Wayne Shorter (1933-2023)
Wayne Shorter, o lendário saxofonista e compositor de jazz, faleceu no dia 2 de março de 2023, aos 89 anos. Shorter foi um pioneiro, que se notabilizou pelas suas composições inovadoras e pelo seu estilo virtuoso, que interpreta o fraseado coltraniano mas com mais staccato, enorme capacidade lírica e um som único no soprano.
Nascido em Newark, New Jersey, em 1933, Shorter começou a tocar saxofone ainda jovem. Estudou na New York University e na Manhattan School of Music, onde aperfeiçoou o seu talento como saxofonista e compositor.
Na década de 1950, integrou os Jazz Messengers de Art Blakey, onde tocou ao lado de Lee Morgan. Na década de 1960 foi recrutado por Miles Davis para o seu segundo quinteto, contribuindo para alguns dos álbuns mais icónicos do trompetista como "E.S.P." e "Miles Smiles". Veio depois o super grupo Weather Report, que fundou com o austríaco Joe Zawinul, que de algum modo se tornou numa epítome do jazz de fusão.
Shorter também teve uma carreira de sucesso como líder, lançando vários álbuns em seu nome. Temas como "Footprints" e "JuJu", são clássicos. “Speak No Evil” na Blue Note, de 1964 (com um entendimento telepático com Herbie Hancock), ou “Night Dreamer” e “Juju”, do mesmo ano, “Adam’s Apple” de 1966, são LP’s fundamentais em qualquer discografia de jazz.
Além de seu trabalho como músico, Shorter também foi um professor estimado no New England Conservatory of Music e na University of California, Los Angeles.
Ouvimo-lo pela última vez ao vivo em Portugal no Guimarães Jazz de 2008 onde deu um concerto absolutamente extraordinário. Nessa noite, quem pensou que ía ouvir um histórico presenciou uma intensidade e entrega totais, com o quarteto a tocar coeso, sem pausas, a cruzar os solos e a arriscar tudo na improvisação.