André Carvalho: “Lost in Translation” (Outside in Music) (Curtas)

Curtas

A ideia por detrás do novo “Lost in Translation” do contrabaixista e compositor André Carvalho é assaz curiosa, na medida em que, se o tema é a perda de sentido na tradução de uma palavra numa língua em outra, coloca a questão do que seria colocar ...

Ler mais

Conversations #2 & #3

Florian Arbenz: “Conversations #2 & #3” (Hammer Recordings) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Hammer Recordings

Depois de “Conversation #1: Condensed”, número primeiro do ambicioso projecto de 12 momentos do percussionista e compositor Florian Arbenz, já objecto de uma recensão aqui na jazz.pt, debrucemo-nos agora sobre a música do seu sucessor, “Conversations #2 & #3”, álbum que reúne as duas seguintes conversas ...

Ler mais

Conversations #1: Condensed

Florian Arbenz / Hermon Mehari / Nelson Veras: “Conversations #1: Condensed” (Hammer Recordings) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Hammer Recordings

Se as colaborações são lugar-comum no jazz, há quem a elas recorra apenas para fins utilitários, e outros que, pelo contrário, as consideram como a essência e a força-motriz do desenvolvimento musical. No leque de músicos que se situam no último polo encontramos o compositor e ...

Ler mais

Carlos Santos / Ulrich Mitzlaff I/O: “Studies on Colour Field Modulation” (Creative Sources) (Curtas)

Curtas

Carlos Santos e Ulrich Mitzlaff formam o duo I/O desde 1998, com aparições públicas intermitentes. Uma foi decisiva para o que ouvimos neste disco: a ida em 2014, para um concerto, ao Museu Vostell de Arte Contemporânea, em Malpartida de Cárceres. Aí se apresentou a primeira ...

Ler mais

Remembrance: The Poetry of Emily Brontë

Nelson Cascais: “Remembrance: The Poetry of Emily Brontë” (Robalo) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Robalo

A história deste disco começa a contar-se no momento em que Nelson Cascais (n. 1973), ao escutar “Wuthering Heights”, de Kate Bush, de que é admirador incondicional, entrou em contacto com o universo obscuro e enigmático da grande poeta inglesa Emily Brontë (1818-48). Só mais ...

Ler mais

Zero Grasses: Ritual for the Losses

Jen Shyu & Jade Tongue: “Zero Grasses: Ritual for the Losses” (Pi Recordings) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Pi Recordings

Vivemos num tempo sem precedentes, que nos obriga a revisitar valores, prioridades e expectativas. Foi neste contexto, misto de dramatismo e incerteza, que a cantora, compositora e polinstrumentista Jen Shyu (n. 1978) – com origens em Timor-Leste e Taiwan – reativou o seu grupo Jade ...

Ler mais

Al-jiçç: “Chants” (edição de autor) (Curtas)

Curtas

Gravado durante o período de confinamento com cada músico em sua casa e depois misturado, o quinto álbum dos Al-jiçç marca o início de uma nova direcção na música do grupo liderado pelo guitarrista e compositor (em “Chants” também em teclados e percussão) Nuno Damião: se ...

Ler mais

Mountains

Javier Subatin: “Mountains” (Habitable Records) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Habitable Records

O percurso do compositor e guitarrista Javier Subatin em Portugal tem sido feito de singularidades, tanto a nível de execução instrumental como na escrita, e estas colocaram-no num lugar muito próprio. Um lugar que anunciava o que finalmente encontramos neste “Mountains”, a obra em que o ...

Ler mais

Entre Paredes

Sexteto Bernardo Moreira: “Entre Paredes” (JACC Records) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / JACC Records

A música é de Carlos Paredes, os arranjos do contrabaixista Bernardo Moreira e este disco, surgido depois de muita estrada por parte do projecto, estreia uma nova colecção na JACC Records, a Terra Series. Carregamos no “play” e logo vem mais do que um simples projecto ...

Ler mais

Law Years: The Music of Ornette Coleman

Miguel Zenón: “Law Years: The Music of Ornette Coleman” (Miel Music) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Miel Music

Data incerta, local ignoto. Um jovem saxofonista porto-riquenho aborda o seu ídolo, revelando a admiração que nutre por ele, ao que este retorque: «Já pensaste no que aconteceria se tocasses um lá e um mi bemol ao mesmo tempo?» Miguel Zenón (n. 1976) tem uma ...

