Remix em Jazz na Casa da Música
A Casa da Música, no Porto, recebe no próximo dia 23 de outubro (Sala Suggia, 18h), o concerto “Remix em Jazz”, que junta o Remix Ensemble Casa da Música e a Orquestra Jazz de Matosinhos. A direção musical estará a cargo do maestro estónio Olari Elts (na foto).
Na ocasião serão apresentadas as obras “Coyote Blues”, de Magnus Lindberg, “Hele” de Lotta Wennäkoski, “Vaporised Tivoli” de Anders Hillborg e, em estreia mundial, o duplo concerto do compositor estónio Eekki-Sven Tüür para ensemble e orquestra de jazz, uma encomenda da Casa da Música, Kölner Philarmonie e Câmara Municipal de Matosinhos, com o apoio da MDS. Uma obra que explora as diferenças e semelhanças entre as formações e que foi escrita a pensar nelas.
A Casa da Música junta assim o ciclo Outono em Jazz (que decorre entre 13 e 23 de outubro) ao Ciclo Grandes Concertos duplos com uma encomenda que coloca lado a lado duas formações de referência em domínios distintos: o Remix Ensemble Casa da Música e a Orquestra Jazz de Matosinhos. «A riqueza tímbrica e o humor cultivados por Wennäkoski contrastam com a percussividade de “Coyote Blues” e com a energia infantil de “Vaporised Tivoli”», assim informa a organização, num programa variado e aliciante de música do nosso tempo, que cruza música erudita e jazz.
Tal como reza a sinopse do projeto conjunto, «as relações entre a música contemporânea e o jazz oscilaram no século XX, entre a ignorância voluntária, a exclusão mútua, e as tentativas mais ou menos sucedidas, de fusão ou propositada justaposição.» E indagam: «Será que os dois mundos são absolutamente impermeáveis ou os refluxos de influência são possíveis, para além do simples mimetismo de vocabulários?»
Informações adicionais e bilheteira aqui.