Steve Coleman, 20 de Setembro de 2019

A música nunca é livre

texto António Branco

No próximo dia 19 de outubro, o 17.º Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra recebe um dos músicos de jazz (palavra que rejeita) mais influentes das últimas quatro décadas, o saxofonista, compositor, arranjador, estratego sonoro e pedagogo Steve Coleman. A jazz.pt esteve à conversa com ele e antecipa um concerto imperdível.

Ler mais

Gonçalo Marques, 10 de Setembro de 2019

Eterno insatisfeito

texto António Branco

Gonçalo Marques é um dos mais respeitados e requisitados trompetistas portugueses de jazz. O trabalho que desenvolve é intenso e multifacetado: para além de instrumentista e compositor, tem atividade substantiva nos domínios da docência, da programação de concertos e da edição discográfica. A pretexto do lançamento de “Linhas”, o seu mais recente e notável disco, a jazz.pt foi ao seu encontro (foto acima de Miguel Estima).

Ler mais

Gileno Santana, 19 de Agosto de 2019

Voos mais altos

texto Nuno Catarino fotografia Filipe Meunier

O trompetista do Porto conta à jazz.pt como, e por que motivo, Dave Douglas o convidou a ir a Nova Iorque para participar no FONT, já em Setembro. Para ler aqui em baixo...

Ler mais

Miguel Rodrigues, 23 de Julho de 2019

Big bang

texto António Branco fotografia Luís Belo

O jazz nacional continua a ser terreno fértil para o surgimento de jovens talentosos, nos diversos instrumentos. Um dos nomes de que mais se fala é Miguel Rodrigues, baterista e compositor, que acaba de vencer com o seu trio o primeiro concurso da Cena Jovem Jazz.pt, promovida pelo Jazz ao Centro Clube e por esta revista. Para sabermos mais acerca do seu percurso e conhecer os seus intentos, impõe-se dar-lhe a palavra.

Ler mais

Pedro Neves, 16 de Julho de 2019

Tocando horizontes

texto António Branco fotografia Pedro Ferreira e Miguel Estima

Do Porto continuam a chegar-nos novas de uma cena vibrante, bem como ótimos discos. Entre os mais recentes está “Murmuration”, o terceiro do trio que Pedro Neves mantém com o contrabaixista Miguel Ângelo e o baterista Leandro Leonet. A pretexto do novo álbum, mas lançando um olhar sobre o seu percurso anterior e perspetivando o futuro, estivemos à conversa com o pianista e compositor.

Ler mais

Mn’JAM experiment, 25 de Junho de 2019

Marginalmente revolucionários

texto Nuno Catarino

Já com rodagem feita nos palcos internacionais, é a vez de o grupo liderado pelos portugueses Melissa Oliveira e João Artur Moreira vir ao nosso país para três concertos em que o jazz estará em associação com a música electrónica, o hip-hop e a pop “indie”. À mistura com elementos visuais (vídeo, desenho de luzes) que em muitos casos determinarão as próprias improvisações e que distinguem o projecto de outros na mesma linha. O experiment terá paragens em Lisboa, Castelo Branco e Caldas da Rainha, com Casey Robinson como convidado especial…

Ler mais

João Camões, 27 de Maio de 2019

Nuvens ao vento

texto António Branco fotografia João Duarte, Pierre Foussat e João Apolinário

A propósito do excelente “Selon le Vent”, disco com o grupo Pareidolia, a jazz.pt foi ao encontro do violetista, compositor e improvisador João Camões, nome em clara ascensão no panorama nacional (e internacional) das músicas improvisadas. Um músico de pensamento claro e em permanente adaptação a novos contextos, a quem importa estar atento...

Ler mais

André Carvalho, 14 de Maio de 2019

Delícias terrenas

texto António Branco fotografia Clara Pereira

Radicado em Nova Iorque desde 2014, para fazer o mestrado em “Jazz Performance”, o contrabaixista e compositor André Carvalho já se instalou na trepidante cena local. Tem novo disco, inspirado no famoso tríptico de Hieronymus Bosch, “O Jardim das Delícias Terrenas”. Este foi o pretexto para uma conversa com a jazz.pt que nos ajuda a conhecer melhor um músico com muito para dar ao jazz nacional.

Ler mais

Enrico Rava, 30 de Janeiro de 2019

Inoxidável trompetista

texto António Branco

À beira de completar 80 anos (no próximo mês de agosto), o mestre trompetista italiano está de regresso a Portugal para um concerto único no Auditório de Espinho – Academia, no próximo dia 2 de fevereiro. O Rava New 4tet, que o acompanha, foi distinguido pela revista italiana Musica Jazz como o melhor grupo de 2015.

