Bode Wilson: “Aether” (Carimbo Porta-Jazz)

Bode Wilson: “Aether” (Carimbo Porta-Jazz)

/ Carimbo Porta-Jazz

O Bode Wilson está de regresso. Oito anos depois da estreia com “26” e cinco após o segundo álbum, “Lascas”, o trio constituído pelo saxofonista e flautista João Pedro Brandão, o contrabaixista Demian Cabaud e o baterista Marcos Cavaleiro apresenta o seu terceiro, e notabilíssimo, registo, “Aether”, tal como os anteriores com selo da Carimbo Porta-Jazz.

Ler mais

André Matos: “Directo ao Mar” …

André Matos: “Directo ao Mar” (Robalo)

/ Robalo

Os últimos anos têm sido particularmente (ou talvez seja mais apropriado dizer incrivelmente) atarefados em termos de edições discográficas para André Matos, guitarrista lisboeta a residir em Nova Iorque desde 2008. Dando sequência a uma notável torrente criativa, lança agora "Directo ao Mar", com o baixista João Hasselberg e o baterista João Pereira. A jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Cantigas de Maio: “Cantigas de …

Cantigas de Maio: “Cantigas de Maio” (JACC Records)

/ JACC Records

Depois do excelente “Entre Paredes”, Bernardo Moreira apresenta-nos mais uma criativa revisão da música portuguesa. Agora está companhado por João Neves (na voz), Ricardo Dias (no piano) e André Santos (na guitarra).

Ler mais

Neighbour Lizard: “Neighbour Lizard” (Robalo)

Neighbour Lizard: “Neighbour Lizard” (Robalo)

/ Robalo

A notícia do surgimento de um supergrupo formado pelo contrabaixista Nelson Cascais, o guitarrista André Fernandes, o baterista João Lencastre e o saxofonista João Mortágua é, desde logo, motivo para elevar as expetativas. Depois do concerto em que a formação se deu a conhecer, no Liceu Camões, recenseado aqui, chega agora o disco de estreia “Neighbour Lizard”, com selo da Robalo. A jazz.pt já o ouviu.

Ler mais

Carlos Azevedo Quarteto: “Serpente” (Carimbo …

Carlos Azevedo Quarteto: “Serpente” (Carimbo Porta-Jazz)

/ Carimbo Porta-Jazz

Um novo álbum, em nome próprio, do pianista, compositor e arranjador Carlos Azevedo é um verdadeiro acontecimento, no mais rejubilante sentido do termo. Os anos de espera terminaram com o notável “Serpente”, em quarteto, onde surge acompanhado por músicos superlativos, líderes dos seus próprios projetos: o guitarrista Miguel Moreira, o contrabaixista Miguel Ângelo e o baterista Mário Costa. Tem selo da Carimbo, braço editorial da hiperativa Associação Porta-Jazz, e a jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Ernesto Rodrigues / Guilherme Rodrigues …

Ernesto Rodrigues / Guilherme Rodrigues / João Madeira: “Cosmos” (Creative Sources)

/ Creative Sources

Gravado ao vivo no Cosmos Campolide, este disco junta o violinista Ernesto Rodrigues com o seu filho Guilherme Rodrigues no violoncelo e João Madeira no contrabaixo, numa exploração da improvisação livre.

Ler mais

Torben Snekkestad / Søren Kjærgaard: …

Torben Snekkestad / Søren Kjærgaard: “Another Way of the Heart” (Trost)

/ Trost

“Another Way of the Heart” é a estreia em disco da dupla formada pelo pianista dinamarquês Søren Kjærgaard e pelo saxofonista, clarinetista e trompetista (rara combinação) Torben Snekkestad, norueguês, dois músicos fundamentais na cena nórdica do jazz e das músicas improvisadas, com ligações a uma miríade de outros nomes influentes. A jazz.pt escutou o que fizeram em conjunto.

