A Tribo

Coreto: “A Tribo” (Carimbo Porta-Jazz) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Carimbo Porta-Jazz

Não sei que conclusões maiores se podem tirar do facto, mas o certo é que Portugal tem gerado uma quantidade de “ensembles” de largo número na área do jazz que, para o tamanho do País e para os seus recursos culturais, não é de todo compreensível. ...

Ler mais

Puzzle 3: “D” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

Quando muita da música para trio de piano jazz que se publica hoje pelo mundo, e por cá, se caracteriza composicionalmente por uma demasia de ornamentação e de maneirismos detalhísticos que, na sua superficialidade formal, de nada servem à música, antes a escondem, é bom ouvir ...

Ler mais

Jesup Wagon

James Brandon Lewis Red Lily Quintet: “Jesup Wagon” (Tao Forms) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Tao Forms

Ao forjar um universo sonoro idiossincrático, no qual interpela a história (e a pré-história) do jazz cruzando-as com a exploração de uma miríade de interesses pessoais, James Brandon Lewis (n. 1983) passou com distinção de promessa a concretizada certeza e é um dos mais estimulantes ...

Ler mais

Vessel Trio: “Responde Tu” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

Cubano e espanhol de origem, respectivamente, Hery Paz e Javier Moreno trocaram as suas estadias em Nova Iorque pelo mais calmo Portugal e aqui vêm marcando gradual presença. Neste disco em trio com o baterista Marcos Cavaleiro, o saxofonista (tenor) e o contrabaixista têm pleno espaço ...

Ler mais

André Carvalho: “Lost in Translation” (Outside in Music) (Curtas)

Curtas

A ideia por detrás do novo “Lost in Translation” do contrabaixista e compositor André Carvalho é assaz curiosa, na medida em que, se o tema é a perda de sentido na tradução de uma palavra numa língua em outra, coloca a questão do que seria colocar ...

Ler mais

Conversations #2 & #3

Florian Arbenz: “Conversations #2 & #3” (Hammer Recordings) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Hammer Recordings

Depois de “Conversation #1: Condensed”, número primeiro do ambicioso projecto de 12 momentos do percussionista e compositor Florian Arbenz, já objecto de uma recensão aqui na jazz.pt, debrucemo-nos agora sobre a música do seu sucessor, “Conversations #2 & #3”, álbum que reúne as duas seguintes conversas ...

Ler mais

Conversations #1: Condensed

Florian Arbenz / Hermon Mehari / Nelson Veras: “Conversations #1: Condensed” (Hammer Recordings) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Hammer Recordings

Se as colaborações são lugar-comum no jazz, há quem a elas recorra apenas para fins utilitários, e outros que, pelo contrário, as consideram como a essência e a força-motriz do desenvolvimento musical. No leque de músicos que se situam no último polo encontramos o compositor e ...

Ler mais

Carlos Santos / Ulrich Mitzlaff I/O: “Studies on Colour Field Modulation” (Creative Sources) (Curtas)

Curtas

Carlos Santos e Ulrich Mitzlaff formam o duo I/O desde 1998, com aparições públicas intermitentes. Uma foi decisiva para o que ouvimos neste disco: a ida em 2014, para um concerto, ao Museu Vostell de Arte Contemporânea, em Malpartida de Cárceres. Aí se apresentou a primeira ...

Ler mais

Remembrance: The Poetry of Emily Brontë

Nelson Cascais: “Remembrance: The Poetry of Emily Brontë” (Robalo) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Robalo

A história deste disco começa a contar-se no momento em que Nelson Cascais (n. 1973), ao escutar “Wuthering Heights”, de Kate Bush, de que é admirador incondicional, entrou em contacto com o universo obscuro e enigmático da grande poeta inglesa Emily Brontë (1818-48). Só mais ...

Ler mais

Zero Grasses: Ritual for the Losses

Jen Shyu & Jade Tongue: “Zero Grasses: Ritual for the Losses” (Pi Recordings) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Pi Recordings

Vivemos num tempo sem precedentes, que nos obriga a revisitar valores, prioridades e expectativas. Foi neste contexto, misto de dramatismo e incerteza, que a cantora, compositora e polinstrumentista Jen Shyu (n. 1978) – com origens em Timor-Leste e Taiwan – reativou o seu grupo Jade ...