Ler mais

The Field

Rodrigo Amado Motion Trio & Alexander von Schlippenbach: “The Field” (NoBusiness) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / NoBusiness Records

O que tem de bom o Motion Trio de Rodrigo Amado é não se fixar numa cartilha e ainda assim manter uma identidade muito própria. Para tal vem contribuindo a insistência do projecto em convidar um quarto elemento para os seus discos e concertos, regra geral uma figura internacional do ...

Ler mais

Northwest Wind

Marcelo Peralta: “Northwest Wind” (Koshkil Records) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Koshkil Records

Argentino como Leandro “Gato” Barbieri, o nome de Marcelo Peralta poderia ser tão, ou mais, célebre no mundo do jazz quanto o desse outro gaúcho do saxofone tenor não fossem as circunstâncias da sua vida e as opções que tomou: em vez de perseguir o sonho norte-americano escolheu Madrid como ...

Ler mais

Susana Santos Silva / Torbjorn Zetterberg: “Tomorrow” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

«The duet / A re-meeting / After / Years of knowing / One / Another», lemos em verso nas “liner notes” de John Corbett para este novo “Tomorrow” de Susana Santos Silva e Torbjorn Zetterberg. O poema tem um contexto: antes deste álbum a dupla gravou numa cabana isolada em ...

Ler mais

Hernâni Faustino: “Twelve Bass Tunes” (Phonogram Unit) (Curtas)

Curtas

É compreensível a tendência de alguns instrumentistas de secção rítmica para editarem discos a solo: regra geral condenados ao acompanhamento e à sustentação do trabalho feito com instrumentos melódicos ou harmónicos, contrabaixistas e bateristas não resistem a mostrar que podem fazer mais do que isso e que têm as suas ...

Ler mais

Águeda

Paulo Santo: “Águeda” (Robalo) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Robalo

A senhora sorridente que vemos na capa deste álbum, na sua banca no Mercado Santana, em Leiria, em meados da década de 1960, é Águeda Baptista, a dedicatária da música que se escuta na estreia em nome próprio do seu neto, o vibrafonista e compositor Paulo Santo (n. 1985). ...

Ler mais

André Matos: “Estelar” (Robalo) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Robalo

O ano de 2021 tem sido particularmente intenso para André Matos (n. 1981), guitarrista lisboeta baseado em Nova Iorque desde 2008. Depois de “Casa” e do monumental “On the Shortness of Life”, o músico acaba de publicar na Robalo mais um registo a solo, “Estelar”, que deve o nome ...

Ler mais

Hair of the Dog

Gabriel Ferrandini: “Hair of the Dog” (Canto) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Canto

Nascida com o jazz e ado/aptada pelo rock, a bateria não é habitualmente um instrumento de pesquisa e extrapolação de possibilidades físicas, mas a esse nível por aí vêm seguindo em Portugal figuras como João Pais Filipe, Gustavo Costa e Pedro Melo Alves. Se Gabriel Ferrandini vinha tendo fama de ...

Ler mais

Dança do Pólen

Ricardo Pinheiro: “Dança do Pólen” (Inner Circle Music/AsUR) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Inner Circle Music/AsUR

Um ano depois de “Caruma”, o guitarrista, compositor e pedagogo Ricardo Pinheiro (n. 1977) dá com o novo álbum “Dança do Pólen” o passo derradeiro no sentido da redução à essência. Facto, aliás, que já se divisava ao passar em revista o seu itinerário discográfico: em quinteto (com Chris ...

Ler mais

Facets

Hafez Modirzadeh: “Facets” (Pi Recordings) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Pi Recordings

Desde os já longínquos anos 1980 que o saxofonista e compositor norte-americano (de ascendência iraniana pelo lado paterno e irlandesa/asquenaze pelo materno) Hafez Modirzadeh (n. 1962) aprofunda um conceito particular da arte de trabalhar os sons. Verdadeiro inovador, tantas vezes apodado de cerebral (ideia que contraria, afirmando, em entrevista, ...

Ler mais

Dança dos Desastrados

Miguel Ângelo: “Dança dos Desastrados” (Carimbo Porta-Jazz) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Carimbo Porta-Jazz

Eis um álbum que não é apenas um álbum. Seja ouvindo-o no Bandcamp ou na edição física encontramos um “link”, https://www.miguelangeloctb.com/dancadosdesastrados/, que nos permite outra fruição desta nova obra de Miguel Ângelo. Beneficiando da formação em informática do contrabaixista e compositor e da arte de Maria Mónica, a “designer” ...

Ler mais