Ler mais

Samuel Lercher Trio: “Ballade” (Edição …

Samuel Lercher Trio: “Ballade” (Edição de autor)

/ Edição de autor

Ao segundo disco como líder, o pianista nascido em França assume as suas influências de forma direta, particularmente o seu amor pela chanson. Ao leme de um trio com André Rosinha e Bruno Pedroso, neste novo álbum conta ainda com dois convidados especiais: a cantora Lou Tavano e o trompetista Gonçalo Marques.

Ler mais

The Michael Lauren Trio: “Live …

The Michael Lauren Trio: “Live at Mobydick Records” (Mobydick Records)

/ Mobydick Records

O veterano baterista que se mudou de Nova Iorque para Portugal apresenta um novo disco, gravado em trio com o guitarrista Vasco Agostinho e o contrabaixista João Custódio. “Live at Mobydick Records” mostra o trio a atacar um jazz de alta intensidade.

Ler mais

Vítor Pereira Quintet: “Jung” + …

Vítor Pereira Quintet: “Jung” + “Electric Chamber” (Edição de autor)

/ Edição de autor

Guitarrista e compositor natural do Porto, Vítor Pereira rumou a Londres em 2004 e desde então tem desenvolvido intensa atividade na cena britânica com pontuais vindas a Portugal. Em 2022 regressa com dois discos: “Jung”, com o seu quinteto, e “Electric Chamber”, EP inaugural de uma formação homónima que espelha o seu interesse em explorar as interseções criativas entre jazz e música erudita. A jazz.pt já os escutou.

Ler mais

João Carreiro: “Pequenos desastres” (Robalo)

João Carreiro: “Pequenos desastres” (Robalo)

/ Robalo

O guitarrista João Carreiro lança-se em nome próprio acompanhado pela superlativa trupe da Robalo: Gonçalo Marques, Demian Cabaud e João Lopes Pereira. A esta formação “all-star” junta-se ainda o saxofonista catalão Albert Cirera. Uma estreia discográfica que revela boas ideias e maturidade.

Ler mais

Michael Gregory Jackson: “Electric Git …

Michael Gregory Jackson: “Electric Git Box” (Golden Records)

/ Golden Records

O guitarrista, compositor, cantor e poeta Michael Gregory Jackson, que a dado momento teve de trocar o apelido pelo nome do meio para evitar confusões com o homónimo estelar, é um músico cujos predicados são amiúde enaltecidos por guitarristas como Pat Metheny, Marc Ribot, Bill Frisell, Vernon Reid, Brandon Ross, Nels Cline ou Mary Halvorson. O seu mais recente álbum, “Electric Git Box”, é o seu primeiro, e notável, registo a solo num percurso de quase meio século.

Ler mais

AP Quarteto: “Nu” (Carimbo Porta-Jazz)

AP Quarteto: “Nu” (Carimbo Porta-Jazz)

/ Carimbo Porta-Jazz

Três anos após a “A incerteza do trio certo”, o novo álbum do guitarrista e compositor AP – petit nom de António Pedro Neves (n. 1981) – apresenta-se aos nossos olhos na mais desarmante simplicidade: um ténue traço cinzento sobre um fundo alvo, o nome da formação e o título, com apenas duas letras: “Nu”. Tem selo da Carimbo, o saudavelmente irrequieto braço editorial da Associação Porta-Jazz. A jazz.pt já o ouviu.

Ler mais

Tarbaby feat. Oliver Lake: “Dance …

Tarbaby feat. Oliver Lake: “Dance Of The Evil Toys” (Clean Feed)

/ Clean Feed

Tar-baby é a mais conhecida das histórias de “Uncle Remus”, um livro de Joel Chandler publicado em 1880. Através das histórias de uma raposa, um coelho e uma boneca feita de alcatrão e terebintina passa um subtexto sobre escravidão, colonialismo e comércio global. Uma história que pode ser lida como muito mais que um conto popular, como um trabalho de filosofia política.

