Caminhos paralelos

Flautas

Caminhos paralelos (Destaques)

Destaques / Unit Records

Enquanto Mark Alban Lotz (foto acima) se desdobra em concertos por Portugal e esperamos pela vinda de Robert Dick em Agosto, eis que nos chegam dois discos que têm a flauta (melhor dizendo: vários espécimes da família flautística) como protagonista. Um é de Lotz, o outro de Massimo De Mattia, dois herdeiros de Dick que estão a percorrer caminhos paralelos, mas diferentes.

Ler mais

Susanne Paul’s Move String Quartet: “Short Stories” (Jazz Haus Musik) (Curtas)

Curtas

O que obteríamos se, a um quarteto de cordas, juntássemos conceitos de ritmo (os do jazz e do rock) que não são propriamente os da música de câmara, ao mesmo tempo substituindo o segundo violino por um contrabaixo? Aquilo que neste “Short Stories” se propõe o Move String Quartet, grupo ...

Ler mais

Ensembleia: “Ensembleia” (Pássaro Vago) (Curtas)

Curtas

Registado durante a edição de 2017 do Festival de Música Experimental e Improvisada de Aveiro, mais conhecido por MEIA, este disco homónimo do quinteto Ensembleia dá-nos a ouvir uma nova geração de improvisadores nacionais, reunindo os mais conhecidos Helena Espvall (violoncelista sueca radicada em Lisboa) e Bernardo Álvares (contrabaixista nos ...

Ler mais

Rodrigo Amado: “A History of Nothing” (Trost) (Curtas)

Curtas

Uma história de nada só pode ser nada, a história como nada ou o nada como história. O título do novo disco de Rodrigo Amado tem uma carga irónica (cínica?) enorme, porque o que vem no CD (ou no LP, consoante a escolha feita pelo melómano) não só é muito, ...

Ler mais

Uivo Zebra: “Gancho” (A Besta) (Curtas)

Curtas

Se o free jazz vingou como tendência musical com nome próprio na passagem da década de 1950 para a de 60, a designação “free rock” vem surgindo apenas para identificar um tipo de abordagem, ainda que os procedimentos aplicados no campo do rock não se distanciem muito daqueles que tiveram ...

Ler mais

Jazz from now

Peixe Frito / Dead Vortex

Jazz from now (Destaques)

Destaques / Last Pork Records

Aqui estão mais dois álbuns de espanto da produção nacional no ano que vai correndo, publicados em simultâneo e com dois dos músicos envolvidos a tocarem em ambos, Luís Guerreiro e Pedro Santo. Um tem jazz no título, mas decompõe-no no interior, e o outro parece de rock, não sendo. Estivemos a ouvi-los…

Ler mais

Lynn Cassiers: “Imaginary Band” (Clean Feed) (Curtas)

Curtas

O chamado “jazz vocal” transformou-se, com o passar dos anos, num modelo aborrecido no qual se aproveita a linguagem inventada por Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Sarah Vaugham e muitas outras (quando no feminino) numa versão para consumo das massas, via loiras brancas bem formatadas na Berklee. É o ...

Ler mais

João Pedro Viegas / Roberto Del Piano: “Friendship in Milano” (Setola Di Maiale) (Curtas)

Curtas

A primeira alegria deste disco começa no seu acontecimento: dois “senhores de certa idade”, de dois países diferentes, que se mantêm interessados na música. São estas as coisas que fazem acreditar que a humanidade não tende para o mal ou para o egoísmo e que o mundo não é dos ...

Ler mais

pLoo: “Pele de Papel” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

Habitar «um lugar ecléctico onde o jazz, a música do mundo, a música improvisada e a música contemporânea pudessem coabitar» já tinha sido o propósito do primeiro álbum dos pLoo, lançado em 2015 (“Estereograma”), e logo aí se viu que não se tratava de world jazz ou de uma reaplicação ...

Ler mais

Daniel Levin / Chris Pitsiokos / Brandon Seabrook: “Stomiidae” (Dark Tree Records) (Curtas)

Curtas

Toda a música que acontece pelas sete faixas de “Stomiidae” parece ir na perseguição de uma forma, mas desde logo com o pressuposto de a recusar, no caso de vir ao caminho. Como uma ou outra vez surgem vagas sugestões de melodia, de ritmo ou de harmonia, o que aparece, ...

