André Matos: “Estelar” (Robalo) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Robalo

O ano de 2021 tem sido particularmente intenso para André Matos (n. 1981), guitarrista lisboeta baseado em Nova Iorque desde 2008. Depois de “Casa” e do monumental “On the Shortness of Life”, o músico acaba de publicar na Robalo mais um registo a solo, “Estelar”, que deve o nome ...

Ler mais

Hair of the Dog

Gabriel Ferrandini: “Hair of the Dog” (Canto) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Canto

Nascida com o jazz e ado/aptada pelo rock, a bateria não é habitualmente um instrumento de pesquisa e extrapolação de possibilidades físicas, mas a esse nível por aí vêm seguindo em Portugal figuras como João Pais Filipe, Gustavo Costa e Pedro Melo Alves. Se Gabriel Ferrandini vinha tendo fama de ...

Ler mais

Dança do Pólen

Ricardo Pinheiro: “Dança do Pólen” (Inner Circle Music/AsUR) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Inner Circle Music/AsUR

Um ano depois de “Caruma”, o guitarrista, compositor e pedagogo Ricardo Pinheiro (n. 1977) dá com o novo álbum “Dança do Pólen” o passo derradeiro no sentido da redução à essência. Facto, aliás, que já se divisava ao passar em revista o seu itinerário discográfico: em quinteto (com Chris ...

Ler mais

Facets

Hafez Modirzadeh: “Facets” (Pi Recordings) (Destaques)

Destaques / Pi Recordings

Desde os já longínquos anos 1980 que o saxofonista e compositor norte-americano (de ascendência iraniana pelo lado paterno e irlandesa/asquenaze pelo materno) Hafez Modirzadeh (n. 1962) aprofunda um conceito particular da arte de trabalhar os sons. Verdadeiro inovador, tantas vezes apodado de cerebral (ideia que contraria, afirmando, em entrevista, ...

Ler mais

Dança dos Desastrados

Miguel Ângelo: “Dança dos Desastrados” (Carimbo Porta-Jazz) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Carimbo Porta-Jazz

Eis um álbum que não é apenas um álbum. Seja ouvindo-o no Bandcamp ou na edição física encontramos um “link”, https://www.miguelangeloctb.com/dancadosdesastrados/, que nos permite outra fruição desta nova obra de Miguel Ângelo. Beneficiando da formação em informática do contrabaixista e compositor e da arte de Maria Mónica, a “designer” ...

Ler mais

Let the Free Be Men

Rodrigo Amado This is Our Language Quartet: “Let the Free Be Men” (Trost) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Trost

Se a associação de Rodrigo Amado com Joe McPhee, Kent Kessler e Chris Corsano vem resultando em alguma da melhor “fire music” do momento, honrando o tipo de entrega e vernacularidade que o disco com o mesmo nome, de Archie Shepp, deu em herança a uma prática que leva os ...

Ler mais

À Espera do Futuro

Beatriz Nunes / Paula Sousa / André Rosinha: “À Espera do Futuro” (Nischo) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Nischo

Soltar o pensamento é o mote para escutar “À Espera do Futuro”, o álbum de Beatriz Nunes, Paula Sousa e André Rosinha.  Gravado por Luís Candeias em plena pandemia (Dezembro de 2020) e editado pela Nischo, ficará na história associado ao tempo de pausa, da incerteza dos caminhos desconhecidos, da fragilidade ...

Ler mais

Cinestesia

Carlo Mascolo / João Madeira / Felice Furioso: “Cinestesia” (FMR) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / FMR

O mundo da improvisação e do jazz criativo é feito de encontros e cruzamentos. No que aos primeiros respeita, este disco é o resultado dos vários que os italianos Carlo Mascolo (trombone) e Felice Furioso (bateria) foram tendo com o contrabaixista português João Madeira em várias edições do MIA - ...

Ler mais

Sombras da Imperfeição

Hugo Raro: “Sombras da Imperfeição” (Carimbo Porta-Jazz) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Carimbo Porta-Jazz

A introdução da guitarra portuguesa no jazz ganha com este “Sombras da Imperfeição” novas consequências, ainda que, mais uma vez, sendo outro o protagonismo instrumental: o piano neste novo CD de Hugo Raro tal como no Mário Laginha Trio (dedilhada pelo mesmo Miguel Amaral que agora reencontramos) e a guitarra ...

Ler mais

Oceano-Mar

OCENPSIEA: “Oceano-Mar” (edição de autor) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Edição de autor

São de Braga e “Oceano-Mar” é já o seu terceiro álbum. O nome do grupo (pronunciado de diferentes maneiras por radialistas locais na abertura de “Isto é Água”) é o acrónimo de Oh Chefe Eu Não Pedi Sumol Isto é Água, o que introduz desde logo o nível de boa ...

