Parlato / Chagas / Lenglet / Gibbs: “Wasteland” (Setola di Maiale) (Curtas)

Curtas

Num tempo de cruzamentos das linguagens musicais mais diversas em contexto de improvisação, o quarteto transnacional formado por Rosa Parlato (Itália), Paulo Chagas (Portugal), Philippe Lenglet (França) e Steve Gibbs (Estados Unidos) traça uma transversal entre as mais opostas, no caso a música de câmara e o noise. Ao fazê-lo, ...

Ler mais

Beatriz Nunes: “Canto Primeiro” (Sintoma Records) (Curtas)

Curtas

O formato de “Canto Primeiro”, o álbum debutante de Beatriz Nunes, é o mesmo que Cristina Branco deixou em “Abril”, disco de versões do cancioneiro de José Afonso com cores jazzísticas emprestadas por músicos como Mário Delgado, Bernardo Moreira e Alexandre Frazão. Se tal referência situou a jovem cantora num ...

Ler mais

Julius Gabriel / João Pais Filipe: “Paisiel” (Lovers & Lollypops) (Curtas)

Curtas

O saxofonista alemão Julius Gabriel é mais um de muitos casos de músicos de outros países que escolheram Portugal para viverem, no seu caso tendo-se fixado na cidade do Porto. E se continua envolvido em projectos do outro lado da Europa (como, por exemplo, a orquestra The Dorf, já nestas ...

Ler mais

Jorge Ferraz: “Machines for Don Quixote et Viva la Muerte” (Cobra) (Curtas)

Curtas

Aviso à navegação: Jorge Ferraz não toca jazz nem nunca pretendeu fazê-lo. Trata-se, aliás, de uma das mais importantes figuras da história do rock alternativo português, tendo desempenhado um papel especialmente relevante na década de 1980, com o grupo (instrumental, coisa rara na época) Santa Maria Gasolina em Teu Ventre, ...

Ler mais

André Fernandes’ Centauri: “Draco” (Nischo) (Curtas)

Curtas

Apesar de todo o espaço que dá à improvisação e ao que na invenção musical é empírico e instintivo (para utilizar termos do próprio André Fernandes), este é um projecto de composição. Como tal, não surpreende que traga consigo um conceito e que este tenha contornos não musicais, inspirados tanto ...

Ler mais

The Heat Death: “The Glenn Miller Sessions” (Clean Feed) (Curtas)

Curtas

Nesta actualidade em hiper-ventilação, a ideia de editar três horas de música é heróica: para os músicos que as gravaram (Kjetil Møster, Martin Küchen, Mats Aleklint, Ola Høyer, Dag Erik Knedal Andersen) e para a editora que custeia o álbum triplo em questão. Pode ser um heroísmo quixotesco, como escreve ...

Ler mais

Demian Cabaud: “Astah” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

O novo título do argentino tornado portuense Demian Cabaud reflecte as suas recentes colaborações com músicos da vizinha Galiza como o pianista Xan Campos e o baterista Iago Fernández (com o reforço da voz de Angela Cervantes na terceira faixa, “Vidala”) e com o veterano Jeff Williams (sim, são duas ...

Ler mais

Como Sísifo

Lokomotiv

Como Sísifo (Destaques)

Destaques / Aduf

Passados 20 anos, e com novo disco a assinalar essa efeméride, "Gnosis", o grupo de Carlos Barretto continua a subir a colina da música com uma capacidade de reinvenção das suas coordenadas que mais pareceria indicar que o projecto está ainda no início do seu caminho se não fosse o entrosamento que muita estrada e muitos álbuns editados forjaram. A jazz.pt virou os ouvidos para os novos temas...

Ler mais

Bode Wilson: “Lascas” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

De três elementos da Orquestra Jazz de Matosinhos talvez não esperássemos um disco como este, mas João Pedro Brandão, Demian Cabaud e Marcos Cavaleiro (que juntos, sem mais companhia, se apresentam como Bode Wilson) têm (ou participam em) outros projectos que configuram bem a heterogeneidade dos seus interesses e das ...

Ler mais

Coreto: “Analog” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

Ao quarto disco, o ensemble Coreto volta a convencer com um disco que explora o imaginário da tecnologia analógica, fazendo-o não com a incorporação de dispositivos sonoros “vintage” (seria demasiado óbvio e esta é, para todos os efeitos, uma big band” de jazz, como tal centrada nos bem mais antigos ...

