A Tribo

Coreto: “A Tribo” (Carimbo Porta-Jazz)2 (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Carimbo Porta-Jazz

O Coreto é uma das estrelas mais cintilantes da constelação Porta-Jazz. E o coletivo voltou aos discos com “A Tribo”, na Carimbo, braço editorial da associação cujo trabalho em prol do jazz portuense (e nacional) nunca é demais enaltecer. Liderada pelo saxofonista, flautista e compositor ...

Ler mais

Never is Enough

Thumbscrew: “Never is Enough” (Cuneiform) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Cuneiform

Ao sexto álbum, o trio Thumbscrew, não cessa de surpreender. Desconhecíamo-lo, mas a guitarrista Mary Halvorson, o contrabaixista Michael Formanek e o baterista Tomas Fujiwara gravaram em Pittsburgh, no final do verão de 2019, uma espécie de segundo “Ours”/“Theirs”: um disco duplo (ou dois discos ...

Ler mais

1975

The Fourth World Quartet: “1975” (Cuneiform) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Cuneiform

Três quartos do The Fourth World Quartet (Benjamin, Laurence e Roger Miller) cresceram em Ann Arbor, Michigan, e despertaram para a vida durante o “verão do amor”, quando os White Panthers – partido político de extrema-esquerda constituído sobretudo por jovens brancos – agitavam a sua ...

Ler mais

Unlimited Dreams

João Lencastre’s Communion: “Unlimited Dreams” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

A partir do momento em que se dedicou à bateria, João Lencastre tem deixado a sua marca indelével em projetos que cobrem um vasto espetro de géneros musicais, do heavy metal ao reggae, passando pelo rock alternativo e pelo afrobeat, focando-se, a partir de certo ...

Ler mais

Wiz: “Wiz” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

Wiz é um projecto transnacional partilhado por Iago Fernández (bateria), Wilfried Wilde (guitarra eléctrica) e José Pedro Coelho (saxofone tenor), neste disco com o acrescento do trompetista Óscar Latorre em dois temas. E o que está neste álbum de estreia em equação? Primeiro que tudo, o ...

Ler mais

A Tribo

Coreto: “A Tribo” (Carimbo Porta-Jazz) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Carimbo Porta-Jazz

Não sei que conclusões maiores se podem tirar do facto, mas o certo é que Portugal tem gerado uma quantidade de “ensembles” de largo número na área do jazz que, para o tamanho do País e para os seus recursos culturais, não é de todo compreensível. ...

Ler mais

Puzzle 3: “D” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

Quando muita da música para trio de piano jazz que se publica hoje pelo mundo, e por cá, se caracteriza composicionalmente por uma demasia de ornamentação e de maneirismos detalhísticos que, na sua superficialidade formal, de nada servem à música, antes a escondem, é bom ouvir ...

Ler mais

Jesup Wagon

James Brandon Lewis Red Lily Quintet: “Jesup Wagon” (Tao Forms) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Tao Forms

Ao forjar um universo sonoro idiossincrático, no qual interpela a história (e a pré-história) do jazz cruzando-as com a exploração de uma miríade de interesses pessoais, James Brandon Lewis (n. 1983) passou com distinção de promessa a concretizada certeza e é um dos mais estimulantes ...

Ler mais

Vessel Trio: “Responde Tu” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

Cubano e espanhol de origem, respectivamente, Hery Paz e Javier Moreno trocaram as suas estadias em Nova Iorque pelo mais calmo Portugal e aqui vêm marcando gradual presença. Neste disco em trio com o baterista Marcos Cavaleiro, o saxofonista (tenor) e o contrabaixista têm pleno espaço ...

Ler mais

André Carvalho: “Lost in Translation” (Outside in Music) (Curtas)

Curtas

A ideia por detrás do novo “Lost in Translation” do contrabaixista e compositor André Carvalho é assaz curiosa, na medida em que, se o tema é a perda de sentido na tradução de uma palavra numa língua em outra, coloca a questão do que seria colocar ...

Ler mais

Conversations #2 & #3

Florian Arbenz: “Conversations #2 & #3” (Hammer Recordings) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Hammer Recordings

Depois de “Conversation #1: Condensed”, número primeiro do ambicioso projecto de 12 momentos do percussionista e compositor Florian Arbenz, já objecto de uma recensão aqui na jazz.pt, debrucemo-nos agora sobre a música do seu sucessor, “Conversations #2 & #3”, álbum que reúne as duas seguintes conversas ...

