O que é o silêncio?
No próximo sábado, 10 de dezembro, às 18h, na Livraria Tinta nos Nervos, será feito o lançamento do livro de Vítor Rua sobre música, som e silêncio. Um dos lugares-comuns em apresentações é dizer que o autor “dispensa apresentações”. Mas no caso de Vítor Rua a desobrigação não se aplica.
A maior parte das pessoas associa-o à música (GNR, Telectu) mas desconhece que é compositor, improvisador, videasta, produtor e escritor. Nos últimos anos lançou alguns livros com circulação limitada sobre os mais diversos temas. Estas edições têm despertado muito interesse, correm em pequenas séries e esgotam com facilidade, pelo que a ida ao lançamento pode ser uma boa estratégia para segurar um exemplar.
A relação entre música, sons e silêncio começou a ser trabalhada no mestrado em musicologia que completou na Universidade Nova de Lisboa e apresentam reflexões profundas e complexas, explicadas de forma acessível.
O livro “Mala de Sons” reúne um conjunto de textos, ilustrados com fotografias de Ricardo Leiria, que promete que qualquer um (com maior ou menor conhecimento sobre música, som e silêncio) possa compreender e desenvolver sentido crítico sobre os temas.
No mesmo dia será lançado o #3 do zine “Mecónio” ou, como também já foi apelidado, o “pro-zine”. Editado por Margarida Azevedo e Ricardo Leiria, sob a chancela da Dark Owl.
Com “Mecónio”, os editores continuam determinados em divulgar o trabalho de artistas que admiram e neste número publicam desenhos a tinta-da-china e pincel e uma entrevista a Ilda Teresa Castro.
O zine vem com música agregada, neste caso o novíssimo disco Young Yang dos The Banksy’s para download, que resultou das gravações de um ciclo de concertos na galeria Karnart.
Inclui ainda um ensaio sobre o som e o silêncio, intitulado “Silênciosfera” de Vítor Rua (incluído em “Mala de Sons”).