Ler mais

Joelle Léandre / Elisabeth Harnik: “Tender Music” (Trost Records) (Curtas)

Curtas

É como se assistíssemos à actuação de um mágico que tira sucessivos coelhos da cartola. Podia não passar disso: coelhos a saírem da cartola, só para deixar a assistência de boca aberta, mas Joelle Léandre e Elisabeth Harnik conseguem fazer com que todos estes coelhos se tornem num só. É ...

Ler mais

Weird Beard: “Orientation” (Intakt) (Curtas)

Curtas

Weird Beard é mais um artefacto resultante das osmoses do jazz com o rock que não passam pelos legados do jazz de fusão e de colagem. Fundado pelo saxofonista e clarinetista suíço Florian Egli, este grupo com Dave Gisler na guitarra, Martina Berther no baixo eléctrico e Rico Baumann na ...

Ler mais

Chrome Hill: “The Explorer” (Clean Feed) (Curtas)

Curtas

Os Chrome Hill já são velhos conhecidos. Nasceram como Damp na Norwegian Academy of Music e mudaram o nome em 2008 com o lançamento do terceiro disco e a saída de Jørgen Munkeby, que foi formar a banda de avant-rock Shining. Mantêm-se um quarteto de jazz com saxofone, guitarra, contrabaixo ...

Ler mais

Caterina Palazzi SudoKu KilleR: “Asperger” (Clean Feed) (Curtas)

Curtas

“Asperger” é o segundo disco deste grupo italiano que toca uma música a meio caminho entre o jazz e o art-rock. A classificação “art” aplicada no rock serviu (e ainda não está curta) para designar os grupos que estão na fronteira entre uma música intelectualizada e performativa e o rock, ...

Ler mais

Angles 3: “Parede” (Clean Feed) (Curtas)

Curtas

 Angles é o nome de um grupo do Norte da Europa que adopta diferentes configurações. Conhecemos bem o noneto e o sexteto; somos agora apresentados ao trio. É desde logo curiosa esta ideia de manter o mesmo nome para grupos diferentes, dando a entender que a música é a mesma, ...

Ler mais

Parlato / Chagas / Lenglet / Gibbs: “Wasteland” (Setola di Maiale) (Curtas)

Curtas

Num tempo de cruzamentos das linguagens musicais mais diversas em contexto de improvisação, o quarteto transnacional formado por Rosa Parlato (Itália), Paulo Chagas (Portugal), Philippe Lenglet (França) e Steve Gibbs (Estados Unidos) traça uma transversal entre as mais opostas, no caso a música de câmara e o noise. Ao fazê-lo, ...

Ler mais

Beatriz Nunes: “Canto Primeiro” (Sintoma Records) (Curtas)

Curtas

O formato de “Canto Primeiro”, o álbum debutante de Beatriz Nunes, é o mesmo que Cristina Branco deixou em “Abril”, disco de versões do cancioneiro de José Afonso com cores jazzísticas emprestadas por músicos como Mário Delgado, Bernardo Moreira e Alexandre Frazão. Se tal referência situou a jovem cantora num ...

Ler mais

Julius Gabriel / João Pais Filipe: “Paisiel” (Lovers & Lollypops) (Curtas)

Curtas

O saxofonista alemão Julius Gabriel é mais um de muitos casos de músicos de outros países que escolheram Portugal para viverem, no seu caso tendo-se fixado na cidade do Porto. E se continua envolvido em projectos do outro lado da Europa (como, por exemplo, a orquestra The Dorf, já nestas ...

Ler mais

Jorge Ferraz: “Machines for Don Quixote et Viva la Muerte” (Cobra) (Curtas)

Curtas

Aviso à navegação: Jorge Ferraz não toca jazz nem nunca pretendeu fazê-lo. Trata-se, aliás, de uma das mais importantes figuras da história do rock alternativo português, tendo desempenhado um papel especialmente relevante na década de 1980, com o grupo (instrumental, coisa rara na época) Santa Maria Gasolina em Teu Ventre, ...

Ler mais

André Fernandes’ Centauri: “Draco” (Nischo) (Curtas)

Curtas

Apesar de todo o espaço que dá à improvisação e ao que na invenção musical é empírico e instintivo (para utilizar termos do próprio André Fernandes), este é um projecto de composição. Como tal, não surpreende que traga consigo um conceito e que este tenha contornos não musicais, inspirados tanto ...

Ler mais