, 23 de Novembro de 2022

20.ª Festa do Jazz: primeiros nomes conhecidos

Já são conhecidos os primeiros nomes da 20.ª edição da Festa do Jazz, que acontece de 16 a 18 de dezembro no Centro Cultural de Belém (CCB), no Picadeiro do antigo Museu dos Coches e na livraria Ler Devagar, em Lisboa: Salvador Sobral, que faz questão de marcar presença interrompendo o seu retiro, acompanhado pelo pianista espanhol Marco Mezquida, e o percussionista e compositor indiano Trilok Gurtu, que com o pianista João Paulo Esteves da Silva e o baixista Yuri Daniel convida improvisadores portugueses para um «concerto/convite à cidade».

A Festa do Jazz, organizada pela Associação Sons da Lusofonia cumpre 20 anos sem interrupções, reunindo diferentes públicos, agentes, promotores, investigadores, músicos profissionais e estudantes de jazz de todo o país. Carlos Martins, diretor executivo da Festa do Jazz, afirma que «a Festa tem sido ao longo de 20 anos claramente o maior e mais completo observatório do jazz feito em Portugal criando momentos únicos de revelação de novos talentos e de novas propostas de músicos consagrados. É desde sempre o espaço aglutinador ao promover um encontro nacional anual, criando redes, formais e informais, apostando na criação, na improvisação, na pedagogia e na troca de saberes dos envolvidos, incluindo os jovens das escolas de jazz nacionais.»

E lança o repto: «A Festa do Jazz é, pelos confrontos e celebrações que fomenta, um lugar de verdadeira alegria. Nesta edição dos 20 anos as surpresas serão muitas e imperdíveis. Vejam o programa e venham fazer a Festa connosco.»

Entretanto, já foi colocado à venda um lote de bilhetes a preços especiais para esta edição, com o propósito de privilegiar os maiores fãs da Festa: os 20 anos da festa, por apenas 20 euros, os primeiros fãs a comprarem o passe terão acesso a todos os concertos, mais de 20, e ainda recebem o livro “Festa do Jazz”. Estes passes estão à venda na bilheteira do CCB e aqui.

Mais novidades são esperadas em breve.

Salvador Sobral e Marco Mezquida 

Agenda

26 Novembro

Tiago Sousa

Cossoul - Lisboa

26 Novembro

Lynn Cassiers, Manolo Cabras e João Lobo “Dancing With Don”

Porta-Jazz - Porto

26 Novembro

Clara Lai, Amidea Clotet, João Almeida e João Valinho

Penha sco - Lisboa

26 Novembro

Orquestra de Jazz de Espinho com João Barradas

Teatro Municipal de Bragança - Bragança

26 Novembro

José Lencastre, Ziv Taubenfeld e Felice Furioso

SMUP - Parede

26 Novembro

Júlio Resende

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

26 Novembro

Mariana Dionísio, Clara Lacerda e Romeu Tristão

Adega do Museu Rural e do Vinho - Cartaxo

26 Novembro

Practically Married

Hot Clube de Portugal - Lisboa

27 Novembro

Jorge Moniz “Cinematheque”

Cine-Teatro Louletano - Loulé

27 Novembro

Lynn Cassiers / Manolo Cabras / João Lobo “Dancing With Don”

MAAT - Lisboa

Ver mais