Tarbaby é também o nome do trio que junta Orrin Evans (The Bad Plus, Captain Black) no piano (e voz), Eric Revis no contrabaixo, Nasheey Waits na bateria e convidados. Aqui não há política, só música.

Ler mais

Punkt.Vrt.Plastik: “Zurich Concert” (Intakt)

Punkt.Vrt.Plastik: “Zurich Concert” (Intakt)

/ Intakt

Apesar do nome industrial, este grupo é só um trio: o velho trio de piano, contrabaixo e bateria (reinventado). No piano está Kaja Draksler, a pianista Eslovena revelada em 2013 com o excelente “The Lives of Many Others”. Na bateria está o hiperativo Christian Lillinger e no contrabaixo Petter Eldh, menos conhecido, mas a peça perfeita para integrar o som muito particular deste trio.

Ler mais

Dave Gisler trio with Jaimie …

Dave Gisler trio with Jaimie Branch and David Murray: “See You Out There” (Intakt)

/ Intakt

Dois anos depois de “Zurich Concert”, o trio de Dave Gisler volta a estúdio com dois convidados: a trompetista Jaimie Branch (que já tinha participado no disco anterior) e David Murray, o poderoso tenor americano que agora vive em Sines. Temos por isso o trio de guitarra baixo e bateria com dois metais. 

Ler mais

Pedro Branco: “A Narrativa Épica …

Pedro Branco: “A Narrativa Épica do Quotidiano” (Edição de autor)

/ Edição de autor

Assente numa soberba exploração da guitarra, esta estreia de Pedro Branco a solo é uma magnífica descoberta.

Ler mais

André Rosinha Trio: “Triskel” (Nischo)

André Rosinha Trio: “Triskel” (Nischo)

/ Nischo

O trio do contrabaixista e compositor André Rosinha, com João Paulo Esteves da Silva ao piano e Marcos Cavaleiro na bateria, regressa com “Triskel”, o segundo álbum da formação, que, mantendo as características basilares do anterior, dá significativos passos em frente. A jazz.pt já o ouviu.

Ler mais

MAZAM: “Pilgrimage” (Clean Feed)

MAZAM: “Pilgrimage” (Clean Feed)

/ Clean Feed

O super-grupo de João Mortágua, Carlos Azevedo, Miguel Ângelo e Mário Costa tem novo disco, desta vez editado na Clean Feed. O quarteto propõe uma improvisação concentrada, muito original.

Ler mais

Daniel Bernardes & Coro Ricercare: …

Daniel Bernardes & Coro Ricercare: “Beethoven... Reminiscências” (Edição de autor)

/ Edição de autor

"Beethoven... Reminiscências" é o novo disco de Daniel Bernardes, acompanhado pelo Coro Ricercare, dirigido pelo maestro Pedro Teixeira, e com direção artística de Pedro Moreira. O universo beethoveniano cruzado com as práticas improvisacionais do pianista e compositor, que continua a desbravar terrenos entre o jazz e a música erudita.

Ler mais

Agenda

16 Agosto

Marta Rodrigues Quinteto

Centro Cultural de Lagos - Lagos

16 Agosto

Ricardo Toscano e Bruno Santos

Tasca Bela - Lisboa

16 Agosto

Jam Session c/ João Pedro Coelho

Hot Clube de Portugal - Lisboa

17 Agosto

Long ago and far away

Hot Clube de Portugal - Lisboa

18 Agosto

Paulo Santo Quarteto

Hot Clube de Portugal - Lisboa

19 Agosto

Lacerda / Dionísio / Tristão Trio

Praça Central WOW - Vila Nova de Gaia

19 Agosto

Paulo Santo Quarteto

Hot Clube de Portugal - Lisboa

19 Agosto

Vasco Pimentel Trio

Escadas do Quebra-Costas - Coimbra

20 Agosto

Ladrões de Limões

Praça Central WOW - Vila Nova de Gaia

20 Agosto

Filipe Raposo e Orquestra Clássica do Sul

Cine-Teatro Louletano - Loulé

Ver mais