Pedro Melo Alves, 18 de Outubro de 2021

Ligando mundos

texto António Branco fotografia Vera Marmelo e Renato Cruz Santos

Pedro Melo Alves é uma das mais importantes vozes da nova geração de músicos do jazz mais criativo e das músicas improvisadas em Portugal. A sua produção musical, vasta e multidimensional, tem esbatido fronteiras estéticas e aproximado cenas até aqui quase estanques. A jazz.pt foi ao seu encontro para passar em revista a sua atividade mais recente e levantar a ponta do véu sobre os seus planos para o futuro.

Ler mais

João Lencastre, 12 de Outubro de 2021

Emoções fortes

texto António Branco fotografia Teresa Q, João Hasselberg e José Fernandes

O baterista e compositor João Lencastre está por estes dias a lançar na Clean Feed “Unlimited Dreams”, o mais recente tomo do seu grupo Communion, agora expandido para octeto. Hábil processador de referências e gestor de contrastes, não deixa que a sua música se acantone segundo rótulos pré-determinados. A pretexto do novo álbum, a jazz.pt foi ao seu encontro para falar de passado, presente e futuro.

Ler mais

Bernardo Moreira, 13 de Setembro de 2021

Uma viagem coletiva

texto António Branco fotografia Márcia Lessa

Quase uma vintena de anos volvida desde o marcante “Ao Paredes Confesso”, o contrabaixista Bernardo Moreira regressa ao universo paredesiano com “Entre Paredes”, álbum com selo da JACC Records, braço editorial do Jazz ao Centro Clube. A jazz.pt conversou com ele não apenas sobre o novo álbum, mas também para passar em revista um percurso de quatro décadas.

Ler mais

Nazaré da Silva, 20 de Julho de 2021

Espaço para a surpresa

texto António Branco fotografia Ana Frias

Recém licenciada pela Escola Superior de Música de Lisboa, a cantora e compositora Nazaré da Silva surpreende com “Gingko”, o seu primeiro álbum em nome próprio, acabado de editar pela Robalo Music. Apesar da sua juventude, já tem um percurso que importa conhecer. Mas, como diz a canção, o mais importante está para vir...

Ler mais

Pedro Costa 2, 13 de Julho de 2021

Bolo de chocolate e malhas apertadas

texto Gonçalo Falcão

Depois de falar sobre a história e a evolução da editora que fundou, todos os anos votada pela imprensa especializada como uma das mais importantes no mundo do jazz, o “boss” da Clean Feed volta às nossas páginas para falar sobre a música propriamente dita, mesmo que com referências culinárias. Venham daí...

Ler mais

Maria do Mar, 7 de Julho de 2021

Música e liberdade

texto Sofia Rajado fotografia Vitorino Coragem, Vera Marmelo e Isabel Cardeira

Maria do Mar de Brito Lopes é apaixonada por música e violinista. E é já um nome incontornável no panorama da música improvisada em Portugal, não só como instrumentista, mas também como aglutinadora de disponibilidades e vontades e programadora. Se pensarmos numa palavra para a definir, arriscaríamos dizer “Liberdade”. Numa tarde soalheira deste Verão encontrámo-nos num banco de jardim e conversámos: falámos sobre o seu percurso musical, a sua visão da sociedade e de como isso influencia a (sua e não só) música e demais artes…

Ler mais

Bill Frisell, 29 de Junho de 2021

Pilhas de papel que ninguém tocou

texto João Morado

Um dos primeiros músicos norte-americanos a sair do seu país para uma digressão europeia, o guitarrista e compositor regressa a Portugal em Julho próximo para dois concertos com o seu novo trio. Conversámos com ele sobre o que vamos ouvir e o muito trabalho de escrita que teve nos períodos de confinamento, resultando em muito papel que agora precisa de ser tocado.

Ler mais

Hugo Raro, 1 de Junho de 2021

Energia e nervo

texto António Branco fotografia Amaral Moreira, Minima, Paulo Pacheco, Vera Marmelo

O pianista portuense em boa hora nos oferece o seu segundo registo em nome próprio, “Sombras da Imperfeição”, resultado da frutescente parceria estabelecida entre a Associação Porta-Jazz e o Guimarães Jazz. O concerto que esteve na origem do álbum teve lugar, por imposição do contexto pandémico, às 10h30 de um domingo, e juntou um quarteto de músicos a um artista plástico. Arte que desafia estereótipos...

Ler mais

Pedro Costa (Parte 1), 26 de Março de 2021

20 anos de Clean Feed: O efeito de cauda longa

texto Gonçalo Falcão

Efeito de cauda longa. Assim designa Pedro Costa a estratégia que tem seguido a editora que dirige, portuguesa como ele, mas considerada como uma das mais importantes de jazz em todo o planeta. A jazz.pt conversou com ele sobre as duas décadas de vida que a Clean Feed cumpre este mês. Primeira parte da conversa já de seguida…

Ler mais

Pedro Moreira, 23 de Fevereiro de 2021

Ligação misteriosa

texto António Branco fotografia Márcia Lessa

O saxofonista, compositor, maestro e docente Pedro Moreira tem álbum novo, facto que, também pela raridade, é motivo para celebração. Ao longo da sua carreira, tem liderado os seus próprios grupos e colaborado com várias outras formações, compondo nas áreas de jazz e da música erudita. Uma conversa à volta de “Two Maybe More”, mas também para indagar sobre passado e futuro.

