Porta-Jazz faz “antestreia” do novo espaço
A associação Porta-Jazz anunciou que vai ter um novo espaço permanente, localizado na Praça da República, número 156, no Porto. O espaço ainda precisa de obras, pelo que está a decorrer uma angariação de donativos, através do NIB 0035 0160 00072831530 98.
Apesar de estar ainda inacabado, a associação vai já promover uma “antestreia” do novo espaço neste próximo fim-de-semana. Assim, no sábado, dia 8 de outubro, às 19h00, o novo espaço Porta-Jazz irá acolher a atuação do galego Xan Campos Trio (na foto). No dia seguinte, domingo, à mesma hora, atua o trio nova-iorquino John O'Gallagher / Masa Kamaguchi / Rob Garcia. Também no domingo, antes do concerto (às 17h00), há ainda uma masterclass com o saxofonista John O'Gallagher.
Os bilhetes para estes concertos especiais de “antestreia” devem ser reservados online, através dos links: Xan Campos Trio (dia 8); John O'Gallagher / Masa Kamaguchi / Rob Garcia (dia 9); a masterclass tem entrada livre, com reserva através do email [email protected]
A associação anuncia assim o novo espaço, na sua newsletter: «De acordo com aquilo que tem vindo a ser divulgado ultimamente nos nossos canais, a Porta-Jazz tem finalmente um espaço próprio. Depois de várias moradas ao longo destes 12 anos, a nossa história e as nossas memórias encontram finalmente uma casa própria, que se espera duradoura. Será no futuro um espaço multiusos e que se adequa e cumpre todas as necessidades da esfera Porta-Jazz. Um local com espaço para exposições, concertos, gravações, masterclasses e tudo o mais que a Porta-Jazz tem para oferecer ao meio e à cidade. Um quartel-general que abre portas com vista para outro quartel-general, um mundo cultural e artístico, jazzístico na sua essência, dentro de uma cidade.
É já este próximo fim de semana, nos dias 8 e 9 que essa tão aguardada antestreia acontece. Será uma oportunidade única para os presentes conhecerem o espaço ainda em evolução e com as obras por acabar. A derradeira estreia acontecerá mais à frente no tempo, mas para já, ficará este fim de semana na memória de quem lá esteve e pôde conhecer a nova sala Porta-Jazz numa fase inacabada, crua e despida de artifícios, como de resto são todas as nossas ações e intenções. Assim, juntem-se a nós nestes dois dias e venham celebrar e acompanhar “in loco” o nascimento de um novo espaço, o surgimento de uma nova era porta-jazzística.»