Lisboa String Trio com Sofia Vitória: um novo ciclo
O Lisboa String Trio está a iniciar um novo ciclo de atividade, com uma formação renovada. Da anterior mantêm-se o guitarrista José Peixoto (na foto) e o contrabaixista Carlos Barretto (saiu entretanto Bernardo Couto), juntando-se-lhes nesta nova fase o músico catalão Marc Planells (alaúdes, sitar e percussão) e, como convidada, a cantora Sofia Vitória, na sequência das colaborações anteriores do trio com outras vozes (Cristina Branco, Maria Berasarte e Ricardo Ribeiro).
Sem perder de vista a matriz instrumental que vem caracterizando a sua música, para além das canções, o trio conta agora com a capacidade vocal de Sofia Vitória poder usar a voz como se de um instrumento se tratasse, graças ao seu percurso ligado ao jazz.
Depois de três discos editados – “Matéria” (2014), galardoado em 2015 com o prémio Carlos Paredes, “Lisboa” (2016), nomeado para a categoria de melhor disco de 2016 pela Sociedade Portuguesa de Autores, e “Aqui e Ali” (2020), nos quais o trio definiu e explorou uma linguagem muito própria, o grupo prepara novo repertório e um novo disco para 2023.