Ler mais

On the Shortness of Life

André Matos: “On the Shortness of Life” (Edição de autor) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Edição de autor

Poucas semanas após ter dado vida ao excelente “Casa” (Robalo) – o tomo derradeiro de uma tetralogia a solo –, o guitarrista André Matos (n. 1981) regressa com um projeto intitulado a partir das palavras do filósofo estoico romano Séneca, que teorizou acerca da brevidade da vida. São quatro ...

Ler mais

Beat With Out Byte

Simão Costa: “Beat With Out Byte” (Cipsela) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Cipsela Records

Pianista com formação clássica e um percurso como compositor electroacústico em práticas de transdisciplinaridade, combinando som, imagem (fotografia, vídeo, cinema) e artes performativas (dança, teatro, novo circo) na tradução de conceitos que intersectam a arte, a ciência e a tecnologia, Simão Costa tem neste novo “Beat With Out ...

Ler mais

Half Dead Half Alive (Live in Nickelsdorf)

Joke Lanz / Ute Wassermann: “Half Dead Half Alive (Live in Nickelsdorf)” (Klanggalerie) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Klanggalerie

Quase chegados ao final da primeira metade de 2021, não é sem alguma azeda ironia que verificamos terem 2019 como ano de registo muitos dos álbuns que vão sendo por estes dias editados. É como se essa referência temporal anunciasse o fim da era pré-apocalipse. E quando essa constatação vem ...

Ler mais

Rua Herval

Marco Scarassatti: “Rua Herval” (Homeless – Low Fi) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Homeless – Low Fi

Quando Marco Scarassatti iniciou o tríptico que com este “Rua Herval” se conclui, depois de “Novelo Elétrico” e “Casa Acústica”, mal este poli-instrumentista, compositor e improvisador originário de São Paulo, mas com residência em Belo Horizonte, adivinhava que o álbum seria produzido em pleno período pandémico. O que nele encontramos ...

Ler mais

Suicide Underground Orchid

Ikizukuri & Susana Santos Silva: “Suicide Underground Orchid” (Multikulti Project) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Multikulti Project

«Scenes of chaos and harmony», lê-se nas “liner notes” do novo álbum dos Ikizukuri (desta feita com a convidada especial Susana Santos Silva), em jeito de apresentação daquilo que vamos ouvir. Que o caos tem a sua própria ordem já o sabemos e isso é matematicamente verificável. Falar-se em harmonia, ...

Ler mais

Sounding Point

Mark Feldman: “Sounding Point” (Intakt) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Intakt

Mark Feldman (Chicago, 1955) tem há vários anos lugar cativo no escol dos violinistas mais relevantes do jazz e das músicas criativas da atualidade, sendo conhecido, sobretudo, pelo seu papel de marcante “sideman” (John Zorn, Dave Douglas, Uri Caine, John Abercrombie, Sylvie Courvoisier, Satoko Fujii) e como líder das suas ...

Ler mais

Free Speech

João Sousa / José Lencastre: “Free Speech” (Partícula Records) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Partícula Records

Este “Free Speech” é o regresso às colaborações entre João Sousa e José Lencastre, desta feita sem outros músicos envolvidos. Ainda que, como acontece logo na primeira faixa, “Burmese Spring”, seja um trio o que ouvimos, com o saxofonista José Lencastre a desdobrar-se em dois na sobregravação de pistas. E ...

Ler mais

Light Machina

João Valinho / Luís Vicente / Marcelo dos Reis / Salvoandrea Lucifora: “Light Machina” (Multikulti Project) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Multikulti Project

Por esta altura já todos o sabemos: quando a polaca Multikulti lança um novo disco com capa de fundo vermelho e “lettering” a negro (ou vice-versa no caso dos álbuns com improvisadores espanhóis – regra geral catalães), esse álbum inclui necessariamente músicos portugueses. É difícil saber da intencionalidade da editora ...

Ler mais

Where Fear Ends

Paulo Chagas / Nicola Guazzaloca / Lee Noyes: “Where Fear Ends” (Zpoluras) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Zpolura

«This is our truth. (…) This is our way of sharing art and culture.» É assim que se apresenta a “label” Zpoluras Archives, escolhendo a Internet como plataforma de edição. O trio deste “Where Fear Ends”, constituído por Paulo Chagas com Nicola Guazzaloca e Lee Noyes, músicos da Itália e ...

Ler mais

Empa

Miguel Rodrigues: “Empa” (Cena Jovem Jazz.pt) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Cena Jovem Jazz.pt

Como resultado de ter vencido em 2019 a primeira “open call” da Cena Jovem Jazz.pt, iniciativa da jazz.pt e do Jazz ao Centro Clube (JACC) que tem como propósito apoiar a criação, a promoção e a divulgação do património musical contemporâneo português, feito por jovens músicos/compositores, Miguel Rodrigues (n. 1994) ...

Ler mais