Ler mais

Sylvie Courvoisier Trio: “D’Agala” (Intakt) (Curtas)

Curtas

Poucos músicos chegados de fora da muito fechada cena norte-americana do jazz foram tão influentes para a actualidade desta quanto a suíça Sylvie Courvoisier, habitante de Brooklyn desde finais da década de 1990. E poucos como ela nos surpreendem verdadeiramente em cada disco editado – a irrequieta pianista e compositora ...

Ler mais

Thomas Stronen Time is a Blind Guide: “Lucus” (ECM) (Curtas)

Curtas

Eis o segundo tomo de uma incursão bem diferente daquelas a que o baterista Thomas Stronen nos habituou, com os projectos Humcrush ou Food, neste disco surgindo igualmente diferente do de estreia. Se “Time is a Blind Guide”, de 2015, contrapunha um trio de percussão ao trio de cordas do ...

Ler mais

Daniel Karlsson Trio: “Ding Dong” (Brus & Knaster) (Curtas)

Curtas

O nome de Daniel Karlsson parece ainda não ter vingado em Portugal, mas o pianista sueco é encarado na sua Suécia Natal, e em outros países da Europa, como o digno sucessor do entendimento que Esbjorn Svensson tinha do trio de piano jazz. E isso apesar de, no novo “Ding ...

Ler mais

Jon Rune Strøm Quintet: “Fragments” (Clean Feed) (Curtas)

Curtas

Apesar de Jon Rune Strøm não ser um “newcomer”, dado que o conhecemos bem, mas como sideman de outros projectos, acho que se justifica uma introdução ao contrabaixista norueguês. É um membro activo na cena jazzística norueguesa que, como sabemos hoje, juntamente com a sueca e a holandesa, é uma ...

Ler mais

Susana Santos Silva: “All the Rivers” (Clean Feed) (Curtas)

Curtas

Ao contrário do que acontece na música fixada em pauta, a improvisação é “site specific”, como se diz no jargão das belas-artes: vive do momento e do espaço onde é praticada. Mais do que isso, ouve-o (o momento e o espaço). É essa a prática do improvisador, a de ouvir ...

Ler mais

Acoustic Main Suite Plus The Inner One

Sirius: “Acoustic Main Suite Plus The Inner One” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

Um disco produzido por Sei Miguel é o suficiente para nos fazer ficar em sentido: o trompetista tem uma integridade artística à prova de bala e o seu envolvimento neste projecto obriga a uma audição atenta. Some-se o facto de encontrarmos neste registo feito no Panteão Nacional um trompetista da ...

Ler mais

Andrea Massaria / Clementine Gasser: “The Spring of My Life” (Amirani) (Curtas)

Curtas

Os nomes de Andrea Massaria e Clementine Gasser serão provavelmente estranhos aos ouvidos portugueses, mas nos seus respectivos países (Itália no caso do guitarrista, Áustria no da violoncelista, onde reside apesar do seu nascimento na Suíça) contam-se entre os mais prestigiados na área do jazz e da improvisação e têm ...

Ler mais

Elliott Sharp / Mary Halvorson / Marc Ribot: “Err Guitar” (Intakt) (Curtas)

Curtas

Na prossecução do seu desejo de construir uma utopia da guitarra, ou seja, uma música guitarrística que tenha as suas lógicas nela própria e em mais nada, e que ao longo do tempo foi ganhando expressão em projectos a solo, à frente de vários grupos ou até encomendando peças a ...

Ler mais

Paulo Alexandre Jorge: “Voices” (Creative Sources) (Curtas)

Curtas

Decerto todos conhecerão os discos em que Keith Jarrett troca o piano (ou o cravo e o órgão de igreja) por outros instrumentos, e designadamente aqueles “pequenos” (flautas de bisel, percussões) que, pelas suas próprias características, afastam qualquer eventual abordagem virtuosística e exploratória, focando os ouvidos na própria musicalidade das ...

Ler mais

Fred Frith / Hans Koch: “You Are Here” (Intakt) (Curtas)

Curtas

Saído em 2017 de um registo efectuado no ano anterior no Jazz Campus, em Basel (imaginamos um espaço de grandes dimensões e pé alto, tal a ressonância), este disco escapou às minhas audições no ano passado, ou teria ido directamente para a minha lista de Melhores. É assim tão impressionante, ...

Ler mais