Leiria promove 1.ª edição do Concurso Internacional de Composição – jazz e música erudita
No âmbito de Leiria Cidade Criativa da Música – UNESCO (com direção artística do pianista e compositor Daniel Bernardes) está a ser promovida a primeira edição do Concurso Internacional de Composição de Leiria, que abrange as categorias jazz e música erudita. Este concurso visa, de acordo com a organização, «revelar novos valores da composição musical e estimular a criação musical contemporânea, procurando incentivar o diálogo entre músicos leirienses e compositores emergentes nas áreas do jazz e da música erudita.»
Esta iniciativa associa-se ao centenário do nascimento do escritor e Prémio Nobel da Literatura José Saramago (1922-2010).
As obras a concurso devem utilizar a totalidade da instrumentação indicada, assumindo a voz como solista. Na categoria jazz, a formação deverá ter a seguinte constituição: voz solista (mezzo-soprano) mais septeto (1 trompete, 1 saxofone alto, 1 trombone, 1 vibrafone, 1 piano, 1 contrabaixo e 1 bateria).
Por seu turno, na categoria de música erudita, à voz solista (soprano) dever-se-á juntar um ensemble constituído por 1 flauta/flautim, 1 oboé/corne inglês, 1 clarinete Bb/baixo, 1 saxofone soprano/alto, 1 fagote, 1 trompa, 1 trompete/fliscorne, 1 trombone, 1 eufónio, 1 tuba e 2 percussionistas (marimba, vibrafone, glockenspiel, xilofone, acessórios).
Para a voz devem ser utilizados poemas de Saramago, em português ou com tradução em inglês.
Podem submeter obras a concurso os compositores nascidos a partir de 1 de janeiro de 1982, inclusive. Cada concorrente pode submeter a concurso apenas uma obra por categoria.
Será atribuído um total de quatro prémios, dois por categoria. O 1.º Prémio de cada categoria será contemplado com dois mil euros e o 2.º Prémio de cada categoria será contemplado com mil euros.
A submissão de obras a concurso decorre até ao próximo dia 15 de outubro (data do carimbo postal).
Esta informação não dispensa a leitura do regulamento completo do concurso, disponível aqui.
Desde outubro de 2019 que Leiria é Cidade Criativa da Música – UNESCO, constituindo-se como hub criativo e aparecendo no panorama nacional e internacional na vanguarda de projetos sociais e artísticos que trabalham a equidade social, a dignidade humana e a inclusão.