Livro “Teoria do Jazz” de César Cardoso traduzido para inglês e espanhol
O livro “Teoria do Jazz”, da autoria do saxofonista, compositor, arranjador e pedagogo César Cardoso, publicado originalmente em 2016 pela Chiado Editora, o primeiro livro em português sobre a base teórica do jazz, a que se seguiu um caderno de exercícios práticos, acaba de conhecer edição em inglês e espanhol. Para César Cardoso, estas traduções representam «o culminar do reconhecimento da importância que este livro tem tido no ensino de jazz. Ver o livro traduzido para outras línguas e poder chegar a muitos mais interessados em todo o mundo, é um orgulho muito grande.»
O livro procura ser uma introdução à teoria do jazz, desde a base até aos temas mais complexos. «É um manual muito prático e direto que aborda várias questões de forma muito simples e de fácil entendimento. O livro destina-se a estudantes de música, jazz ou outro estilo, a músicos e/ou a simples curiosos que pretendem entender um bocadinho melhor de como funciona toda a parte teórica no jazz», sublinha o autor.
Natural de Leiria, César Cardoso dedicou-se desde cedo à música. É licenciado em Saxofone Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa. Integra o grupo de dixieland Desbundixie, com o qual gravou “Kick’n Blow” (2007) e “Up 2 Nine” (2009). É mentor e diretor artístico da Orquestra Jazz de Leiria. Em 2010 gravou o seu primeiro disco de originais, “Half Step”, com o seu quinteto, e cinco anos depois lançou “Bottom Shelf”. Em 2018, foi a vez de “Interchange” e em 2020 “Dice of Tenors”. Tem desenvolvido o seu interesse pela escrita para big band em parceria com diversas orquestras; conta neste momento com cerca de 150 arranjos, compostos originalmente para a Orquestra Jazz de Leiria e para a Orquestra do Hot Clube de Portugal. Em julho de 2023 concluiu o Doutoramento em Música e Musicologia, variante de Interpretação na Universidade de Évora, obtendo o grau de doutor com distinção. Atualmente, é professor de saxofone jazz e formação auditiva na Licenciatura de Jazz na Universidade de Évora.
Os interessados podem adquirir o livro em inglês e espanhol aqui e aqui.