6 de Agosto de 2017

Carta aos que desistem

texto Gonçalo Falcão fotografia Petra Svelbar (Fundação Calouste Gulbenkian)

Antes que a sua parte da reportagem sobre o festival da Gulbenkian aqui seja publicada, o nosso colaborador Gonçalo Falcão escreveu uma carta – esta – dirigida a quem continua a sair dos concertos pouco depois de estes começarem, como se ainda fosse possível não saber ao que se vai quando alguém se senta no anfiteatro ao ar livre daquela instituição. 

Ler mais

3 de Julho de 2017

O crítico da nova música portuguesa

texto Vítor Rua

Em mais uma crónica sua, o compositor e guitarrista Vítor Rua escreve sobre o crítico e jornalista musical (e musicólogo, faz questão de acrescentar) que considera ser o «mais eclético» e ter «maior qualidade» em Portugal. É como segue (foto acima de Paulo Duarte)…

Ler mais

14 de Outubro de 2016

Jazz em Desgosto

texto Vítor Rua

Polémico como sempre, o membro dos extintos Telectu escreve nas linhas que se seguem sobre o festival da Fundação Gulbenkian e sobre o seu programador, Rui Neves. Esta é uma crónica de opinião e como tal não reflecte as posições da jazz.pt, sendo de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Ler mais

12 de Agosto de 2016

As nuvens sónicas de Sei Miguel

texto Vítor Rua

Um dos nossos maiores músicos, Vítor Rua, escreve sobre outro gigante da música que se faz em Portugal, Sei Miguel, salientando a sua importância no contexto da Música Improvisada Total e analisando os procedimentos que o compositor e trompetista vem aplicando na sua obra. Um texto histórico.

Ler mais

9 de Novembro de 2015

Elogio da loucura

texto Rui Eduardo Paes fotografia Cláudio Rêgo

Um novo supergrupo que reúne a nata da música improvisada e do free jazz nacionais vem com “Praise of Our Folly” lembrar um dos factores definitórios da arte contemporânea: a mimetização da demência. Esteve no estúdio e fez dois concertos de apresentação. A ver, agora, o que se segue…

Ler mais

7 de Março de 2015

O jazz em Portugal (Parte 4)

texto Nuno Marinho (www.nunomarinhomusic.wix.com/jazz)

Última crónica da série de reflexões que vimos publicando sobre o estado do jazz no nosso país. Em foco, desta vez, a audiência desta música (ou falta dela) e o que o guitarrista e compositor Nuno Marinho considera que é preciso fazer para a manter e aumentar, ultrapassando a «bicefalite “mainstream” / free» (imagem acima de Leonid Afremov).

Ler mais

6 de Março de 2015

O jazz em Portugal (Parte 3)

texto Nuno Marinho (www.nunomarinhomusic.wix.com/jazz)

Quando faltam espaços para tocar, as entidades de protecção dos direitos dos músicos não protegem, os portugueses não se entendem e impera o «hoje há tudo, amanhã já não». Mais uma reflexão sobre o estado do jazz no nosso país (imagem acima de Debra Hurd)…

Ler mais

5 de Março de 2015

O jazz em Portugal (Parte 2)

texto Nuno Marinho (www.nunomarinhomusic.wix.com/jazz)

Nesta secção da sua série de crónicas, Nuno Marinho reflecte sobre as características e o comportamento do músico português de jazz. Colocando vários dedos na ferida…

Ler mais

4 de Março de 2015

O jazz em Portugal (Parte 1)

texto Nuno Marinho (www.nunomarinhomusic.wix.com/jazz) imagem Mark Kazav

Esta é a primeira de uma série de crónicas assinadas pelo guitarrista e compositor Nuno Marinho sobre a forma como o jazz “acontece” no nosso país. Uma reflexão que se deseja que desperte outras…

Ler mais

7 de Novembro de 2014

O veludo e o trompete

texto Duarte Canário

«Um terço autobiográfico, um terço desejo e um terço fantasia», assim Duarte Canário, leitor da jazz.pt, descreve o conto que a seguir publicamos. «Há quem nasça para tocador e há quem nasça para ouvidor», afirma ele, assumindo a segunda condição sem deixar de ambicionar a primeira…

Ler mais

5 de Agosto de 2014

Carta sobre o mar e o espaço sonoro

texto Marco Scarassatti

Novas reflexões do músico de Campinas – agora radicado em Belo Horizonte – que toca os instrumentos que ele próprio inventa e constrói e que é um dos mais importantes dinamizadores da música improvisada em terras de Santa Cruz.

Ler mais

8 de Outubro de 2013

Música experiência: interregno

texto Marco Scarassatti

Na primeira de várias crónicas para a jazz.pt, o músico e investigador brasileiro Marco Scarassatti fala-nos da improvisação tal como a entendia o seu mestre de origem suíça. Saibam o que são os “violões microtonizados”, e mais…

Ler mais

17 de Julho de 2013

As gravações perdidas

texto Pedro Lopes

O músico português deixou na gaveta, durante 20 anos, as suas pessoais interpretações da música de John Cage. Essas “lost tapes” estão agora disponíveis na Internet.

Ler mais

10 de Maio de 2013

Entre dois mundos

texto Rui Miguel Abreu

A Esoteric acaba de reeditar “You Are Here… I am There” e “Dedicated to You, But You Weren’t Listening”, dois álbuns assinados por um colectivo que, no arranque da década de 70, personificou da melhor forma em Inglaterra o derrube de barreiras entre os universos do rock e do jazz.

Ler mais

6 de Abril de 2013

Mito, extraterrestre e anjo

texto Rui Miguel Abreu

“A Space Odyssey”, triplo CD com carimbo editorial da Fantastic Voyage, é uma compilação desenhada pelo jornalista Kris Needs para fornecer uma renovada perspectiva sobre o arranque da carreira do enviado de Saturno.

Ler mais