Ler mais

Al-jiçç: “Chants” (edição de autor) (Curtas)

Curtas

Gravado durante o período de confinamento com cada músico em sua casa e depois misturado, o quinto álbum dos Al-jiçç marca o início de uma nova direcção na música do grupo liderado pelo guitarrista e compositor (em “Chants” também em teclados e percussão) Nuno Damião: se ...

Ler mais

Mountains

Javier Subatin: “Mountains” (Habitable Records) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Habitable Records

O percurso do compositor e guitarrista Javier Subatin em Portugal tem sido feito de singularidades, tanto a nível de execução instrumental como na escrita, e estas colocaram-no num lugar muito próprio. Um lugar que anunciava o que finalmente encontramos neste “Mountains”, a obra em que o ...

Ler mais

Entre Paredes

Sexteto Bernardo Moreira: “Entre Paredes” (JACC Records) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / JACC Records

A música é de Carlos Paredes, os arranjos do contrabaixista Bernardo Moreira e este disco, surgido depois de muita estrada por parte do projecto, estreia uma nova colecção na JACC Records, a Terra Series. Carregamos no “play” e logo vem mais do que um simples projecto ...

Ler mais

Law Years: The Music of Ornette Coleman

Miguel Zenón: “Law Years: The Music of Ornette Coleman” (Miel Music) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Miel Music

Data incerta, local ignoto. Um jovem saxofonista porto-riquenho aborda o seu ídolo, revelando a admiração que nutre por ele, ao que este retorque: «Já pensaste no que aconteceria se tocasses um lá e um mi bemol ao mesmo tempo?» Miguel Zenón (n. 1976) tem uma ...

Ler mais

The Field

Rodrigo Amado Motion Trio & Alexander von Schlippenbach: “The Field” (NoBusiness) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / NoBusiness Records

O que tem de bom o Motion Trio de Rodrigo Amado é não se fixar numa cartilha e ainda assim manter uma identidade muito própria. Para tal vem contribuindo a insistência do projecto em convidar um quarto elemento para os seus discos e concertos, regra geral uma figura internacional do ...

Ler mais

Northwest Wind

Marcelo Peralta: “Northwest Wind” (Koshkil Records) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Koshkil Records

Argentino como Leandro “Gato” Barbieri, o nome de Marcelo Peralta poderia ser tão, ou mais, célebre no mundo do jazz quanto o desse outro gaúcho do saxofone tenor não fossem as circunstâncias da sua vida e as opções que tomou: em vez de perseguir o sonho norte-americano escolheu Madrid como ...

Ler mais

Susana Santos Silva / Torbjorn Zetterberg: “Tomorrow” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

«The duet / A re-meeting / After / Years of knowing / One / Another», lemos em verso nas “liner notes” de John Corbett para este novo “Tomorrow” de Susana Santos Silva e Torbjorn Zetterberg. O poema tem um contexto: antes deste álbum a dupla gravou numa cabana isolada em ...

Ler mais

Hernâni Faustino: “Twelve Bass Tunes” (Phonogram Unit) (Curtas)

Curtas

É compreensível a tendência de alguns instrumentistas de secção rítmica para editarem discos a solo: regra geral condenados ao acompanhamento e à sustentação do trabalho feito com instrumentos melódicos ou harmónicos, contrabaixistas e bateristas não resistem a mostrar que podem fazer mais do que isso e que têm as suas ...

Ler mais

Águeda

Paulo Santo: “Águeda” (Robalo) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Robalo

A senhora sorridente que vemos na capa deste álbum, na sua banca no Mercado Santana, em Leiria, em meados da década de 1960, é Águeda Baptista, a dedicatária da música que se escuta na estreia em nome próprio do seu neto, o vibrafonista e compositor Paulo Santo (n. 1985). ...

Ler mais

André Matos: “Estelar” (Robalo) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Robalo

O ano de 2021 tem sido particularmente intenso para André Matos (n. 1981), guitarrista lisboeta baseado em Nova Iorque desde 2008. Depois de “Casa” e do monumental “On the Shortness of Life”, o músico acaba de publicar na Robalo mais um registo a solo, “Estelar”, que deve o nome ...

Ler mais