, 5 de Agosto de 2022

Novidades da Carimbo Porta-Jazz

A Carimbo Porta-Jazz, braço editorial da hiperativa Associação Porta-Jazz, acaba de lançar novidades discográficas. “Membrana”, do duo 293 diagonal, “Catarse civil”, do coletivo Do acaso e “Liquify, Spread and Float”, registo multimédia (CD e vídeo) no âmbito da frutífera colaboração com o festival Guimarães Jazz. Em escuta na jazz.pt.

“Membrana”, do duo 293 diagonal (na foto) – Joana Raquel (voz) e Daniel Sousa (saxofone alto) –, apresenta dois universos interligados nas suas diferenças: “Pele”, «assente na canção e no som acústico, onde o espaço solto, estimula a espontaneidade da interpretação» - contando com a participação do duo LUMP (João Almeida e Mariana Dionísio), e “Espinho” que se «desenha sobre field recordings da cidade do Porto e discursos fragmentados, num formato mais experimental», dizem-nos os próprios.

Também “Catarse civil”, do coletivo Do acaso, constituído por jovens compositores e intérpretes que se dedica a «explorar possibilidades entre a música e as palavras; espaço de resoluções ou tentativa surreal de alcançá-las», como se definem. Miguel Meirinhos, André Ramalhais, Tiago Batista, Catarina Ribeiro, Catarina Rodrigues, Sara Santos Ribeiro, Pedro Matos, José Stark, Joana Raquel, Sofia Sá e Pedro Jerónimo são os compositores e intérpretes que foram desafiados para uma «escrita programática, livre e reativa.» A obra inclui a participação dos atores/diseurs Gisela Ribeiro, Rui Spranger e Joana Carvalho, dos maestros Jan Wierzba e Paulo Filipe de Carvalho e inclui ainda textos de Hugo Santos e Jorge Santos Ribeiro.

Também “Liquify, Spread and Float”, registo multimédia (CD e vídeo) por um sexteto formado por Inês Malheiro (voz e efeitos), Daniel Sousa (saxofone e eletrónicas), João Almeida (trompete e efeitos), José Vale (guitarra e efeitos), Vicente Mateus (bateria e efeitos) e Carolina Fangueiro (artes visuais). A obra foi gravada ao vivo no âmbito do festival Guimarães Jazz, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em novembro de 2021.

Informações adicionais em portajazz.com/carimbo.

Agenda

16 Agosto

Marta Rodrigues Quinteto

Centro Cultural de Lagos - Lagos

16 Agosto

Ricardo Toscano e Bruno Santos

Tasca Bela - Lisboa

16 Agosto

Jam Session c/ João Pedro Coelho

Hot Clube de Portugal - Lisboa

17 Agosto

Long ago and far away

Hot Clube de Portugal - Lisboa

18 Agosto

Paulo Santo Quarteto

Hot Clube de Portugal - Lisboa

19 Agosto

Lacerda / Dionísio / Tristão Trio

Praça Central WOW - Vila Nova de Gaia

19 Agosto

Paulo Santo Quarteto

Hot Clube de Portugal - Lisboa

19 Agosto

Vasco Pimentel Trio

Escadas do Quebra-Costas - Coimbra

20 Agosto

Ladrões de Limões

Praça Central WOW - Vila Nova de Gaia

20 Agosto

Filipe Raposo e Orquestra Clássica do Sul

Cine-Teatro Louletano - Loulé

Ver mais