MEDUSA Unit de Ricardo Jacinto no CCB a 31 de março
O MEDUSA Unit, formação variável constituída por intérpretes-improvisadores e liderada pelo violoncelista e compositor Ricardo Jacinto (The Selva, Cacto, trabalho a solo), apresenta-se no próximo dia 31 de março, às 21h, no palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. Com este ensemble, o músico dá continuidade ao projeto a solo (para violoncelo, eletrónica e objetos ressonantes) que tem vindo a apresentar desde 2014. O disco de estreia acaba de sair na Clean Feed.
Com Ricardo Jacinto (violoncelo, eletrónica e composição) estarão em palco Alvaro Rosso (contrabaixo), Eleonor Picas (harpa), Nuno Morão (percussão), André Hencleeday (piano), João Almeida e Yaw Tembe (trompetes). A espacialização sonora estará a cargo de Suse Ribeiro. A formação continua a perseguir as premissas iniciais do projeto, agora focada também nas «possibilidades de hibridação de vários instrumentos acústicos através de um sistema eletroacústico de interação ressonante, onde as interferências e redes de feedback são a base para uma música com raízes no minimalismo e no espectralismo, articulando composição e improvisação.»
Neste concerto será apresentado um repertório de quatro peças (“Umbra”, “Penumbra”, “Antumbra” e “Hino a Caríbdis”) adaptadas a um dispositivo de som e luz desenhado especificamente para o palco do Grande Auditório do CCB.
Os bilhetes custam 15 euros (há descontos) e podem ser adquiridos aqui.