Source

Nubya Garcia: “Source” (Concorde) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Concorde

Nubya Garcia é mais uma das estrelas da nova fornada do jazz inglês. A família originária da Guiana, no topo da América do Sul, passou-lhe o sabor da música caribenha e do reggae. Ouvimo-la mais ou menos explícita e esse é o fator de novidade na sua música, que finalmente ...

Ler mais

Wu Hen

Kamaal Williams: “Wu Hen” (Black Focus Records) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Black Focus Records

O novo jazz... o novo jazz inglês. São designações em uso para caracterizar uma série de músicos e projectos musicais que trazem como grande novidade uma batida techno e um frescor agradável nos arranjos e na produção. Sabemos que os ingleses são excelentes vendedores e que têm um enorme sentido ...

Ler mais

This is Chrome Hill

Chrome Hill: “This is Chrome Hill” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

Os Chrome Hill tocam música que nos transporta para os “westerns spaghetti” de Sergio Leone com a música de Ennio Morricone. Nada disto é feito de modo evidente ou descritivo. É um certo ambiente que faz afluir ao cérebro - se quisermos - esse mundo de grandes paisagens, esforçados cavalos ...

Ler mais

The Daily Biological

Chad Taylor Trio: “The Daily Biological” (Cuneiform) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Cuneiform

O aspeto que primeiramente nos capta a atenção é a configuração instrumental deste trio, em especial devido à ausência de contrabaixo. Tenhamos presente os relevantes trios de saxofone-piano-bateria que despontaram nos anos mais recentes: Fieldwork, com Vijay Iyer, Steve Lehman e Tyshawn Sorey; Paradoxical Frog, com Sorey, Kris Davis e ...

Ler mais

I Like to Sleep: “Daymare” (Rune Grammofon) (Curtas)

Curtas

A fórmula é simples e já conhecida, mas se neste caso é a mesma fórmula, tem resultados diferentes. Como é que isto se faz? A Rune é das editoras que mais distribuem jazz para tipos que gostam de rock. Trata-se de uma série de bandas – Elephant 9, Krokofant, Motorpsycho, ...

Ler mais

Mind the Gap of Silence

Martin Küchen & Landæus Trio: “Mind the Gap of Silence” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

Descomunalmente melódico, pensativo, nocturno – é assim este novo disco do sueco Martin Küchen. Todas as composições são assinadas pelo próprio (excepto “Love, Flee thy House”, escrita a meias com o baterista) e é este o segredo. Não sabemos como consegue, mas a sua capacidade melódica ombreia com os melhores ...

Ler mais

Untamed

Mad Nomad: “Untamed” (Edição de autor) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Edição de autor

No princípio era o verbo. A história do projeto Mad Nomad e do álbum de estreia “Untamed” – já disponível nas plataformas digitais e com edição física até final do ano – começa a escrever-se, literalmente, na derradeira fase de permanência da nómada Catarina dos Santos (n. 1977) em Nova ...

Ler mais

The Deceptive 4 Live

Tim Berne’s Snakeoil: “The Deceptive 4 Live” (Intakt) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Intakt

Nos anos 1990, Nova Iorque era a Meca do jazz. Era de lá que vinha tudo o que era inovador e era para lá que todos olhávamos, sedentos de que as rodelas pretas chegassem, importadas, à  secção de novidades da  Contraverso, da AnAnAnA ou da Tubitek. A criatividade orbitava pela ...

Ler mais

Slow Pieces for Aki

Alexander von Schlippenbach: “Slow Pieces for Aki” (Intakt) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Intakt

Dois dias de Inverno, sozinho num estúdio de Zurique. Dois dias, mais 82 anos de aperfeiçoamento. O novo disco de Alexander von Schlippenbach fixa 21 peças de curta duração, cada uma com dois ou três minutos, tocadas ao piano. A procura é a de um tipo de virtuosismo diferente: evitar ...

Ler mais

Aura

Camila Nebbia: “Aura” (ears&eyes) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / ears&eyes

Saxofonista, compositora, improvisadora e artista multidisciplinar, Camila Nebbia é uma figura em ascensão no panorama do jazz criativo e das músicas improvisadas de Buenos Aires e está agora a dar-se a conhecer ao resto ao globo. A sua passagem pelo Banff Centre, no Canadá, os seus dois discos anteriores em ...

