Associação Melro Preto celebra o seu 2.º aniversário
A Associação de Jazz da Madeira - Melro Preto está a assinalar o seu segundo aniversário com uma programação que se reparte pelos dias 3 e 4 de fevereiro.
No Museu Café, na capital madeirense, haverá concertos e jam sessions. No dia 3 atuarão Black Bird Fellows! (20h30) e Melro Preto Sax Madness (21h15). Segue-se uma Open Jam a partir das 22h. No dia 4, no Melro Preto Jazz Club @Paróquia (cabe à associação a curadoria musical do restaurante/bar “A Paróquia”), na vila da Ponta do Sol, toca o Samambaia 4tet (21h30). Logo após acontece nova Open Jam, com início às 22h30.
Mas a Melro Preto promete mais atividades para todo o mês de fevereiro.
No Museu Café realizar-se-ão outras jam sessions, a 11 e 25 de fevereiro, dinamizadas pelo saxofonista Francisco Aguilar (na foto). A 17, por alturas do Carnaval, haverá uma roda de samba. No Melro Preto Jazz Club @Paróquia tocam o Francisco Coelho Trio (dia 11), o Silk Jazz Trio de Francisco Aguilar (dia 18) e o Filipe Freitas Trio (dia 25).
Neste mês estreia também o podcast Melro Preto – músicos e aficionados de jazz madeirenses, com entrevistas ao guitarrista André Santos (dia 12) e ao empresário Emanuel Rebelo (dia 26).
A palavra ao presidente da Direção da Melro Preto, o saxofonista Francisco Andrade: «A Associação de Jazz da Madeira - Melro Preto nasceu a partir de um sonho antigo de pessoas ligadas ao jazz na Madeira, agora concretizado. Em 2019, Francisco Andrade e Alexandre Andrade começaram a projetar a AJMMP, pensando na equipa/membros que a iria fundar.» Em fevereiro de 2021 foi constituída a associação, tendo como membros fundadores Francisco Andrade, Alexandre Andrade (presidente da Mesa da Assembleia Geral) e Filipe Freitas (vice-presidente da Direção).
A Associação de Jazz da Madeira - Melro Preto visa, entre outros propósitos, promover e divulgar o jazz na Madeira, defender os interesses da comunidade jazzística na Região e promover o jazz madeirense fora do arquipélago.