Pedro Costa (Parte 1), 26 de Março de 2021

20 anos de Clean Feed: O efeito de cauda longa

texto Gonçalo Falcão

Efeito de cauda longa. Assim designa Pedro Costa a estratégia que tem seguido a editora que dirige, portuguesa como ele, mas considerada como uma das mais importantes de jazz em todo o planeta. A jazz.pt conversou com ele sobre as duas décadas de vida que a Clean Feed cumpre este mês. Primeira parte da conversa já de seguida…

Ler mais

Pedro Moreira, 23 de Fevereiro de 2021

Ligação misteriosa

texto António Branco fotografia Márcia Lessa

O saxofonista, compositor, maestro e docente Pedro Moreira tem álbum novo, facto que, também pela raridade, é motivo para celebração. Ao longo da sua carreira, tem liderado os seus próprios grupos e colaborado com várias outras formações, compondo nas áreas de jazz e da música erudita. Uma conversa à volta de “Two Maybe More”, mas também para indagar sobre passado e futuro.

Ler mais

João Pedro Brandão, 26 de Janeiro de 2021

Irradiado a partir do Porto

texto António Branco fotografia Susana Neves e Vera Marmelo

Irradiando a partir do Porto, João Pedro Brandão é um dos nomes fundamentais do jazz que se faz por estes dias em Portugal. Saxofonista, flautista, compositor, arranjador e docente, é um dos responsáveis da inescapável Associação Porta-Jazz. Acaba de editar “Trama no Navio”, com música para “O Couraçado Potemkine” de Sergei Eisenstein. A jazz.pt foi ao seu encontro...

Ler mais

João Valinho, 16 de Dezembro de 2020

Viagem alucinante

texto Pedro Tavares fotografia Luís Barata

Chegou à música improvisada por “acidente”, nem há meia dúzia de anos, e desde aí não mais parou, nem de editar nem de tocar. A jazz.pt esteve à conversa com o baterista João Valinho para o entender melhor e aqui está o resultado…

Ler mais

Luísa Gonçalves, 3 de Dezembro de 2020

Uma história de amor

texto António Branco fotografia Ana Pissara e David Gonçalves

A pianista, compositora e improvisadora Luísa Gonçalves acaba de lançar “Unno”, pela Trem Azul. Nele desvenda, a solo, um universo sonoro sereno e de grande beleza. Cruzando referências diversas, oferece-nos um notável exercício de desaceleração em tempos estranhos. Diz que quando não toca está sempre a tocar. A jazz.pt quis conhecê-la melhor.

Ler mais

Hugo Antunes, 14 de Julho de 2020

Evoluir para o incerto

texto António Branco fotografia Miguel Valle de Figueiredo

Hugo Antunes tem disco novo, o que é sempre uma boa notícia. “Perspectrum”, com selo da JACC Records – editora que é propriedade do Jazz ao Centro Clube, a casa-mãe da jazz.pt – junta-o a dois importantes nomes das músicas improvisadas atuais: o pianista Agustí Fernández e o baterista Roger Turner. Sem papas na língua, o contrabaixista conversou longamente connosco.

Ler mais

Nuno Campos, 16 de Junho de 2020

Terapia sonora

texto António Branco fotografia Adriana Melo e João Barreira

Dez anos depois do seu primeiro disco, e após paragens de estudo em Barcelona e Haia, o contrabaixista e compositor do Porto está de volta com um novo lançamento, “TaCatarinaTen”, que está já a chamar a atenção. A jazz.pt conversou com Nuno Campos para saber de pormenores e do amor pela Música (antes de quaisquer considerandos sobre qual), com “M” grande, deste também professor.

Ler mais

Hernâni Faustino, 21 de Abril de 2020

Realismo e inquietação

texto António Branco

Muitas vezes na sombra, é um homem dos sete ofícios: músico, melómano, fotógrafo, editor e distribuidor discográfico, crítico de jazz, radialista. Sempre com uma entrega e uma paixão reconhecidas por todos quantos conhecem as diversas dimensões do seu trabalho. Como certeiramente observa Rui Eduardo Paes em nota biográfica, «a sua forma visceral de tocar é bem demonstrada pelas contorções do seu rosto durante uma atuação: ele chega aos limites do prazer e da dor.»

Ler mais

Luís Lopes, 30 de Março de 2020

Mandar para a frente

texto Rui Eduardo Paes

Em tempos de Covid-19, com a sua primeira digressão europeia cancelada, o Humanization 4tet tem um novo disco em circulação, “Believe Believe” (Clean Feed), resultado da “tour” que em 2018 o grupo de Luís Lopes com Rodrigo Amado e os irmãos texanos Aaron e Stefan Gonzalez fez nos Estados Unidos. Altura para o guitarrista de Lisboa recordar o percurso realizado e desejar que esta interrupção da vida normal seja o mais breve possível, com a cabeça focada no que poderá estar lá mais para a frente.

Ler mais

André Matos, 24 de Março de 2020

Procurar a cura

texto António Branco fotografia José Sarmento Matos

Com “Earth Rescue”, o guitarrista André Matos completa mais uma etapa da tetralogia de registos a solo iniciada em 2016 com o notável “Múquina”. A partir de Nova Iorque, onde reside desde 2008, o guitarrista português conversou com a jazz.pt não apenas sobre o novo disco, mas também sobre o percurso que o trouxe até aqui e as perspetivas de futuro.