Ler mais

João Lencastre: “No Gravity” (edição de autor) (Curtas)

Curtas

Ainda há uns dias, um dos mais cativantes saxofonistas da cena nacional do jazz, Francisco Andrade, queixava-se no Facebook de que o preconceito, na música, se sente mais entre músicos do que propriamente por parte do público. Muitas vezes o verificamos, se bem que, nestes últimos anos, as coisas tenham ...

Ler mais

I-Wolf Raon: “Baumgarten” (Seayou Records) (Curtas)

Curtas

Nas vésperas de se juntar a João Hasselberg e Luís Figueiredo no Seixal Jazz, o harpista Eduardo Raon tem um novo álbum a circular, a meias com Wolfgang Schloegl (piano e electrónica neste “Baumgarten”), o mesmo que ouvimos com os Sofa Surfers e, em tempos, inserido no projecto Kruder & ...

Ler mais

João Martins Quarteto: “Hundred Milliseconds” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

A música tem destas coisas. Num álbum com temas compostos por um baterista (que ora em vez também utiliza sintetizadores), João Martins, encontramos o que de melhor há por estes dias com uma dupla de saxofones, o alto e o tenor de Fábio Almeida e o soprano e tenor de ...

Ler mais

José Lencastre / Hernâni Faustino / Vasco Furtado: “Vento” (Phonogram Unit) (Curtas)

Curtas

O primeiro álbum do trio formado por José Lencastre (saxofones tenor e alto), Hernâni Faustino (contrabaixo) e Vasco Furtado (bateria) é também o primeiro da nova editora gerida por estes três músicos com Jorge Nuno e Rodrigo Pinheiro, a Phonogram Unit. Projecto “do it yourself” que visa editar em disco ...

Ler mais

Quarteto Ricardo Jorge: “Nature is Always Photogenic” (Profound Whatever) (Curtas)

Curtas

Não sendo este um novo álbum dos muito aplaudidos Slow is Possible, em “Nature is Always Photogenic” encontramos a maior parte dos membros do grupo-surpresa destes últimos anos: João Clemente, Nuno Santos Dias, Ricardo Sousa e Duarte Fonseca. Enquanto “side project”, encontramos alguns pontos em comum com a formação original, ...

Ler mais

Yun

Lynn Cassiers: “Yun” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

Já aqui falámos da inovação trazida pela belga Lynn Cassiers ao chamado “jazz vocal”. A questão adensa-se neste novo disco, no formato de um debate entre a música electrónica e uma orquestra de swing dos anos 30 do século passado. A maior parte das faixas são inspiradas por clássicos e ...

Ler mais

Marie Takahashi / Maria do Mar / Ernesto Rodrigues / Helena Espvall / João Valinho: “Queen Triot” (Creative Sources) (Curtas)

Curtas

Há discos em que o engenheiro de som é como se fosse um dos elementos do grupo que está a tocar. Este é um deles. “Queen Triot” foi gravado em estúdio (Namouche) por Joaquim Monte e o que ouvimos mais parece ter sido registado num local “site specific” com uma ...

Ler mais

Valentin Ceccaldi: “Ossos” (Cipsela) (Curtas)

Curtas

Este é um disco a solo de Valentin Ceccaldi, um dos “enfant terribles” da actual cena gaulesa da improvisação, gravado em Coimbra já faz uns anos (2017) e agora finalmente disponibilizado. E se um disco a solo de um improvisador é sempre algo de especial, pois só os mais habilitados ...

Ler mais

Hugo Antunes / Agustí Fernández / Roger Turner: “Perspectrum” (JACC Records) (Curtas)

Curtas

O trio que consta no mais recente título lançado pela JACC Records era para ter sido um quarteto com John Butcher, mas por motivos de doença o saxofonista britânico não pôde deslocar-se até Portugal no dia em que o concerto aqui registado, inserido na edição de 2016 dos Encontros Internacionais ...

Ler mais

Rafael Toral / Mars Williams / Tim Daisy: “Elevation” (Relay Recordings) (Curtas)

Curtas

Os relacionamentos de Rafael Toral com a chamada “cena de Chicago” (a do jazz criativo, do rock desalinhado, do experimentalismo sem nome) surgiram com a sua ligação a um filho dilecto da Cidade do Vento que depois foi em busca de outras paragens (vive presentemente no Japão), Jim O’Rourke. Outros ...

Ler mais