The Attic: “Love Ghosts” (NoBusiness)

The Attic: “Love Ghosts” (NoBusiness)

/ NoBusiness

Gravado mesmo antes de a pandemia chegar sem aviso, “Love Ghosts” é o terceiro álbum do trio The Attic, formado pelo saxofonista Rodrigo Amado, o contrabaixista Gonçalo Almeida e o baterista neerlandês Onno Govaert. Tem selo da lituana NoBusiness e a jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Pedro Neves Trio: “Hindrances” (Carimbo …

Pedro Neves Trio: “Hindrances” (Carimbo Porta-Jazz)

/ Carimbo Porta-Jazz

Colhendo inspiração nos ensinamentos da filosofia budista, “Hindrances” é o quarto álbum do trio liderado pelo pianista e compositor portuense Pedro Neves, acompanhado pelo contrabaixista Miguel Ângelo e agora pelo baterista José Marrucho. Como sempre com chancela do inescapável Carimbo Porta-Jazz. A jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Lynn Cassiers / Manolo Cabras …

Lynn Cassiers / Manolo Cabras / João Lobo: “Dancing With Don” (Robalo)

/ Robalo

“Dancing With Don”, com selo da Robalo, é o novo disco que reúne a cantora e manipuladora de eletrónicas belga Lynn Cassiers, o contrabaixista italiano Manolo Cabras e o baterista português João Lobo. Uma fascinante aventura sonora que a jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Bernardo Tinoco & Tom Maciel: …

Bernardo Tinoco & Tom Maciel: “NoMad Nenúfar” (Clean Feed)

/ Clean Feed

O saxofonista Bernardo Tinoco e o pianista Tom Maciel propuseram-se a sair das suas zonas de conforto. Convidaram ainda o baterista João Lopes Pereira, que participa em alguns temas. Nesta nova edição da Clean Feed, o duo (às vezes transformado em trio) revela uma música profundamente original.

Ler mais

Cícero Lee: “Resilience” (AsUR)

Cícero Lee: “Resilience” (AsUR)

/ AsUR

A palavra “resiliência” entrou de rompante no nosso léxico quotidiano: na política e economia, nas questões ambientais e climáticas, nas infraestruturas, na saúde pública. É também este o conceito central do quarto álbum como líder do contrabaixista e compositor Cícero Lee, ao lado do pianista Carlos Garcia e do baterista Joel Silva, com selo da AsUR. A jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Kaja Draksler / Susana Santos …

Kaja Draksler / Susana Santos Silva: “Grow” (Intakt)

/ Intakt

Subitamente fomos inundados por um enorme discos de duos em várias editoras europeias de referência. Na ECM Barre Philips dua com György Kurtág jr. e Enrico Rava com Fred Hersch; na Clean Feed Gunter Baby Sommer com Raymond Macdonald e Lori Freedman com Scott Thomson; na Intakt Lucas Niggli toca com Matthias Loibner e a pianista eslovena Kaja Draksler com a trompetista portuguesa Susana Santos Silva.

Muitos dos discos referidos aguardam uma crítica por serem muito interessantes, mas há que começar por “Grow” porque é uma explicação sobre o que é a improvisação no seu melhor.

Ler mais

Ben Monder / Tony Malaby …

Ben Monder / Tony Malaby / Tom Rainey: “Live in Lisbon” (Robalo)

/ Robalo

Três dos mais singulares instrumentistas do jazz contemporâneo mais vivo encontraram-se numa cave de Lisboa. O álbum “Live In Lisbon”, publicado pela editora portuguesa Robalo, é a prova viva desse encontro. 

Ler mais

Eve Risser Red Desert Orchestra: …

Eve Risser Red Desert Orchestra: “Eurythmia” (Clean Feed)

/ Clean Feed

A pianista francesa Eve Risser apresenta uma proposta original, ao leme do seu projeto Red Desert Orchestra: música de empatia e do encontro.

Ler mais

Sérgio Pelágio: “Riff Out” (Real …

Sérgio Pelágio: “Riff Out” (Real Pelágio)

/ Real Pelágio

O regresso de Sérgio Pelágio ao jazz é sempre motivo de júbilo. Trinta anos (trinta anos!) depois de com o seu projeto Idefix ter editado “Idefix Live (at Hot Clube de Portugal)”, o guitarrista e compositor lisboeta está de volta aos discos de jazz em nome próprio com “Riff Out”. A jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Pedro Alves Sousa / Rodrigo …

Pedro Alves Sousa / Rodrigo Pinheiro / Gabriel Ferrandini: “Cloud at Rest” (Phonogram Unit)

/ Phonogram Unit

Em mais uma edição da agitada Phonogram Unit, este novo disco reúne o saxofonista Pedro Alves Sousa com dois terços do RED Trio, Rodrigo Pinheiro e Gabriel Ferrandini. “Cloud at Rest” é um permanente rebuliço.

Ler mais

Trevor Dunn's Trio-Convulsant: “Séances” (Pyroclastic)

Trevor Dunn's Trio-Convulsant: “Séances” (Pyroclastic)

/ Pyroclastic

Do caleidoscópico universo musical do contrabaixista/baixista e compositor Trevor Dunn podemos sempre esperar surpresas. Quase duas décadas depois de “Sister Phantom Owl Fish” chega agora o terceiro tomo do trio Convulsant, “Séances”, com a guitarrista Mary Halvorson, o baterista Ches Smith e a participação do quarteto Folie à Quatre. A jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Liba Villavecchia Trio: “Zaidín” (Clean …

Liba Villavecchia Trio: “Zaidín” (Clean Feed)

/ Clean Feed

Um dos vários elogios que podemos fazer à portuguesa Clean Feed Records é que tem sabido encontrar na Europa jazz de imensa qualidade, muito para além dos polos mais visivos, a Inglaterra e a Escandinávia.

