João Almeida: “Static I” & “Static II” (edição de autor) (Curtas)

Curtas

Trompetista da nova geração da música improvisada e do jazz criativo nacionais, João Almeida tem algo mais a mostrar – algo que, diga-se já, não lhe conhecíamos ainda – e está nestes dois álbuns em suporte digital e edição DIY. “Static I” é uma peça de “field recording” (a ficha ...

Ler mais

Martingale

Denman Maroney: “Martingale” (Edição de autor) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Edição de autor

Ao longo de mais de quatro décadas, o pianista, compositor e pedagogo norte-americano Denman Maroney (n. 1949) tem vindo a desenvolver um universo sonoro idiossincrático. A partir do aproveitamento total do piano – para além das 88 teclas, os pedais, a tampa, a caixa, as cordas e demais entranhas, tangidas ...

Ler mais

No Nation Trio: “Habitation” (Phonogram Unit) 2 (Curtas)

Curtas

Diz-se este trio sem nação, em Inglês, apesar de os seus três elementos, Jorge Nuno, Hernâni Faustino e João Valinho, serem portugueses. Depois vem o título, “Habitation”. Está criado um binómio, o de uma desterritorialização combinada com uma ideia de território, de habitação. A foto na capa, com uma árvore, ...

Ler mais

João Pedro Brandão: “Trama no Navio” (Carimbo Porta-Jazz) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas

Quem ouvir este “Trama no Navio” sem conhecimento prévio do que se trata repara logo num factor que chega a ser, até, definitório: a elementaridade estrutural e das intervenções. Algo assim tão nu e cru só poderia ser intencional. Acontece que o disco tem uma história: esta mesma peça começou ...

Ler mais

Early Morning Star

Bob Gluck: “Early Morning Star” (FMR) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / FMR

O pianista e compositor (também pedagogo, ensaísta e rabino) norte-americano Robert “Bob” Gluck (n. 1955) já nos ofereceu registos relevantes, como sejam “Sideways” (2008) e “Returning” (em trio com o contrabaixista Michael Bisio e o baterista Dean Sharp e com selo da britânica FMR) ou o dueto com Aruán Ortiz ...

Ler mais

Samuel Gapp: “Trio & String Quartet” (Casa Bernardo Sassetti) (Curtas)

Curtas

Na intersecção do jazz com a música erudita, a música que o jovem pianista e compositor Samuel Gapp nos propõe neste disco – e que lhe valeram o Prémio de Composição Bernardo Sassetti do ano passado – só não se inscreve na herança da third stream porque parte, e desenvolve-se, ...

Ler mais

Pocket Poem

Anthony Pirog: “Pocket Poem” (Cuneiform) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Cuneiform

Anthony Pirog não será para muitos um nome que faça soar campainhas. Mas o guitarrista e compositor nascido em Lewisburg, Pensilvânia, e criado nos subúrbios de Washington, D.C., já tem atrás de si uma trajetória sólida e multifacetada. Antes de tergiversar para outros territórios criativos, estudou guitarra jazz no Berklee ...

Ler mais

Luís Vicente / John Dikeman / William Parker / Hamid Drake: “Goes Without Saying, But it’s Got to Be Said” (JACC Records) (Curtas)

Curtas

O trio de John Dikeman com dois baluartes da tradição do free jazz nos tempos presentes, William Parker e Hamid Drake, pré-existia a este registo ao vivo gravado na lisboeta ZDB antes de sermos assolados pelo Covid-19, mas neste novo álbum é o nome do português Luís Vicente que surge ...

Ler mais

Ulrich Mitzlaff: “Transparent – Fluorescent Sound Fibres” (Creative Sources) (Curtas)

Curtas

O violoncelista alemão, residente em Portugal, Ulrich Mitzlaff fechou o ano com um novo disco em que leva ainda mais longe as pesquisas sonoras (e do seu instrumento) a que se tem dedicado, num curioso xadrez entre o conceptual e o improvisado. As duas peças de “Transparent” são, na verdade, ...

Ler mais

Expanding Light

Whit Dickey Trio: “Expanding Light” (Tao Forms) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Tao Forms

“Expanding Light” é a estreia discográfica do novo trio do polifacetado baterista, compositor e improvisador Whit Dickey, ao lado de um dos seus mais longevos comparsas musicais, o saxofonista Rob Brown – a parceria estende-se já por mais de 30 anos – e do contrabaixista Brandon Lopez, músico em ascensão ...

