Michele Ribeiro, 27 de Janeiro de 2023

Laços de família

texto: Nuno Catarino / fotografia: Inês Sousa Vieira

Natural de Curitiba (Paraná, no sul do Brasil), a pianista e compositora Michele Ribeiro descobriu a música com a família e na igreja. Mudou-se para Lisboa e aprofundou a sua ligação ao jazz e em 2019 editou “Luz de Outono”, o seu álbum de estreia. A pianista tem participado em diversos projetos e começou recentemente a fazer direção musical do grupo de Sami Tarik. Estivemos à conversa com a pianista e compositora que nos falou sobre o seu percurso.

Ler mais

Gonçalo Almeida, 28 de Dezembro de 2022

Explorar, explorar e explorar

texto: António Branco / fotografia: Nuno Martins e Vera Marmelo

Gonçalo Almeida, contrabaixista e baixista, radicado em Roterdão desde 2002, acaba de lançar a solo “Improvisations on Amplified and Prepared Double Bass”, na Shhpuma, e por estes dias sairá também “Compositions for Double Bass”, na sua Cylinder Recordings. Depois de se inteirar do tanto que anda a fazer, a jazz.pt respirou fundo e conversou com ele.

Ler mais

Raquel Reis, 16 de Dezembro de 2022

Esse lado espontâneo

texto: Nuno Catarino / fotografia: Vitorino Coragem

Violoncelista com formação clássica, Raquel Reis tem vindo a descobrir progressivamente o mundo da improvisação. Em paralelo com a sua ligação à Orquestra Gulbenkian, tem um duo com o contrabaixista André Carvalho, integra o trio Üryan (com Tiago Santos e Gulami Yesildal) e participou no disco "Mt. Meru" de André B. Silva, entre outras colaborações e parcerias. Um dos seus projetos mais originais é trio Herse, com Sofia Sá (voz) e Clara Lacerda (piano), um grupo que se estreou no Festival Theia e que vai agora atuar na Festa do Jazz. A antecipar este concerto, estivemos à conversa com a violoncelista.

Ler mais

Joana Raquel, 14 de Dezembro de 2022

Já tinha falado de fragilidade?

texto: Nuno Catarino / fotografia: João Dias

Jovem cantora e compositora, Joana Raquel editou este ano os discos “Ninhos” (parceria com Miguel Meirinhos) e “Membrana” (com 293 Diagonal) e estreou um novo projeto chamado Senda. A cantora vai agora apresentar-se ao vivo na Festa do Jazz (dia 18, no CCB). Antecipando este concerto, estivemos à conversa com Joana Raquel, que nos fala sobre o seu percurso e projetos.

Ler mais

Christian Lillinger, 13 de Dezembro de 2022

Lidar com o desconhecido

texto: António Branco / fotografia: Frank Schindelbeck e Andreas Zillner

Antecipando a sua vinda a Portugal para uma minidigressão com o trio DLW (que inclui ainda masterclasses e uma apresentação a solo), com paragens em Lisboa, Porto e Coimbra, a jazz.pt conversou com o baterista, compositor, investigador e produtor alemão Christian Lillinger, um dos nomes mais importantes da improvisação contemporânea com ligações ao jazz. Um inovador no pleno sentido da palavra e da ação.

Ler mais

, 6 de Dezembro de 2022

Um “talkaholic” sabe o que é a voz

texto: Gonçalo Falcão / fotografia: Bruno Borges Barreto

Hamid Drake fala de Alice Coltrane, dos Rolling Stones, e de como é que se faz um músico. 

Ler mais

Bernardo Tinoco, 31 de Outubro de 2022

Construção melódica e pensamento harmónico

texto: Nuno Catarino

Oriundo de uma família de grande tradição musical, o saxofonista Bernardo Tinoco é um dos talentos mais visíveis da novíssima geração do jazz nacional, integrando o quarteto Garfo e os grupos Pedro Moreira Sax Ensemble, Apophenia e Nazaré da Silva Quinteto. Acaba agora de editar o disco “NoMad Nenúfar”, num duo com o pianista Tom Maciel, com edição da Clean Feed. A dupla vai apresentar este trabalho ao vivo no auditório do Liceu Camões, em Lisboa, no dia 2 de novembro. Antecipando este concerto, estivemos à conversa com o saxofonista, que nos falou sobre o seu percurso e os seus projetos.

