, 29 de Agosto de 2022

Eu estive lá... no jazz!

Henrique Amaro (n. 1970), melómano e radialista, divulgador de música portuguesa, acaba de lançar, enquanto coordenador, o livro “Eu Estive Lá!” (Edições Tinta da China), que reúne centenas de reproduções de bilhetes de concertos, maioritariamente do universo pop-rock, mas também muitos de jazz e universos contíguos, realizados em Portugal nos últimos 60 anos. Isto numa altura em que o design gráfico praticamente desapareceu dos bilhetes de concertos, tendo-se estes tornado em algo tão-só funcional, como QR codes e documentos incaracterísticos emitidos em série.

O volume, com textos de Luís Pinheiro de Almeida (décadas de 1960/70), Ana Cristina Ferrão (década de 1980), Pedro Fradique (década de 1990) e Isilda Sanches (décadas de 2000/10), celebra os «simples retângulos de papel» (na feliz expressão do malogrado João Paulo Cotrim) enquanto montra (e espoleta) de «emoções pessoais», recuperando uma «memória pessoal e significativa» e celebrando a «importância da música na formação cultural dos portugueses».

Entre os bilhetes reproduzidos – resultado de um processo de escolha naturalmente discutível – estão os do Cascais Jazz ´76; Soft Machine (3 de junho de 1977, Pavilhão Dramático de Cascais); Gato Barbieri (30 de novembro de 1979, Coliseu dos Recreios); Jazz na Primavera - Charlie Haden/Jan Garbarek/Egberto Gismonti (9 de maio de 1981, Aula Magna); Keith Jarrett (24 de junho de 1981, Coliseu dos Recreios, numa noite conturbada, em que o pianista, perante uma plateia fumarenta e ruidosa, interrompeu a atuação logo aos primeiros ataques de tosse, apenas regressando ao palco meia hora depois, quando boa parte do público já havia deixado a sala); Quinteto de Maria João (4 de fevereiro de 1983, Faculdade de Letras de Lisboa); Chick Corea (21 de julho de 1983, Coliseu dos Recreios); ou Carla Bley/Egberto Gismonti (30 de junho de 1984, Coliseu dos Recreios).

E ainda Weather Report (24 de julho de 1984, Feira Internacional de Lisboa); Art Ensemble of Chicago (25 de agosto de 1987, Fundação Calouste Gulbenkian); Telectu (3 de maio de 1987, Quinta das Lágrimas, concerto integrado no Seminário Internacional de “Qualidade e Consciência Ambiental”!); António Pinho Vargas (26 de julho de 1987, Aula Magna); Herbie Hancock/Wayne Shorter/Stanley Clarke/Omar Hakim (20 de junho de 1991, Coliseu dos Recreios); Naked City (30 de março de 1991, Fórum Picoas); Bill Frisell Band (26 de outubro de 1991, Cinema Tivoli); Miles Davis (17 de março de 1991, Coliseu dos Recreios – bilhete na imagem); Pat Metheny Group (30 de junho de 1992, Campo Pequeno); Painkiller (2 de abril de 1993, Armazém 22); Marc Ribot (3 de fevereiro de 1993, Teatro São Luiz); Quarteto de Bernardo Sassetti (29 de dezembro de 1994, Auditório Municipal de Vila do Conde); Sei Miguel (27 de abril de 2002, Tercenas); ou John Zorn´s Electric Masada (25 de abril de 2004, Aula Magna).

Também somos feitos dos concertos a que assistimos (e daqueles que perdemos).

Este é «um livro coletivo, uma coleção de coleções», como frisou Henrique Amaro na apresentação do volume, ontem à tarde na Feira do Livro de Lisboa.

Agenda

30 Março

Johannes Gammelgaard

Café Dias - Lisboa

30 Março

Pedro Branco e João Sousa “Old Mountain”

Miradouro de Baixo - Carpintarias de São Lázaro - Lisboa

30 Março

Marmota

Casa Cheia - Lisboa

30 Março

Filipe Raposo e Uriel Herman “Dois pianos, um universo”

Centro Cultural de Belém - Lisboa

30 Março

Inês Camacho

Cossoul - Lisboa

30 Março

Abyss Mirrors Unit

ZDB - Lisboa

30 Março

Daniel Levin, Hernâni Faustino e Rodrigo Pinheiro

Biblioteca Municipal do Barreiro - Barreiro

31 Março

Blind Dates

Porta-Jazz - Porto

01 Abril

Elas e o Jazz

Auditório Municipal de Alcácer do Sal - Alcácer do Sal

01 Abril

Ill Considered

Musicbox - Lisboa

Ver mais