Luís Lopes, 30 de Março de 2020

Mandar para a frente

texto Rui Eduardo Paes

Em tempos de Covid-19, com a sua primeira digressão europeia cancelada, o Humanization 4tet tem um novo disco em circulação, “Believe Believe” (Clean Feed), resultado da “tour” que em 2018 o grupo de Luís Lopes com Rodrigo Amado e os irmãos texanos Aaron e Stefan Gonzalez fez nos Estados Unidos. Altura para o guitarrista de Lisboa recordar o percurso realizado e desejar que esta interrupção da vida normal seja o mais breve possível, com a cabeça focada no que poderá estar lá mais para a frente.

Ler mais

André Matos, 24 de Março de 2020

Procurar a cura

texto António Branco fotografia José Sarmento Matos

Com “Earth Rescue”, o guitarrista André Matos completa mais uma etapa da tetralogia de registos a solo iniciada em 2016 com o notável “Múquina”. A partir de Nova Iorque, onde reside desde 2008, o guitarrista português conversou com a jazz.pt não apenas sobre o novo disco, mas também sobre o percurso que o trouxe até aqui e as perspetivas de futuro.

Ler mais

Seamus Blake, 19 de Fevereiro de 2020

Ator de sons

texto António Branco

O saxofonista e compositor canadiano Seamus Blake, a viver atualmente na cidade do Porto, tem concerto marcado com a cada vez mais relevante Orquestra de Jazz de Espinho, formação dirigida musicalmente por Daniel Dias e Paulo Perfeito. Em conversa com a jazz.pt falou não apenas do que poderemos esperar deste concerto, mas também do seu percurso e do que tem previsto para o futuro.

Ler mais

Miguel Ângelo, 11 de Fevereiro de 2020

Sem muros nem ameias

texto António Branco fotografia Luís Belo e Miguel Estima

O contrabaixista e compositor Miguel Ângelo voltou aos discos em nome próprio com um novo projeto, MAU – Miguel Ângelo Utopia. Neste trabalho, e partindo da obra magna do inglês Thomas More, o músico assume uma postura de intervenção e de contraponto face ao atual panorama político. Numa longa conversa, a jazz.pt quis saber o que lhe vai no pensamento.

Ler mais

Daniel Bernardes, 7 de Janeiro de 2020

Esticar a corda

texto António Branco fotografia Nanã Sousa Dias

A jazz.pt conversou com o autor daquele que foi um dos mais importantes lançamentos discográficos do ano que passou, “Liturgy of the Birds – In Memoriam Olivier Messiaen”. Com um trajeto impressionante e um presente cheio de projetos, Daniel Bernardes tornou-se numa figura incontornável da música nacional, que não apenas do jazz. Para ler já de seguida…

Ler mais

Nau Quartet, 9 de Dezembro de 2019

Uma experiência antropológica

texto Nuno Catarino

Ninguém poderia imaginar que um dia algum disco gravado por portugueses pudesse ter como título “Live in Moscow”. Pois aconteceu e o feito cabe ao grupo de José Lencastre com Rodrigo Pinheiro, Hernâni Faustino e o seu irmão João Lencaste, em resultado de uma digressão que o quarteto fez o ano passado pela Rússia e que foi toda uma «experiência antropológica». Viajando de comboio entre cada cidade, durante horas e horas.

Ler mais

Nils Wogram, 2 de Dezembro de 2019

A tradição e mais além

texto António Branco fotografia Ayse Yavas e Corinne Hächler

A propósito do seu anunciado regresso a Portugal, no próximo mês de dezembro, para tocar com a Orquestra de Jazz de Espinho e revisitar, atualizando, a sonoridade das “big bands” dos anos cinquenta, a jazz.pt conversou com o trombonista, compositor, diretor de orquestra e pedagogo alemão Nils Wogram, para antecipar o concerto e falar da sua já vasta carreira.

Ler mais

Círculo, 18 de Novembro de 2019

Um campo muito aberto

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

Rita Maria, Luís Figueiredo e Mário Franco juntaram-se para darem início a dois projectos convergentes e tão “redondos” quanto puderam imaginar: o trio Círculo e a editora discográfica RODA. Ambos fogem ao convencional, em termos musicais o primeiro e de funcionamento o segundo. Redondo, para eles, significa aberto e sem limites fronteiriços, como a seguir explicam, tintim por tintim…

Ler mais

Vijay Iyer / Craig Taborn, 6 de Novembro de 2019

O que está em dois pianos

texto João Esteves da Silva fotografia Ana Frias

Os dois pianistas que lançaram o álbum “The Transitory Poems” estão de volta a Portugal: tocam no próximo sábado, 9 de Novembro, no Guimarães Jazz. Está muita coisa dentro de dois pianos, e estes praticantes-pensadores da música dos nossos dias esmiúçam quase tudo na conversa com a jazz.pt que aqui se reproduz.