Ler mais

João Pedro Brandão, 26 de Janeiro de 2021

Irradiado a partir do Porto

texto António Branco fotografia Susana Neves e Vera Marmelo

Irradiando a partir do Porto, João Pedro Brandão é um dos nomes fundamentais do jazz que se faz por estes dias em Portugal. Saxofonista, flautista, compositor, arranjador e docente, é um dos responsáveis da inescapável Associação Porta-Jazz. Acaba de editar “Trama no Navio”, com música para “O Couraçado Potemkine” de Sergei Eisenstein. A jazz.pt foi ao seu encontro...

Ler mais

João Valinho, 16 de Dezembro de 2020

Viagem alucinante

texto Pedro Tavares fotografia Luís Barata

Chegou à música improvisada por “acidente”, nem há meia dúzia de anos, e desde aí não mais parou, nem de editar nem de tocar. A jazz.pt esteve à conversa com o baterista João Valinho para o entender melhor e aqui está o resultado…

Ler mais

Luísa Gonçalves, 3 de Dezembro de 2020

Uma história de amor

texto António Branco fotografia Ana Pissara e David Gonçalves

A pianista, compositora e improvisadora Luísa Gonçalves acaba de lançar “Unno”, pela Trem Azul. Nele desvenda, a solo, um universo sonoro sereno e de grande beleza. Cruzando referências diversas, oferece-nos um notável exercício de desaceleração em tempos estranhos. Diz que quando não toca está sempre a tocar. A jazz.pt quis conhecê-la melhor.

Ler mais

Hugo Antunes, 14 de Julho de 2020

Evoluir para o incerto

texto António Branco fotografia Miguel Valle de Figueiredo

Hugo Antunes tem disco novo, o que é sempre uma boa notícia. “Perspectrum”, com selo da JACC Records – editora que é propriedade do Jazz ao Centro Clube, a casa-mãe da jazz.pt – junta-o a dois importantes nomes das músicas improvisadas atuais: o pianista Agustí Fernández e o baterista Roger Turner. Sem papas na língua, o contrabaixista conversou longamente connosco.

Ler mais

Nuno Campos, 16 de Junho de 2020

Terapia sonora

texto António Branco fotografia Adriana Melo e João Barreira

Dez anos depois do seu primeiro disco, e após paragens de estudo em Barcelona e Haia, o contrabaixista e compositor do Porto está de volta com um novo lançamento, “TaCatarinaTen”, que está já a chamar a atenção. A jazz.pt conversou com Nuno Campos para saber de pormenores e do amor pela Música (antes de quaisquer considerandos sobre qual), com “M” grande, deste também professor.

Ler mais

Hernâni Faustino, 21 de Abril de 2020

Realismo e inquietação

texto António Branco

Muitas vezes na sombra, é um homem dos sete ofícios: músico, melómano, fotógrafo, editor e distribuidor discográfico, crítico de jazz, radialista. Sempre com uma entrega e uma paixão reconhecidas por todos quantos conhecem as diversas dimensões do seu trabalho. Como certeiramente observa Rui Eduardo Paes em nota biográfica, «a sua forma visceral de tocar é bem demonstrada pelas contorções do seu rosto durante uma atuação: ele chega aos limites do prazer e da dor.»

Ler mais

Luís Lopes, 30 de Março de 2020

Mandar para a frente

texto Rui Eduardo Paes

Em tempos de Covid-19, com a sua primeira digressão europeia cancelada, o Humanization 4tet tem um novo disco em circulação, “Believe Believe” (Clean Feed), resultado da “tour” que em 2018 o grupo de Luís Lopes com Rodrigo Amado e os irmãos texanos Aaron e Stefan Gonzalez fez nos Estados Unidos. Altura para o guitarrista de Lisboa recordar o percurso realizado e desejar que esta interrupção da vida normal seja o mais breve possível, com a cabeça focada no que poderá estar lá mais para a frente.

Ler mais

André Matos, 24 de Março de 2020

Procurar a cura

texto António Branco fotografia José Sarmento Matos

Com “Earth Rescue”, o guitarrista André Matos completa mais uma etapa da tetralogia de registos a solo iniciada em 2016 com o notável “Múquina”. A partir de Nova Iorque, onde reside desde 2008, o guitarrista português conversou com a jazz.pt não apenas sobre o novo disco, mas também sobre o percurso que o trouxe até aqui e as perspetivas de futuro.

Ler mais

Seamus Blake, 19 de Fevereiro de 2020

Ator de sons

texto António Branco

O saxofonista e compositor canadiano Seamus Blake, a viver atualmente na cidade do Porto, tem concerto marcado com a cada vez mais relevante Orquestra de Jazz de Espinho, formação dirigida musicalmente por Daniel Dias e Paulo Perfeito. Em conversa com a jazz.pt falou não apenas do que poderemos esperar deste concerto, mas também do seu percurso e do que tem previsto para o futuro.

Ler mais

Miguel Ângelo, 11 de Fevereiro de 2020

Sem muros nem ameias

texto António Branco fotografia Luís Belo e Miguel Estima

O contrabaixista e compositor Miguel Ângelo voltou aos discos em nome próprio com um novo projeto, MAU – Miguel Ângelo Utopia. Neste trabalho, e partindo da obra magna do inglês Thomas More, o músico assume uma postura de intervenção e de contraponto face ao atual panorama político. Numa longa conversa, a jazz.pt quis saber o que lhe vai no pensamento.

Ler mais