Ler mais

Los Ejes de Mi Carreta

Juan “Cato” Calvi / Maria do Mar / Ernesto Rodrigues / Guilherme Rodrigues: “Los Ejes de Mi Carreta” (Creative Sources) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Creative Sources

Discos há cujos títulos são apenas circunstanciais, cumprindo apenas uma função identificatória de uma obra que é dada ouvir. Outros são, ao invés, conceptuais, expondo na capa aquilo que vamos, formalmente, encontrar no interior. Existe ainda outro tipo de título: aquele que define um estado de espírito. É o caso ...

Ler mais

Pliable

In Layers: “Pliable” (FMR) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / FMR

Quatro anos depois da estreia homónima, o quarteto multinacional In Layers – os portugueses Luís Vicente no trompete e Marcelo dos Reis na guitarra, a que se juntam o pianista islandês Kristján Martinsson e o baterista holandês Onno Govaert – regressa (novamente com selo da inglesa FMR e uma bela ...

Ler mais

Jazz is Dead 5

Ali Shaheed Muhammad / Adrian Younge / Doug Carn: “Jazz is Dead 5” (Black Jazz) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Black Jazz

A série “Jazz is Dead” (em resposta à afirmação de Frank Zappa segundo a qual «jazz is not dead, it just smells funny»), criada por Ali Shaheed Muhammad e Adrian Younge, tem-se dedicado a recuperar uma série de músicos dos anos 70 e 80 do século passado e a dar-lhes ...

Ler mais

Habitation

No Nation Trio: “Habitation” (Phonogram Unit) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Phonogram Unit

A Phonogram Unit é uma editora gerida por um coletivo de músicos (José Lencastre, Hernâni Faustino, Vasco Furtado, Jorge Nuno e Rodrigo Pinheiro) que pretende editar de acordo com as condições e tempos por si definidos, liberta das grilhetas impostas pelos convencionalismos da “indústria”. Sem qualquer ingerência ou limitação ao ...

Ler mais

Vítor Joaquim: “The Construction of Time” (Edição de Autor) (Curtas)

Curtas

O nome de Vítor Joaquim não é estranho ao circuito da livre improvisação em Portugal, dadas as associações do músico electrónico a um grande número de improvisadores, numa lista que inclui os nomes de Carlos “Zíngaro” e do saxofonista norte-americano Joe Giardullo. Neste seu novo álbum ouvimo-lo com João Silva, ...

Ler mais

Anthropic Neglect

José Lencastre: “Anthropic Neglect” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

O disco é liderado por um saxofonista, mas é o diálogo entre o saxofone e a guitarra eléctrica que começa por nos impressionar. Há poucos - muito poucos – guitarristas a tocar neste lado da guitarra e com esta qualidade e, por isso, é o som abstracto, forte, rockeiro, que ...

Ler mais

André B. Silva: “The Guit Kune Do” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

Cinco guitarristas (o próprio André B. Silva, AP, Eurico Costa, Francisco Rua e José Miguel Moreira), um baixista (João Próspero) e um baterista (Diogo Silva). Assim é a formação que André B. Silva escolheu para o disco de estreia deste grupo eléctrico. Conhecemo-lo já como guitarrista do Rite of Trio ...

Ler mais

Electric Meditations

The Silence: “Electric Meditations” (Drag City) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Drag City

A chicagoana Drag City é uma editora de cruzamentos. Com um pé no pop-rock para gente inteligente e outro noutras músicas, não deixou de nos surpreender quando, pela primeira vez, reeditou em vinil o “Guitarra Portuguesa” de Carlos Paredes. É uma “label” feita por gente que gosta de música e ...

Ler mais

Both

Bill Nace: “Both” (Drag City) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Drag City

No edifício Libeskind, em Berlim, há um poço de betão. O edifício ziguezagueia com paredes angulosas e numa das salas saímos para um enorme fundão, depois de uma pesada porta metálica que fecha atrás de nós com o som da tampa de um caixão. Conseguimos ver um pouco do céu ...

Ler mais

Crossfade Ensemble

Daniel Bernardes: “Crossfade Ensemble” (MPMP) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / MPMP

“Crossfade” é um termo técnico utilizado habitualmente na edição sonora e que designa a colagem de dois “takes”. Aqui, é utilizado como metáfora para a mistura da linguagem do jazz contemporâneo com a música de câmara do universo erudito. Nomeia também o septeto que o pianista e compositor Daniel Bernardes ...

Ler mais