Ler mais

Paulo Dias Duarte, 21 de Outubro de 2019

Por causa da prima

texto Nuno Catarino

No rescaldo da publicação de “Super Mario”, do Overground Collective, a jazz.pt quis saber mais sobre as aventuras pelo Reino Unido (e agora pela Dinamarca, já que recentemente trocou Londres por Copenhaga) do compositor e guitarrista que se deu a conhecer em Portugal com o Ensemble Raum. Tudo começou porque uma prima deste nosso migrante do jazz andava sempre «com uma guitarra atrás». Para ler aqui em baixo…

Ler mais

Steve Coleman, 20 de Setembro de 2019

A música nunca é livre

texto António Branco

No próximo dia 19 de outubro, o 17.º Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra recebe um dos músicos de jazz (palavra que rejeita) mais influentes das últimas quatro décadas, o saxofonista, compositor, arranjador, estratego sonoro e pedagogo Steve Coleman. A jazz.pt esteve à conversa com ele e antecipa um concerto imperdível.

Ler mais

Gonçalo Marques, 10 de Setembro de 2019

Eterno insatisfeito

texto António Branco

Gonçalo Marques é um dos mais respeitados e requisitados trompetistas portugueses de jazz. O trabalho que desenvolve é intenso e multifacetado: para além de instrumentista e compositor, tem atividade substantiva nos domínios da docência, da programação de concertos e da edição discográfica. A pretexto do lançamento de “Linhas”, o seu mais recente e notável disco, a jazz.pt foi ao seu encontro (foto acima de Miguel Estima).

Ler mais

Gileno Santana, 19 de Agosto de 2019

Voos mais altos

texto Nuno Catarino fotografia Filipe Meunier

O trompetista do Porto conta à jazz.pt como, e por que motivo, Dave Douglas o convidou a ir a Nova Iorque para participar no FONT, já em Setembro. Para ler aqui em baixo...

Ler mais

Miguel Rodrigues, 23 de Julho de 2019

Big bang

texto António Branco fotografia Luís Belo

O jazz nacional continua a ser terreno fértil para o surgimento de jovens talentosos, nos diversos instrumentos. Um dos nomes de que mais se fala é Miguel Rodrigues, baterista e compositor, que acaba de vencer com o seu trio o primeiro concurso da Cena Jovem Jazz.pt, promovida pelo Jazz ao Centro Clube e por esta revista. Para sabermos mais acerca do seu percurso e conhecer os seus intentos, impõe-se dar-lhe a palavra.

Ler mais

Pedro Neves, 16 de Julho de 2019

Tocando horizontes

texto António Branco fotografia Pedro Ferreira e Miguel Estima

Do Porto continuam a chegar-nos novas de uma cena vibrante, bem como ótimos discos. Entre os mais recentes está “Murmuration”, o terceiro do trio que Pedro Neves mantém com o contrabaixista Miguel Ângelo e o baterista Leandro Leonet. A pretexto do novo álbum, mas lançando um olhar sobre o seu percurso anterior e perspetivando o futuro, estivemos à conversa com o pianista e compositor.

Ler mais

Mn’JAM experiment, 25 de Junho de 2019

Marginalmente revolucionários

texto Nuno Catarino

Já com rodagem feita nos palcos internacionais, é a vez de o grupo liderado pelos portugueses Melissa Oliveira e João Artur Moreira vir ao nosso país para três concertos em que o jazz estará em associação com a música electrónica, o hip-hop e a pop “indie”. À mistura com elementos visuais (vídeo, desenho de luzes) que em muitos casos determinarão as próprias improvisações e que distinguem o projecto de outros na mesma linha. O experiment terá paragens em Lisboa, Castelo Branco e Caldas da Rainha, com Casey Robinson como convidado especial…

Ler mais

João Camões, 27 de Maio de 2019

Nuvens ao vento

texto António Branco fotografia João Duarte, Pierre Foussat e João Apolinário

A propósito do excelente “Selon le Vent”, disco com o grupo Pareidolia, a jazz.pt foi ao encontro do violetista, compositor e improvisador João Camões, nome em clara ascensão no panorama nacional (e internacional) das músicas improvisadas. Um músico de pensamento claro e em permanente adaptação a novos contextos, a quem importa estar atento...

Ler mais

André Carvalho, 14 de Maio de 2019

Delícias terrenas

texto António Branco fotografia Clara Pereira

Radicado em Nova Iorque desde 2014, para fazer o mestrado em “Jazz Performance”, o contrabaixista e compositor André Carvalho já se instalou na trepidante cena local. Tem novo disco, inspirado no famoso tríptico de Hieronymus Bosch, “O Jardim das Delícias Terrenas”. Este foi o pretexto para uma conversa com a jazz.pt que nos ajuda a conhecer melhor um músico com muito para dar ao jazz nacional.

Ler mais

Enrico Rava, 30 de Janeiro de 2019

Inoxidável trompetista

texto António Branco

À beira de completar 80 anos (no próximo mês de agosto), o mestre trompetista italiano está de regresso a Portugal para um concerto único no Auditório de Espinho – Academia, no próximo dia 2 de fevereiro. O Rava New 4tet, que o acompanha, foi distinguido pela revista italiana Musica Jazz como o melhor grupo de 2015.

Ler mais

Alberto Conde, 14 de Janeiro de 2019

Tinha de ser assim

texto Nuno Catarino fotografia Alexandre Cortez

É editado este mês de Janeiro pela Clean Feed o álbum “The Wake of an Artist”, homenagem do pianista e compositor galego Alberto Conde a Bernardo Sassetti, com os antigos parceiros deste, Carlos Barretto e Alexandre Frazão. A jazz.pt falou com o músico sobre o que vem aí…

Ler mais