Não deixa mesmo assim de ser inesperada a edição de “Zaidín” porque “nobody expects the Spanish jazzition”. Habituámo-nos à ideia que o jazz feito em Espanha ou é extremamente clássico ou é aflamengado, rumbado, salsado, etc. e muito pouco interessante, questionante, contemporâneo, vivo. É por isso com imensa curiosidade que fomos ouvir o disco do trio de Liba Villavecchia, com Vasco Trilla na bateria e Alex Reviriego no contrabaixo.

Ler mais

J.A. Deane / Jason Kao …

J.A. Deane / Jason Kao Hwang Dino Duo: “Uncharted Faith” (Tone Science Music)

/ Tone Science Music

“Uncharted Faith” é a derradeira colaboração entre o manipulador de eletrónicas J. A. Deane – desaparecido em 2021, sem ter acompanhado a fase final do processo – e o violinista, compositor e improvisador Jason Kao Hwang, músico que com os seus múltiplos projetos continua a surpreender. A jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Keith Jarrett: “Bordeaux Concert” (ECM)

Keith Jarrett: “Bordeaux Concert” (ECM)

/ ECM

A maior parte de nós, humanos, tem uma escala ampla. Fazemos coisas muito más, más, suficientes, boas, muito boas. Uma ou outra vez, excelentes. Mas há uma classe de semideuses que usa uma escala bem menor. É o caso de Keith Jarrett. Ele faz discos muito bons, excelentes ou - uma ou outra vez, sublimes.

Ler mais

Margaux Oswald: “Dysphotic Zone” (Clean …

Margaux Oswald: “Dysphotic Zone” (Clean Feed)

/ Clean Feed

Um disco escuro e pesado, feito de extremos: de violência e de fragilidade; de intensidade e de contração. Uma tempestade num piano. Margaux Oswald dá-nos um solo raro.

Ler mais

João Lencastre: “Safe In Your …

João Lencastre: “Safe In Your Own World” (Phonogram Unit) + “Studio Adventures” (Edição de autor)

/ Phonogram Unit

O baterista e compositor João Lencastre acaba de editar não um, mas dois álbuns: “Safe In Your Own World”, na Phonogram Unit e pela primeira vez em quarteto, com Leo Genovese, Drew Gress e Pedro Branco, e “Studio Adventures”, com improvisações livres inéditas registadas durante as sessões de gravação do anterior “Unlimited Dreams”. A jazz.pt já os escutou.

Ler mais

Vários: “Here It Is: A …

Vários: “Here It Is: A Tribute to Leonard Cohen” (Blue Note)

/ Blue Note

A editora Blue Note apresenta um álbum de tributo a Leonard Cohen recheado de estrelas. A música de Cohen é intensa e intemporal. Esta homenagem não.

Ler mais

José Menezes: “Hundred Umbrellas” (Edição …

José Menezes: “Hundred Umbrellas” (Edição de autor)

/ Edição de autor

Senhor de longa e profícua carreira, José Menezes é um dos mais respeitados saxofonistas portugueses. Mas os desígnios da vida são insondáveis e só agora, tantos anos volvidos desde que descobriu os mistérios da música e do jazz, lança o seu primeiro álbum em nome próprio, “Hundred Umbrellas”, com um grupo all-stars. A jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Rodrigo Amado: “Refraction Solo” (Trost)

Rodrigo Amado: “Refraction Solo” (Trost)

/ Trost

Com chancela da austríaca Trost, “Refraction Solo” é o primeiro registo a solo do saxofonista e improvisador Rodrigo Amado. Gravado ao vivo na Igreja do Espírito Santo, nas Caldas da Rainha, é uma viagem solitária e coletiva ao mesmo tempo, uma vénia aos mestres, um grito de liberdade. A jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Marmota: “Toca” (Robalo)

Marmota: “Toca” (Robalo)

/ Robalo

Gonçalo Marques e André Matos são comparsas musicais de longa data e figuras centrais do jazz nacional do século XXI. Depois de Matos ter surgido como convidado no disco “Tundra”, do duo ¡Golpe!, trompetista e guitarrista apresentam agora “Toca”, tomo de estreia dos Marmota, na Robalo. A jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Agenda

29 Novembro

Sélène Saint-Aimé

Teatro da Trindade - Lisboa

29 Novembro

Mariana Dionísio e João Pereira “Tracapangã”

Hot Clube de Portugal - Lisboa

30 Novembro

Sul

Museu Nacional Soares dos Reis - Porto

30 Novembro

Miguel Ângelo Quarteto

Teatro Municipal de Bragança - Bragança

30 Novembro

Gonçalo Sousa e Francesca Guatteri

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

30 Novembro

Orquestra Jazz de Matosinhos com Chris Cheek

Casa da Música - Porto

01 Dezembro

Manuel Oliveira, Rodrigo Correia, Alexandre Frazão e Tomás Marques

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

01 Dezembro

Sul

Hot Clube de Portugal - Lisboa

02 Dezembro

João Lencastre Free Celebration

SMUP - Parede

02 Dezembro

Júlio Resende

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

Ver mais