Henri Texier traz “Heteroklite Lockdown” a Espinho
O Auditório de Espinho | Academia recebe no próximo dia 4 de fevereiro de 2023 um concerto do trio do contrabaixista Henri Texier (n. 1945), uma das figuras maiores do jazz francês e europeu. O músico virá apresentar o álbum “Heteroklite Lockdown” - editado pela Label Bleu - e será acompanhado pelo saxofonista Sebastien Texier, seu filho, e pelo baterista Gautier Garrigue.
Nascido em Paris, Henri Texier tem concentrado a maior parte da sua atividade em França, embora sejam incontáveis as colaborações com músicos de outras nacionalidades. Começou o seu percurso aos 15 anos tocando piano em vários clubes, mas mudou para o contrabaixo para tocar na big band de Jef Gilson, o que o colocou em contacto com o baterista Daniel Humair, formando uma das mais relevantes secções rítmicas da história do jazz europeu. Texier e Humair tocaram com muitos músicos norte-americanos em digressão pelo velho continente, como Bud Powell, Donald Byrd, Phil Woods, Dexter Gordon e Chet Baker. Em 1968, juntaram-se ao pianista Martial Solal e os três colaboraram em algumas gravações importantes feitas com Lee Konitz. Ainda em 1968, Texier formou o grupo European Rhythm Machine, com Woods, Humair, Gordon Beck e George Gruntz.
Na década de 1970, Texier aprendeu oud, flauta, violoncelo e vários tipos de percussão, e desenvolveu a sua voz. Tocou em várias formações, geralmente com o saxofonista/clarinetista Louis Sclavis e o baterista Aldo Romano. A partir de meados da década de 1980 iniciou uma relação com a Label Bleu, editora que lançou a maior parte do seu trabalho desde então. Tem vindo a explorar motivos norte-africanos: em 2001, o seu trio viajou pela Europa acompanhando o filme argelino “Remparts d'Argile” (1970). A sua abordagem própria coloca-o entre o hard bop e o free, juntando elementos americanos e europeus.
Os bilhetes estão à venda online e na bilheteira do Auditório de Espinho | Academia.