Ler mais

Seamus Blake, 19 de Fevereiro de 2020

Ator de sons

texto António Branco

O saxofonista e compositor canadiano Seamus Blake, a viver atualmente na cidade do Porto, tem concerto marcado com a cada vez mais relevante Orquestra de Jazz de Espinho, formação dirigida musicalmente por Daniel Dias e Paulo Perfeito. Em conversa com a jazz.pt falou não apenas do que poderemos esperar deste concerto, mas também do seu percurso e do que tem previsto para o futuro.

Ler mais

Miguel Ângelo, 11 de Fevereiro de 2020

Sem muros nem ameias

texto António Branco fotografia Luís Belo e Miguel Estima

O contrabaixista e compositor Miguel Ângelo voltou aos discos em nome próprio com um novo projeto, MAU – Miguel Ângelo Utopia. Neste trabalho, e partindo da obra magna do inglês Thomas More, o músico assume uma postura de intervenção e de contraponto face ao atual panorama político. Numa longa conversa, a jazz.pt quis saber o que lhe vai no pensamento.

Ler mais

Daniel Bernardes, 7 de Janeiro de 2020

Esticar a corda

texto António Branco fotografia Nanã Sousa Dias

A jazz.pt conversou com o autor daquele que foi um dos mais importantes lançamentos discográficos do ano que passou, “Liturgy of the Birds – In Memoriam Olivier Messiaen”. Com um trajeto impressionante e um presente cheio de projetos, Daniel Bernardes tornou-se numa figura incontornável da música nacional, que não apenas do jazz. Para ler já de seguida…

Ler mais

Nau Quartet, 9 de Dezembro de 2019

Uma experiência antropológica

texto Nuno Catarino

Ninguém poderia imaginar que um dia algum disco gravado por portugueses pudesse ter como título “Live in Moscow”. Pois aconteceu e o feito cabe ao grupo de José Lencastre com Rodrigo Pinheiro, Hernâni Faustino e o seu irmão João Lencaste, em resultado de uma digressão que o quarteto fez o ano passado pela Rússia e que foi toda uma «experiência antropológica». Viajando de comboio entre cada cidade, durante horas e horas.

Ler mais

Nils Wogram, 2 de Dezembro de 2019

A tradição e mais além

texto António Branco fotografia Ayse Yavas e Corinne Hächler

A propósito do seu anunciado regresso a Portugal, no próximo mês de dezembro, para tocar com a Orquestra de Jazz de Espinho e revisitar, atualizando, a sonoridade das “big bands” dos anos cinquenta, a jazz.pt conversou com o trombonista, compositor, diretor de orquestra e pedagogo alemão Nils Wogram, para antecipar o concerto e falar da sua já vasta carreira.

Ler mais

Círculo, 18 de Novembro de 2019

Um campo muito aberto

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

Rita Maria, Luís Figueiredo e Mário Franco juntaram-se para darem início a dois projectos convergentes e tão “redondos” quanto puderam imaginar: o trio Círculo e a editora discográfica RODA. Ambos fogem ao convencional, em termos musicais o primeiro e de funcionamento o segundo. Redondo, para eles, significa aberto e sem limites fronteiriços, como a seguir explicam, tintim por tintim…

Ler mais

Vijay Iyer / Craig Taborn, 6 de Novembro de 2019

O que está em dois pianos

texto João Esteves da Silva fotografia Ana Frias

Os dois pianistas que lançaram o álbum “The Transitory Poems” estão de volta a Portugal: tocam no próximo sábado, 9 de Novembro, no Guimarães Jazz. Está muita coisa dentro de dois pianos, e estes praticantes-pensadores da música dos nossos dias esmiúçam quase tudo na conversa com a jazz.pt que aqui se reproduz.

Ler mais

Paulo Dias Duarte, 21 de Outubro de 2019

Por causa da prima

texto Nuno Catarino

No rescaldo da publicação de “Super Mario”, do Overground Collective, a jazz.pt quis saber mais sobre as aventuras pelo Reino Unido (e agora pela Dinamarca, já que recentemente trocou Londres por Copenhaga) do compositor e guitarrista que se deu a conhecer em Portugal com o Ensemble Raum. Tudo começou porque uma prima deste nosso migrante do jazz andava sempre «com uma guitarra atrás». Para ler aqui em baixo…

Ler mais

Steve Coleman, 20 de Setembro de 2019

A música nunca é livre

texto António Branco

No próximo dia 19 de outubro, o 17.º Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra recebe um dos músicos de jazz (palavra que rejeita) mais influentes das últimas quatro décadas, o saxofonista, compositor, arranjador, estratego sonoro e pedagogo Steve Coleman. A jazz.pt esteve à conversa com ele e antecipa um concerto imperdível.

Ler mais

Gonçalo Marques, 10 de Setembro de 2019

Eterno insatisfeito

texto António Branco

Gonçalo Marques é um dos mais respeitados e requisitados trompetistas portugueses de jazz. O trabalho que desenvolve é intenso e multifacetado: para além de instrumentista e compositor, tem atividade substantiva nos domínios da docência, da programação de concertos e da edição discográfica. A pretexto do lançamento de “Linhas”, o seu mais recente e notável disco, a jazz.pt foi ao seu encontro (foto acima de Miguel Estima).

Ler mais