20.ª Festa do Jazz: primeiros nomes conhecidos
Já são conhecidos os primeiros nomes da 20.ª edição da Festa do Jazz, que acontece de 16 a 18 de dezembro no Centro Cultural de Belém (CCB), no Picadeiro do antigo Museu dos Coches e na livraria Ler Devagar, em Lisboa: Salvador Sobral, que faz questão de marcar presença interrompendo o seu retiro, acompanhado pelo pianista espanhol Marco Mezquida, e o percussionista e compositor indiano Trilok Gurtu, que com o pianista João Paulo Esteves da Silva e o baixista Yuri Daniel convida improvisadores portugueses para um «concerto/convite à cidade».
A Festa do Jazz, organizada pela Associação Sons da Lusofonia cumpre 20 anos sem interrupções, reunindo diferentes públicos, agentes, promotores, investigadores, músicos profissionais e estudantes de jazz de todo o país. Carlos Martins, diretor executivo da Festa do Jazz, afirma que «a Festa tem sido ao longo de 20 anos claramente o maior e mais completo observatório do jazz feito em Portugal criando momentos únicos de revelação de novos talentos e de novas propostas de músicos consagrados. É desde sempre o espaço aglutinador ao promover um encontro nacional anual, criando redes, formais e informais, apostando na criação, na improvisação, na pedagogia e na troca de saberes dos envolvidos, incluindo os jovens das escolas de jazz nacionais.»
E lança o repto: «A Festa do Jazz é, pelos confrontos e celebrações que fomenta, um lugar de verdadeira alegria. Nesta edição dos 20 anos as surpresas serão muitas e imperdíveis. Vejam o programa e venham fazer a Festa connosco.»
Entretanto, já foi colocado à venda um lote de bilhetes a preços especiais para esta edição, com o propósito de privilegiar os maiores fãs da Festa: os 20 anos da festa, por apenas 20 euros, os primeiros fãs a comprarem o passe terão acesso a todos os concertos, mais de 20, e ainda recebem o livro “Festa do Jazz”. Estes passes estão à venda na bilheteira do CCB e aqui.
Mais novidades são esperadas em breve.