Zappa ’75: Zagreb / Ljubljana
Ainda nem digerimos completamente os 6 CDs de “Zappa / Erie”, a caixa que guarda mais de sete horas de concertos ao vivo escavados no “vault” onde compositor guardava tudo o que fazia (Zappa era obsessivo a gravar tudo) e já levamos com o aviso que o “vaultmeister” Joe Travers encontrou mais um filão. Vamos poder ouvir o que se passou no final de 1975 (o ano de “One Size Fits All”) depois da tour com Captain Beefheart (imortalizada em “Bongo Fury”). Frank Zappa e os The Mothers foram convidados para ir tocar à Jugoslávia (ficou conhecida como “Mothers of Invention Yugoslavian Extravaganza”).
Com espetáculos em Zagreb e Ljubljana (hoje capitais de dois países diferentes, Croácia e Eslovénia, respetivamente). A tour decorreu em Novembro e agregou um line-up dos Mothers muito particular com Andre Lewis nos teclados (única aparição nos Mothers), Napoleon Murphy Brock no tenor e voz, Norma Bell no saxofone e voz, também uma aparição singular no mítico grupo), Roy Estrada no baixo e o acabado de chegar Terry Bozzio (“our cute little drummer”).
Não há muitos espetáculos de Zappa gravados por trás da “cortina de ferro” (a Jugoslávia sempre gozou de um estatuto especial no império comunista) e por isso estes espetáculos revestem-se deste interesse acrescido. Apesar de o músico viajar sempre com uma unidade de gravação própria, não a conseguiu levar para estes concertos (quem viveu o pré-perestroika consegue imaginar a dificuldade de toda esta operação) e por isso os shows foram gravados num formato soviético obscuro em bobines de 8 1/2, que tornaram a sua digitalização um pesadelo. Foi necessário construir equipamento próprio (John Polito da Audio Mechanics) para as podermos agora ouvir com todo o brilho.
Ahmet Zappa, um dos filhos do genial músico americano, tem explorado todos aqueles que admiram a sua obra (é que não nos podemos esquecer que ainda no final do ano passado fomos cilindrados pelos 8 CDs das gravações de 1971: “The Mothers 1971”.
Já em 2022 tivemos que ceder a “Zappa / Erie”, a gravação de três espetáculos gravados em Erie (e em locais próximos de Erie, tudo na Pennsylvania) entre 1974-76. Das 71 faixas guardadas nos 6 CDs só conhecíamos até hoje 10 minutos de música (que tinham saído no clássico “Roxy & Elsewhere”; isto para quem não chafurda em bootlegs).
A edição de “Zappa ’75: Zagreb / Ljubljana” traz as melhores versões dos concertos jugoslavos na sequência dos setlists dos espetáculos. É a crème da la crème de cada uma das noites, pela primeira vez nos nossos ouvidos.
Para além das canções já rodadas, como sempre, Zappa levou música nova e podemos aqui ouvir as primeiras versões de “Black Napkins” e “Zoot Allures,” (que acabarão no LP “Zoot Allures” no ano seguinte.