Ler mais

Steven Bernstein, 21 de Outubro de 2022

Interação orgânica

texto: Nuno Catarino

Steven Bernstein é um dos músicos mais originais da cena jazz atual. Integrou os lendários Lounge Lizards e tem distribuído o seu talento em inúmeros projetos e colaborações. Ao leme do quarteto Sexmob reinventa criativamente canções pop, na companhia de Briggan Krauss (saxofones), Tony Scherr (baixo) e Kenny Wollesen (bateria). Antecipando a atuação de Sexmob na Casa da Música, no dia 23 de outubro, um concerto integrado no ciclo Outono em Jazz, trocámos palavras com o trompetista.

Ler mais

Mário Delgado, 19 de Outubro de 2022

Planos A até ao fim

texto: António Branco / fotografia: Tiago Fezas Vital e João Hasselberg

Em 2022, o guitarrista Mário Delgado está duplamente de parabéns: completa 60 anos de vida e 20 da edição de “Filactera”, o seu primeiro e até ao momento único álbum em nome próprio, marco discográfico inescapável na história do jazz nacional. Com uma práxis guitarrística muito pessoal, o seu vasto percurso faz-se também de múltiplas colaborações, em diversas áreas. A jazz.pt conversou com o guitarrista para tentar fazer o que ele não gosta: um balanço de toda esta atividade.

Ler mais

Manuel Linhares, 17 de Outubro de 2022

Uma forma de resistência

texto: João Morado / fotografia: Daryan Dornelles

Numa realidade musical em que os cantores escasseiam, a voz de Manuel Linhares é uma lufada de ar fresco. Este ano lançou “Suspenso” (recenseado na jazz.pt aqui), álbum que eleva a sua voz a um novo e diferenciado patamar, que poderá ser brevemente testemunhado ao vivo: no Hot Clube de Portugal (26 de outubro), na Casa da Música (28 de outubro), no Teatro de Ponte de Lima (29 de outubro) e na Sala Clamores, em Madrid (6 de novembro). Nesta entrevista, a jazz.pt falou com o cantor sobre o seu percurso, as suas motivações artísticas e influências criativas e os processos e dinâmicas que conduziram à criação dos seus três álbuns.

Ler mais

José Menezes, 29 de Setembro de 2022

Mistério e beleza

texto: António Branco / fotografia: André Crispim

José Menezes é um dos grandes saxofonistas portugueses e tem vindo a prová-lo em formações por si lideradas e noutros grupos de variada orientação estilística. Acaba de editar o seu registo de estreia na condição de líder, “Hundred Umbrellas”, inspirado no seminal legado do compositor francês Erik Satie. A jazz.pt conversou com ele sobre o novo disco, mas também sobre o seu percurso e o que tem na cabeça para o futuro.

Ler mais

Isabel Rato, 21 de Setembro de 2022

Esperança no futuro

texto: Nuno Catarino / fotografia: Inês Sousa Vieira

Criadora de um universo musical particular, a pianista e compositora Isabel Rato assume uma ligação especial com a tradição portuguesa. Neste ano de 2022 editou o seu terceiro registo enquanto líder, o disco “Luz” (Nischo), mais um volume onde exibe a sua música original. Estivemos à conversa com a pianista.

Ler mais

Anna Lundqvist, 14 de Setembro de 2022

Culturas em colisão

texto: Eray Aytimur / fotografia: Elvira Glänte e Vera Marmelo (Anna Lundqvist Lisboa Cinco)

Anna Lundqvist é uma vocalista e compositora de jazz sueca que tem repartido a sua atenção por múltiplos projetos. Um dos grupos que lidera é o quinteto Lisboa Cinco, que vai tocar no Drama Lounge Bar no dia 23 de setembro; e, já no dia 16 de setembro, Anna Lundqvist atua em duo com o guitarrista Nuno Ferreira no Cascais Jazz Club. Antecipando estes concertos, Eray Aytimur esteve à conversa com esta senhora do jazz.

Ler mais

Sara Miguel, 12 de Agosto de 2022

Procurar a maravilha

texto: António Branco / fotografia: Diogo Rola, Austèja Liu

A cantora e poeta portuense Sara Miguel, atualmente a residir na ilha do Pico, Açores, acaba de lançar o disco inaugural do projeto Mar&Ilha, “A Viola e a Viagem”. A sua intensa e multifacetada atividade artística passa também por um espetáculo de homenagem a Nina Simone, pelo projeto Bruma, entre outras colaborações onde deixa a sua forte marca criativa, fundada no jazz. Conversámos com ela.

Ler mais

Camilla George, 14 de Julho de 2022

Estarmos em paz

texto: Nuno Catarino / fotografia: Benjamin Amure

A saxofonista Camilla George nasceu na Nigéria, mas tem sido a partir de Londres que tem conquistado o mundo. Em 2014 fundou o seu quarteto e desde então editou dois discos: “Isang” (2016) e “The People Could Fly” (2018). Para breve está prometido um novo álbum, “Ibio-Ibio”, dedicado à tribo nigeriana Ibibio – com data prevista de saída no final de setembro. Camilla George vai apresentar-se ao vivo em Portugal (a 17 de julho, no Matosinhos em Jazz), ao leme do seu quarteto. Antecipando esta atuação, a saxofonista e compositora fala-nos sobre o seu percurso e o seu trabalho.

