionavam com ...

Ler mais

Reckon

Jim Black Trio: “Reckon” (Intakt) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Intakt

Jim Black é um baterista que os melómanos portugueses conhecem particularmente bem, não apenas por integrar essa relevantíssima instituição que é o Trio Azul de Carlos Bica, como também pelas inúmeras visitas ao nosso país, em distintos grupos e contextos instrumentais. O estilo de Black, identificável a léguas, remete de ...

Ler mais

Carlos “Zíngaro” / Vítor Joaquim: “At ZDB Lisboa 2006” (edição de autor) (Curtas)

Curtas

Lançado a público num dia (2 de Julho) que o Bandcamp reservou para ajudar os artistas que ficaram sem trabalho devido à pandemia, dirigindo-lhes a totalidade das receitas obtidas pelas vendas das suas obras, este “At ZDB Lisboa 2006” é o segundo tomo da “Live Series +” iniciada por Vítor ...

Ler mais

Luís Vicente: “Maré” (Cipsela Records) (Curtas)

Curtas

Susana Santos Silva gravou em 2016 o seu “All the Rivers” no lisboeta Panteão Nacional, com o mesmo formato que aqui encontramos. Em 2017 foi a vez de Luís Vicente escolher outro espaço de grande reverberação para mais um solo de trompete, este agora editado: o Convento de Santa Clara-a-Nova, ...

Ler mais

Human Rites Trio

Jason Kao Hwang: “Human Rites Trio” (True Sound) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / True Sound

O tempo, como sabiamente escreveu Machado de Assis, é um químico invisível, que dissolve, compõe, extrai e transforma. Há década e meia, na insuspeita cidade de Tondela, assisti a uma atuação do trio do baterista / percussionista Ravish Momin, no qual oficiavam o violinista / violetista Jason Kao Hwang e, ...

Ler mais

Patrick Brennan / Maria do Mar / Ernesto Rodrigues / Miguel Mira / Hernâni Faustino / Abdul Moimême: “The Sudden Bird of Waiting” (Creative Sources) (Curtas)

Curtas

O saxofonista alto norte-americano Patrick Brennan já viveu uns anos em Portugal – hoje instalado na cidade de Nova Iorque (é originário de Detroit), volta e meia vem ao nosso país para tocar com os amigos que por cá deixou (muito especialmente Abdul Moimême, com quem estabeleceu fortes ligações musicais, ...

Ler mais

Ernesto Rodrigues / Carlos Santos: “Metamorfose” (Creative Sources) (Curtas)

Curtas

O título diz tudo: parceiros em numerosas situações com o envolvimento de outros músicos, neste disco Ernesto Rodrigues e Carlos Santos centram-se na ideia de tornar o violino e a viola do primeiro em instrumentos expansivos, ou seja, com qualidades metamórficas que vão muito para além das suas capacidades acústicas ...

Ler mais

Hugo Raro: “Connecting the Dots” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

Entra a primeira faixa com título de filme spaghetti de cowboys, “O Bom, o Mau e os Vilões”, com o seu ritmo desconjuntado e persistente, todo ele em contratempos, e ficamos desde logo com a impressão de que esta viagem (essa é a ideia a que o pianista e compositor ...

Ler mais

Time Elleipsis

Frederick Galiay Chamæleo Vulgaris: “Time Elleipsis” (Ayler Records) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Ayler Records

Os melómanos portugueses mais atentos associarão o nome do baixista francês Frederick Galiay (n. 1971) sobretudo ao sexteto Supersonic, que o saxofonista Thomas de Pourquery operacionalizou em 2012 para revisitar a música de Sun Ra (a formação visitou-nos aquando da edição de 2016 do festival Jazz em Agosto, na Fundação ...

Ler mais

George Haslam / João Madeira / Pedro Castello Lopes / Mário Rua: “Ajuda” (Slam Records) (Curtas)

Curtas

O título deste disco (e do seu primeiro tema) vem com tradução inglesa, “Help”, mas não se trata de um pedido ou de uma oferta de ajuda – alude, isso sim, ao bairro de Lisboa onde foi gravado, Ajuda. A referência alfacinha faz todo o sentido, pois está aqui documentada ...

Ler mais

Øyvind Skarbø / Fredrik Ljungkvist / Kris Davis / Ole Morten Vågan: “Inland Empire” (Clean Feed) (Curtas)

Curtas

Esta é a primeira gravação de Øyvind Skarbø na Clean Feed. Apesar de datar de 2016, só sai agora, após “Skarbø Skulekorps”, um grande investimento discográfico, com uma formação orquestral alargada, a meio caminho entre a experimentação e a pop. “Meio-caminho” é a expressão dominante para definir este disco: entre ...

Ler mais

Blood Moon

Ingrid Laubrock / Kris Davis: “Blood Moon” (Intakt) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Intakt

“Blood Moon” é o segundo volume de duos de Ingrid Laubrock na editora suíça. Até agora, duos no feminino. O primeiro disco desta série, saído o ano passado, relatava o encontro com o piano de Aki Takase (“Kasumi”). Este ano, mantém-se o número e mantém-se a instrumentação, mas muda a ...

Ler mais

The Point in Question

Miles Perkin Quartet: “The Point in Question” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

«Respire fundo.» Quando o médico o pede, percebemos finalmente que respiramos. Uma coisa tão natural que quase nos esquecemos que fazemos. O processo acaba em «expire» e, à medida que exalamos, sentimos o ar a sair até ao fundo. A música de Miles Perkin soa assim. As composições falam de ...

Ler mais

“Interface” LP

Steve Lehman's Camouflage Trio: “Interface” LP (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

O CF001 saiu, em CD, no ano de 2001. Estava lançada a pedra fundadora da editora da Parede, com o grupo The Implicate Order (Ken Filiano, Lou Grassi e Steve Swell com os portugueses Paulo Curado e Rodrigo Amado), gravados num concerto no Seixal e com “liner notes” de Harvey ...

Ler mais