Ler mais

Conversations #1: Condensed

Florian Arbenz / Hermon Mehari / Nelson Veras: “Conversations #1: Condensed” (Hammer Recordings) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Hammer Recordings

Se as colaborações são lugar-comum no jazz, há quem a elas recorra apenas para fins utilitários, e outros que, pelo contrário, as consideram como a essência e a força-motriz do desenvolvimento musical. No leque de músicos que se situam no último polo encontramos o compositor e ...

Ler mais

Carlos Santos / Ulrich Mitzlaff I/O: “Studies on Colour Field Modulation” (Creative Sources) (Curtas)

Curtas

Carlos Santos e Ulrich Mitzlaff formam o duo I/O desde 1998, com aparições públicas intermitentes. Uma foi decisiva para o que ouvimos neste disco: a ida em 2014, para um concerto, ao Museu Vostell de Arte Contemporânea, em Malpartida de Cárceres. Aí se apresentou a primeira ...

Ler mais

Remembrance: The Poetry of Emily Brontë

Nelson Cascais: “Remembrance: The Poetry of Emily Brontë” (Robalo) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Robalo

A história deste disco começa a contar-se no momento em que Nelson Cascais (n. 1973), ao escutar “Wuthering Heights”, de Kate Bush, de que é admirador incondicional, entrou em contacto com o universo obscuro e enigmático da grande poeta inglesa Emily Brontë (1818-48). Só mais ...

Ler mais

Zero Grasses: Ritual for the Losses

Jen Shyu & Jade Tongue: “Zero Grasses: Ritual for the Losses” (Pi Recordings) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Pi Recordings

Vivemos num tempo sem precedentes, que nos obriga a revisitar valores, prioridades e expectativas. Foi neste contexto, misto de dramatismo e incerteza, que a cantora, compositora e polinstrumentista Jen Shyu (n. 1978) – com origens em Timor-Leste e Taiwan – reativou o seu grupo Jade ...

Ler mais

Al-jiçç: “Chants” (edição de autor) (Curtas)

Curtas

Gravado durante o período de confinamento com cada músico em sua casa e depois misturado, o quinto álbum dos Al-jiçç marca o início de uma nova direcção na música do grupo liderado pelo guitarrista e compositor (em “Chants” também em teclados e percussão) Nuno Damião: se ...

Ler mais

Mountains

Javier Subatin: “Mountains” (Habitable Records) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Habitable Records

O percurso do compositor e guitarrista Javier Subatin em Portugal tem sido feito de singularidades, tanto a nível de execução instrumental como na escrita, e estas colocaram-no num lugar muito próprio. Um lugar que anunciava o que finalmente encontramos neste “Mountains”, a obra em que o ...

Ler mais

Entre Paredes

Sexteto Bernardo Moreira: “Entre Paredes” (JACC Records) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / JACC Records

A música é de Carlos Paredes, os arranjos do contrabaixista Bernardo Moreira e este disco, surgido depois de muita estrada por parte do projecto, estreia uma nova colecção na JACC Records, a Terra Series. Carregamos no “play” e logo vem mais do que um simples projecto ...

Ler mais

Law Years: The Music of Ornette Coleman

Miguel Zenón: “Law Years: The Music of Ornette Coleman” (Miel Music) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Miel Music

Data incerta, local ignoto. Um jovem saxofonista porto-riquenho aborda o seu ídolo, revelando a admiração que nutre por ele, ao que este retorque: «Já pensaste no que aconteceria se tocasses um lá e um mi bemol ao mesmo tempo?» Miguel Zenón (n. 1976) tem uma ...

Ler mais

The Field

Rodrigo Amado Motion Trio & Alexander von Schlippenbach: “The Field” (NoBusiness) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / NoBusiness Records

O que tem de bom o Motion Trio de Rodrigo Amado é não se fixar numa cartilha e ainda assim manter uma identidade muito própria. Para tal vem contribuindo a insistência do projecto em convidar um quarto elemento para os seus discos e concertos, regra geral uma figura internacional do ...

Ler mais