Ler mais

Alberto Conde, 14 de Janeiro de 2019

Tinha de ser assim

texto Nuno Catarino fotografia Alexandre Cortez

É editado este mês de Janeiro pela Clean Feed o álbum “The Wake of an Artist”, homenagem do pianista e compositor galego Alberto Conde a Bernardo Sassetti, com os antigos parceiros deste, Carlos Barretto e Alexandre Frazão. A jazz.pt falou com o músico sobre o que vem aí…

Ler mais

Bill Laswell, 16 de Novembro de 2018

Um “workingman” em Guimarães

texto Gonçalo Falcão

O baixista de sons profundos que tem marcado as últimas décadas das “outras músicas” directa ou indirectamente relacionadas com o jazz (ou que se assumem mesmo como tal) esteve em Portugal mais uma vez, para tocar com os Uplift de Dave Douglas no Guimarães Jazz. A jazz.pt esteve à conversa com ele e aqui vos damos conta do que disse…

Ler mais

Pedro Melo Alves, 27 de Julho de 2018

Uma dimensão humana

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

Vamos ouvi-lo tocar com The Rite of Trio no próximo dia 30 de Julho, no Jazz em Agosto, mas a actividade do baterista e compositor originário do Porto está longe de se cingir a esse grupo. No rescaldo do impacto que teve o seu Omniae Ensemble, vencedor do Prémio de Composição Bernardo Sassetti, novos projectos têm nascido e múltiplas colaborações com outros músicos de diversas tendências se têm proporcionado. Todos eles, de alguma forma, convergem num só propósito, e este, segundo ele, vem no fluxo de um novo paradigma que em Portugal está já a desenvolver-se.

Ler mais

João Mortágua, 23 de Junho de 2018

Ritmo e contraponto

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

O nome do saxofonista de Estarreja tornou-se num dos que encabeçam a nova geração de músicos que tem estado a mudar a face do jazz português. Uma perspectiva muito pessoal da música e projectos como Janela, Mirrors e Axes colocaram-no no primeiro plano e não páram os convites para participar em grupos de outros músicos. A jazz.pt conversou com ele.

Ler mais

Susana Santos Silva, 10 de Abril de 2018

As coisas não vêm ter connosco

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

Hoje radicada em Estocolmo, a trompetista do Porto está a viver uma fase particularmente dinâmica do seu percurso, multiplicando-se em projectos e em registos discográficos. A imprensa especializada internacional dirige-lhe os maiores elogios, mas a autora de “All the Rivers” pensa apenas nos desafios que ainda tem de ultrapassar. A jazz.pt esteve à conversa com ela…

Ler mais

César Cardoso, 27 de Março de 2018

Som, improvisação, criatividade e ritmo

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

Tem um novo disco, “Interchange”, com Miguel Zenón como convidado especial, e está prestes a publicar o segundo volume do seu livro “Teoria do Jazz”. O saxofonista de Leiria não pára na pesquisa do que faz a música ser música.

Ler mais

Andy Sheppard, 12 de Março de 2018

Um inglês em Portugal

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

O saxofonista britânico que nos habituámos a ouvir com Carla Bley é um dos músicos de renome de outros países que nestes últimos anos escolheram Portugal como país de residência. Vai conduzir uma “masterclass” na Festa do Jazz deste ano…

Ler mais

Maria da Rocha, 6 de Fevereiro de 2018

Falar música

texto Nuno Catarino fotografia Pedro Sadio e Philippe Rives

A violinista e violetista portuguesa radicada em Berlim tem novo disco a sair por estes dias (“Beetroot & Other Stories”, pela Shhpuma), o seu primeiro a solo, e vai apresentá-lo este mês no festival Rescaldo. A jazz.pt conversou com ela e é como segue…

Ler mais

Luís Figueiredo, 8 de Novembro de 2017

A ideia do tempo

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

O pianista, compositor e arranjador de Coimbra tem álbum novo prestes a sair, o duplo “Kronos / Penélope”, construído à volta do conceito de tempo. E nestes últimos tempos muito dele se tem falado, seja sobre o duo Songbird, com João Hasselberg, ou os arranjos que fez para “Amar pelos Dois”, a canção de Luísa Sobral com que o seu irmão Salvador ganhou o festival da Eurovisão. Estivemos à conversa com ele…

Ler mais

Samuel Rohrer, 6 de Novembro de 2017

É tudo uma questão de equilíbrio

texto João Esteves da Silva

O baterista suíço que vem defendendo, e praticando, a construção de equilíbrios passou por Portugal há poucos dias, para uma actuação dos electroacústicos Ambiq no Jazz ao Centro, e participa no disco do JPES Trio, com João Paulo Esteves da Silva e Mário Franco, que será lançado dentro de duas semanas pela sua própria editora, a Arjunamusic Records. A jazz.pt quis saber mais sobre estes e outros dos seus empreendimentos (foto acima de Mali Lazell)…

Ler mais

Gonçalo Prazeres, 28 de Agosto de 2017

Bicho de sete cabeças

texto Nuno Catarino fotografia Catarina Hébil

É um nome em crescimento na nova cena jazz de Portugal. Começou a fazer-se mais notado com os GRIP 5, criou ondas com os roqueiros TRiSoNTe, teve no álbum “Snapshot” a confirmação e agora tem um par de importantes novidades para acrescentar: uma é o concerto que vai dar com o seu quinteto de luxo no CCB, já no início de Setembro, e outra um grupo que vai estrear em finais do mesmo mês, dedicado à improvisação livre. Vamos ouvir falar muito deste multifacetado saxofonista…

Ler mais