Ler mais

Mané Fernandes, 13 de Julho de 2022

Absolutamente absurdo

texto: Nuno Catarino / fotografia: Raphael Gimenes

O guitarrista e compositor Mané Fernandes sempre se mostrou um músico original. A sua música tem sido caracterizada pelo cruzamento de elementos jazz com outros universos, como a eletrónica e o hip-hop. Este ano editou “Enter the sQUIGG” (Clean Feed), onde volta a confirmar os predicados, apresentando uma música eclética, com groove, profundamente original. Antecipando atuações em Braga (gnration, no ciclo Jullho é de Jazz, dia 15) e em Lisboa (Casa Independente, dia 16) Mané Fernandes fala-nos sobre este trabalho.

Ler mais

Peixe-Boi, 11 de Julho de 2022

Estar sempre alerta

texto: Nuno Catarino

Peixe-Boi é um trio que reúne João Carreiro (guitarra), João Fragoso (contrabaixo) e Miguel Rodrigues (bateria). Três jovens músicos em processo de afirmação na cena jazz nacional, exploram aqui um universo musical distinto. O trio vai apresentar-se ao vivo no festival Que Jazz é Este?, em Viseu, no dia 21 de julho. Antecipando essa atuação, o trio Peixe-Boi apresenta-se.

Ler mais

Vasco Pimentel, 6 de Julho de 2022

Fascínio pelo ritmo

texto: Nuno Catarino / fotografia: Inês Sousa Vieira

O jovem pianista Vasco Pimentel acaba de editar o seu disco de estreia, “Walkabout”, através da editora norte-americana Odradek Records. Gravado em trio com Rodrigo Correia (contrabaixo) e Diogo Alexandre (bateria), o álbum é um interessante cartão de visita de um músico que é herdeiro de uma longa linhagem artística. A jazz.pt esteve à conversa com o pianista Vasco Pimentel.

Ler mais

Carlos Azevedo, 4 de Julho de 2022

O futuro que interessa

texto: António Branco / fotografia: Clara Pereira

O pianista, compositor e arranjador Carlos Azevedo acaba de publicar, em quarteto, o disco “Serpente”, na Carimbo Porta-Jazz. A superlativa qualidade da música e a raridade do evento justificam uma sumarenta conversa com alguém cujo vasto campo de atividade criativa se estende do jazz à música erudita, com influências rock pelo meio, esbatendo demarcações. Figura fundamental do ensino do jazz em Portugal, codirigiu musicalmente a Orquestra Jazz de Matosinhos, da qual acaba de sair.

Ler mais

Katerina L'dokova, 6 de Junho de 2022

Coração apertado

texto: Nuno Catarino / fotografia: Inês Sousa Vieira

Nascida em Minsk, na Bielorrússia, Katerina L'dokova encontrou o seu destino em Portugal. Pianista, cantora e compositora, tem explorado diversos universos musicais e apresentou neste ano de 2022 o disco “Mova Dreva”, um interessante ethno-jazz que combina elementos da tradição musical bielorrussa com arranjos e interpretação jazzísticos. O álbum será apresentado ao vivo no Hot Clube, em Lisboa, no dia 9 de junho. Estivemos à conversa com Katerina L'dokova.

Ler mais

Agenda

01 Fevereiro

Com Calma Jazz Jam

Com Calma - Espaço Cultural - Lisboa

02 Fevereiro

João Lencastre, Pedro Branco e João Hasselberg

Miradouro de Baixo - Carpintarias de São Lázaro - Lisboa

02 Fevereiro

Mockūnas-Mikalkenas-Berre

Água Ardente - Lisboa

02 Fevereiro

Ensemble Porta-Jazz / Robalo

Porta-Jazz - Porto

02 Fevereiro

José Menezes Quarteto

Cine Incrível - Alma Danada - Almada

03 Fevereiro

Pedro Neves Trio “Hindrances” / Wabjie

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

03 Fevereiro

Percussion

Água Ardente - Lisboa

03 Fevereiro

Gianni Narduzzi “Dharma Bums” / Carlos Azevedo Quarteto “Serpente”

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

03 Fevereiro

Mockūnas-Mikalkenas-Berre

Salão Brazil - Coimbra

04 Fevereiro

Coletivo Osso/Porta-Jazz “Interferências” / Umbral

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

Ver mais