Outubro é mês de SeixalJazz
Entre 13 e 22 de outubro tem lugar a 23.ª edição do SeixalJazz, evento organizado pela autarquia seixalense desde 1996, com uma programação repartida por dois fins de semana. Nomes nacionais e internacionais de relevo constroem um cartaz que promete.
As primeiras noites (início às 22h) no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal estarão por conta dos trios de três pianistas: Monty Alexander (dia 13), Mário Laginha (dia 14) – que certamente trará o notabilíssimo “Jangada”, acompanhado pelo contrabaixista Bernardo Moreira e pelo baterista Alexandre Frazão – e o italiano Antonio Faraò (dia 15).
No dia 20, quinta-feira, o programa do Seixal Jazz é retomado com o Quarteto Pacífico do baterista (também guitarrista e produtor) Mário Barreiros – que este ano já nos ofereceu o belíssimo “Dois Quartetos sobre o Mar” – no qual se faz acompanhar pelo saxofonista Ricardo Toscano, o pianista galego Abe Rábade e o contrabaixista Carlos Barretto. No dia seguinte sobe ao palco o admirável quarteto do trompetista norte-americano Ambrose Akinmusire (na foto), com Sam Harris ao piano, Harish Raghavan no contrabaixo e Timothy Angulo na bateria. O último dia do festival será dedicado ao jazz vocal, com a presença da cantora Samara Joy, que em 2021 editou o seu álbum de estreia, homónimo. Sempre com início às 22h.
Outra das boas notícias desta 23.ª edição do SeixalJazz é o regresso dos concertos do Seixal Jazz Clube, que este ano terão lugar na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense (fundada em 1848), todos com entrada gratuita. Tocam o quarteto do contrabaixista Demian Cabaud, o projeto Mazam, o Filipe Duarte Quinteto e os trios liderados pelo trompetista Gileno Santana, o guitarrista Eurico Costa e o também trompetista Luís Vicente. Concertos com dois sets: o primeiro tem início às 23h e o segundo começa uma hora depois.
Os bilhetes estão à venda aqui.