, 8 de Março de 2023

Há música nova da Exploding Star Orchestra de Rob Mazurek

fotografia: Britt Mazurek

O novo álbum da Exploding Star Orchestra, de Rob Mazurek, “Lightning Dreamers”, só estará disponível no final do mês de março, mas já são conhecidos dois avanços, "Future Shaman" e “Shape Shifter”.

Este é o novo trabalho do trompetista, compositor e “abstrativista interdisciplinar”, que escreveu música para uma configuração compacta da sua longeva Exploding Star Orchestra. Sucessor do aclamado “Dimensional Stardust”, editado em 2020, o novo álbum conta com as participações do guitarrista Jeff Parker, do vocalista Damon Locks, do baterista Gerald Cleaver e dos pianistas Angelica Sanchez e Craig Taborn, de entre outros.

“Lightning Dreamers” foi gravado na sua maior parte nos remotos estúdios Sonic Ranch, no Texas, não muito distantes do local onde Mazurek hoje reside, em Marfa, nos dias que antecederam a estreia da música no festival de Trans Pecos, em setembro de 2021.

Sobre "Shape Shifter", diz Mazurek: «É uma suíte em três partes que muda de uma melodia simples para uma complexidade rítmica/improvisada e para uma felicidade elétrica poli-acordes crescente. Um canto que muda de forma, celebrando a unicidade de todas as coisas e o individualismo de cada organismo através do amor extático universal.»

A faixa de abertura do álbum, “Future Shaman”, foi co-produzida por Jeff Parker e conta com as percussões de Mauricio Takara, colaborador de longa data do São Paulo Underground, bem como o synth bass de Cathlene Pineda.

 

Agenda

25 Março

Duke Ellington’s Songbook

Sunset Jazz - Café 02 - Vila Nova de Santo André

25 Março

Mário Laginha com Orquestra Clássica da Madeira

Assembleia Legislativa da Madeira - Funchal

25 Março

The Rite of Trio

Porta-Jazz - Porto

25 Março

Sofia Borges (solo) “Trips and Findings”

O'culto da Ajuda - Lisboa

25 Março

George Esteves e Kirill Bubyakin

Cascais Jazz Club - Cascais

25 Março

Katerina L’Dokova

Auditório ESPAM - Vila Nova de Santo André

25 Março

Kurt Rosenwinkel Quartet

Auditório de Espinho - Espinho

26 Março

Giotto Roussies Blumenstrauß-Quartett

Cantaloupe Café - Olhão

26 Março

João Madeira, Carlos “Zíngaro” e Sofia Borges

BOTA - Lisboa

26 Março

Carlos Veiga, Maria Viana e Artur Freitas

Cascais Jazz Club - Cascais

Ver mais