Orquestra de Jazz do Algarve com Jane Monheit
A Orquestra de Jazz do Algarve, dirigida por Hugo Alves, apresenta-se com a cantora norte-americana Jane Monheit numa masterclass e num concerto, nos dias 23 e 24 de setembro, respetivamente. A masterclass Sound Capsules tem lugar no Cineteatro Louletano, em Loulé, no dia 23 de setembro, às 11h. O concerto acontece no dia seguinte, às 17h, também no Cineteatro Louletano (os bilhetes para o concerto já estão esgotados).
Para Hugo Alves, «a receção de Jane Monheit é sem dúvida um dos pontos mais altos da Orquestra de Jazz do Algarve, e de mim próprio enquanto músico.» E não é a primeira vez que orquestra e cantora se cruzam: «foi na primeira edição do Algarve Jazz Gourmet Moments Festival, em 2017, que esta vontade de nos juntarmos todos tinha sido evidenciada. Quis 2023 que fosse o ano, desta feita no evento Algarve All Jazz '23, sob a tutela da autarquia de Loulé», acrescenta o diretor da Orquestra de Jazz do Algarve. Quanto à masterclass, Hugo Alves sublinha que esta «acolhe público participante ativo, mas também apenas como assistente. Uma oportunidade única para estar de perto com os conhecimentos de Jane Monheit.»
Jane Monheit (n. 1977) é uma reconhecida cantora de jazz, com uma carreira de mais de duas décadas, detentora de vários prémios, doze álbuns de estúdio e incontáveis aparições como convidada em discos alheios. Apaixonada pelos clássicos do Great American Songbook (e também pela música brasileira), tem trabalhado com muitos importantes músicos, arranjadores e produtores. Estudou clarinete e piano, integrou vários coros durante uma década e participou em peças de teatro comunitário em Long Island. Frequentou a prestigiada Manhattan School Of Music, onde estudou com Peter Eldridge, tendo-se licenciado em 1999; um segundo lugar na Thelonious Monk Competition – atualmente conhecida como Hancock Competition – serviu de rampa de lançamento para uma carreira fulgurante.